Coleção #03 – Controle

wpid-20150713_210209.jpg

Dando prosseguimento aos posts sobre coleção, hoje eu vou mostrar para vocês algumas formas de controlar a sua coleção. No inicio é até fácil manter um controle sobre os volumes, mas depois que começa a ter um número elevado, fica mais difícil. Mas existem dois sites ótimos para auxiliar os colecionadores.
Guia Quadrinhos
O primeiro é o Guia dos Quadrinhos. Esse site é, como o nome sugere, voltado exclusivamente para quadrinhos, desde mangás até HQ’s. Nele é possível criar um cadastro e ir colocando sua coleção nela. O ponto forte é que por ser voltado aos quadrinhos, o acervo e precisão dos dados é mais certo, e quando você cadastra o volume em seu perfil, é possível colocar informações como “preço pago” e “local de compra”.
Skoob
O segundo site, e esse é o que eu utilizo, é o Skoob. Diferente do GdQ, o Skoob já funciona como uma rede social para leitura, ou seja, além de quadrinhos é possível ter o controle dos seus livros também. O perfil é bem fácil de manter, é muito parecido com o Facebook (até é possível fazer login com sua própria conta do face). Com ele é possível fazer uma lista de obras que você leu, está lendo ou quer ler, além de também conseguir fazer uma lista das que você possui e as que deseja, também é possível fazer resenhas sobre as obras que você leu para compartilhar com outros leitores (todas as reviews do blog estão lá).
wpid-screenshot_2015-07-15-09-49-43.jpg
Outra vantagem do Skoob é que ele possui aplicativo para celular, tanto Android quanto para iOS. Isso já me salvou muito na hora de fazer uma compra na loja, pois eu consigo acessar minha lista de desejos pelo celular a qualquer hora.

Além desses dois sites, eu também criei duas planilhas de Excel que me auxiliam no controle. São planilhas simples, bem fáceis de alimentar e gerir (embora minha namorada diga que isso mais parece TOC).
EXCEL
Na primeira eu fiz uma lista de todas as séries que eu tenho na minha coleção, nessa lista eu coloco a situação do mangá no Japão, no Brasil e na minha coleção. Eu uso uma separação de cores para mangás completos, volumes únicos, em publicação e futuros.

A segunda planilha, talvez a mais importante, é a em que coloco a previsão de publicação dos mangás que compro ou planejo comprar. Ela me ajuda a organizar minhas contas de modo que a coleção não pese tanto no orçamento.
PREVISÃO
Nela eu tenho um controle até 2017 (será exagero?), eu também utilizo uma separação de cores para facilitar, os mangás em branco eu já comprei, os azuis são títulos que estão atrasados, os verdes são assinaturas e os laranjas são os que faltam comprar, se vocês notarem, alguns possuem uma pintura vermelha, nesse caso quer dizer que é o último volume da coleção. Também configurei a planilha para me dar a soma de qual a projeção de gastos naquele mês.

Bom, dessas formas eu consigo manter um controle sobre a minha coleção e sem precisar me preocupar muito com os gastos que ela me dá, afinal, não adianta nada ter um hobby que apenas lhe dá dor de cabeça.

Espero que isso ajude vocês também, e quem tiver alguma outra sugestão de como controlar a coleção pode falar.

Caso alguém crie ou já tenha conta no Skoob, pode me adicionar, é só clicar aqui.

6 comentários

  1. Muito bom esse post, parabéns! Esses posts compartilhando ideias tendem a ser muito legais e ajudam bastante, cada um com sua experiência, é bem legal!
    Eu tenho uma planilha semelhante a essas duas, só que em uma só. Em uma aba eu faço o controle das edições que eu tenho, separadas por coleções. Ali eu coloco infos como preço que foi pago, editora, nº total de volumes, se está completa ou em andamento e algumas coisas mais que não lembro 😛
    Em outra aba eu faço esse controle de quanto eu pretendo gastar, mas a diferença é que eu coloco apenas aquelas edições que eu perdi (o famoso buraco na coleção) e incluo o valor daqueles que eu compro no mês, assim eu vou tapando os buracos aos poucos, sem ficar pesado no orçamento.
    Mas você me deu uma ideia, vou começar a colocar aqueles que eu quero (wishlist) também, aí vou saber quando poderei pegar. Eu tinha uma lista dessa separada.

    Em relação ao GdQ, eu utilizo a bastante tempo já, o que eu acho muito legal lá é a opção de inserir as capas, e com o passar do tempo, as capas das edições novas vão sendo atualizadas. Sou muito visual, então gosto bastante disso. Bem que eles podiam investir em um app.
    Quanto ao Skoob, eu até fiz meu perfil, mas com a correria do dia a dia acabei largando de lado, mas agora saber que tem aplicativo me fez ter vontade de correr lá e atualizar.

    Esse problema de não lembrar qual volume tem e qual não tem é perigoso. Tenho um amigo que comprou TRÊS vezes o mesmo volume de Samurai X, aquela edição antiga!!! kkkk

    • Freezing é o meu terror na hora de comprar, as capas são todas iguais, então eu nunca sabia qual era pra comprar.

      Eu tenho ainda mais duas planilhas. Numa delas eu tenho a relação de todos os mangás que estão faltando em alguma coleção e qual a loja que tem. Essa é complicada que ao menos uma vez por mês eu tenho que conferir se ainda tem na loja. Ai quando sobre um dinheiro (ou espaço no cartão) eu vou lá e faço a compra.

      A segunda planilha é especial, é o meu “album de figurinha”. Eu salvo todas as capas dos meus mangás nela, como se fosse um album mesmo. 😛

      Buenas, a principio acho que já passei as melhores sugestões que tenho, desde armazenamento até controle. Mas se você tiver mais alguma sugestão ou pedido pode falar. 😀

      • Não sei como consegui diferenciar as capas da nova edição da JBC de Sakura, cara, eram muito idênticas. Muito difícil mesmo.

        Os cuidados principais acho que são esses mesmo não tem muito o que fazer além de cuidar bem da coleção.
        O que eu pensei que talvez seja uma boa é fazer um post sobre os locais de compra, o que é bom em cada um e o que não é, qual normalmente tem o melhor acervo, etc. Eu sei que você já deixa o link lá nas aquisições, mas de repente ajuda mais alguém.

        Mas esse caso das três edições foi engraçado porque estávamos no Anime Friends acho que de 2007, não lembro, e ele tinha encomendado pela internet antes, mas não lembrava qual era, aí acabou comprando de novo. Quando chegou em casa ele viu que já tinha e depois ainda chegou outro comprado pela net. Eu brinco com ele até hoje sobre isso! kkk

        No mais, ótimo post, valeu mesmo por mais essas dicas. 😀

  2. Sabe o que eu utilizo pra controlar minha coleção? Um fiucking bloco de notas! HAHA! Vou dar uma olhadinha nesses sites. É muito bom vc ter um controle sobre sua coleção (já comprei um volume do 20th Century Boys que já tinha. Me julguem)

    • Eu também usava o bloco de notas, ai uma amiga me convenceu a usar o Skoob e a minha vida virou uma maravilha.
      Essa questão dos volumes repetidos é tenso, ainda mais em séries com capas muito parecidas. É como eu disse no comentário a cima, Freezing era meu pesadelo quando tava em publicação, e o relançamento de Sakura também era teste de memória. 😛

  3. To distante já faz muito tempo, mas usava o mangaupdates! Melhor db do ramo.
    Eu também organizo tudo no excel.. tenho tabelas para mangás em publicação que estou comprando, volumes faltantes de mangás já concluídos e possíveis futuras aquisições. Vou começar a usar o Skoob por causa desse lista de desejos, realmente parece muito útil!

Deixe um comentário

