Post de Quinta #01 – Preços

wpid-img_20150826_221904.jpg

Bom dia amigos leitores, hoje vou começar um projeto meio “ousado” e até polêmico. Alguns dos motivos que me levaram a voltar com o blog foi o fato de maioria dos blogs “especializados” não fazem (ou não faziam, agora parece que finalmente acordaram) analises e nem comentários sobre o que tem sido publicado no Brasil, pra ser mais exato, a gota d’água foi quando a NewPOP lançou aquele patético volume 1 da novel de NGNL e nenhum blog comentou sobre aquilo.

Outro motivo é que eu sempre quis um lugar onde pudesse falar a minha opinião e também ouvir a opinião dos outros sobre alguns temas mais “polêmicos”, e agora que o Itadakimasu já está numa situação mais “estável”, acho que posso dar esse novo passo.
ZETMAN_A1_1431443234173030SK1431443234B
Então, me desculpem o post longo.

Para começar, resolvi trazer essa discussão sobre os preços que as editoras tem colocado em seus mangás. Antes de mais nada, eu não trabalho em nenhuma editora, também não tenho todas as informações para analisar, tudo que vou dizer é a minha opinião própria, com base na minha experiência.

Antes de mais nada, temos que seguir um ponto muito importante: não dá para comparar editora A com editora B. Dando nomes aos bois, não dá pra comparar a Panini com a JBC e nem a JBC com a NewPOP por exemplo.

Em primeiro lugar, a Panini é uma multinacional, é mais famosa, é mais rica. Óbvio que a Panini Brasil negocia pelo Brasil, mas tem que ser muito inocente em pensar que na hora do contrato não vai pesar a possibilidade de abrir as portas para outros países, tanto que uns 80% dos anúncios da Panini já são publicados por ela na Europa. Então isso já ajuda a não precisar tanto de contratos caros.

Outro ponto que diferencia as editoras é que a Panini não vive exclusivamente de mangás, eles tem a linha da Marvel, da DC, Turma da Mônica e álbuns de figurinhas. Ou seja, a editora não precisa de um retorno tão imediato em sua linha de mangás, pois outras áreas podem evitar o vermelho no fim do mês (e alguém duvida que a Marvel e a DC carreguem a editora?), diferentemente de editoras exclusivas de mangás, que não possuem renda nenhuma além disso.
Sem título
Por esse motivo é fácil manter seus preços baixos, pois existem diversas formas de equilibrar as contas. Isso para não entrar na discussão eterna da qualidade baixa.

Agora vamos falar um pouco de títulos, começando pelo principal assunto das últimas semanas, que foi Parasyte ser anunciado por R$ 16,90 enquanto Ultraman foi por apenas R$ 14,90, sendo que Ultraman tem páginas coloridas e tal.

Não dá para comparar, pois são casos que não se igualam, com contratos e até mesmo revistas diferentes no Japão, porém vamos tentar mesmo assim.

Primeiro ponto que temos que pensar é o tamanho do anúncio, não desprezando Ultraman, mas com certeza Parasyte é um título que está em alta e com um peso no mercado bem grande. “Ah, então a JBC está colocando mais caro o que vai vender”, não, significa que por ser forte comercialmente, provavelmente teve concorrência e isso tornou caro o contrato.

É meio questão de lógica, é mais provável que Parasyte e Zetman tenham sido disputados por mais editoras do que Savanna Game por exemplo. Então não da pra dizer “o preço de Savanna é mais barato”.
RUROUNI_KENSHIN_ESPECIAL_1436535194118369SK1436535194B
Outro ponto que tem que ser pensado e ninguém parece se lembrar, Ultraman é bimestral, ou seja, os gastos com a produção dele são apenas a cada dois meses, enquanto Parasyte é mensal, todos os meses a editora terá que colocá-lo na gráfica. Outra diferença nas séries é que uma tem atualmente 6 volumes e a outra tem 10. Enquanto uma só vai dar gastos a cada dois meses e com seis volumes, a outra vai dar gastos todo mês durante dez volumes.

Tudo isso influência na hora de montar uma tabela de preço, não é apenas formato e papel. Por esses motivos que eu sempre digo que não é possível comparar editoras e nem mesmo títulos. Cada caso é diferente do outro.

Não acho os preços da JBC caros, bem sinceramente, eu acho errado os preços da Panini, uma empresa grande e com um grande potencial como ela não precisa ficar com uma qualidade tão ruim só para baratear seus custos. É só ver os melhores mangás dela e perceber que eles podem sim melhorar quando querem.

Claro, também não vou ser inocente e dizer que não existem abusos, por diversas vezes já falei que achei absurdo o preço de Sakabatou e até mesmo o preço de Zero Eterno é algo que não concordo. Porém eu acho que a grande média está dentro de um padrão normal.

E vocês, o que vocês acham de tudo isso?
Fiquem a vontade para dar a sua opinião aqui. 😀

9 comentários

  1. Geralmente eu não reclamo de preço (com exceção do Sakabatou, aquele horror). Se eu gosto de um título eu compro e pronto, mesmo que seja caro (se não fosse assim não teria comprado séries do ❤ Osamu Tezuka ❤ ou ❤ O Cão que Guarda as Estrelas ❤ ). Cabe ao leitor decidir se aquela série que ele considera cara se encaixa no seu orçamento e se ele a quer tanto assim. Já vi gente falando que JBC e NewPOP são careiras. Bem, a qualidade dos mangás dessas editoras é anos-luz melhor que os da Panini (com exceção de Berserk, Planetes e edições únicas), então é melhor o pessoal ir baixando a bola (ou deixar de ser Paninitard mesmo. Sério, defender editora BR? Falta do que fazer mesmo.)

  2. Resolvo esse lance de preço, custo beneficio facilmente. Não compro na onde de lançamentos, eu ainda tem, um pé atrás com a JBC, pelos preços, não sei por que. Parasyte por 16,90 não da… pelo menos agora não, utilizo da estratégia quando é titulo curto ou mesmo longos como Magi. Compro os primeiros volumes na comix mesmo e já era.

    • Eu faço muita compra na Jambo usando meu cartão de crédito.
      Dragon Ball por exemplo, eu não comprei na banca. Fui comprando por ano, a cada 12 eu comprava na Jambo parcelado em 5x. Vou fazer isso com Éden, em dezembro pego do 1 ao 3, depois do 4 ao 6 e por fim do 7 ao 9.
      Faço muita assinatura também, peguei Zetman, Naruto Gold e Zetsuen, vou pegar Parasyte. Isso vai ajudando a controlar as contas.

  3. Está doando One Piece 1?Se sim,pode dar pra mim que estou tentando achar a muito tempo.Brincadeiras a parte,vou começar a dar minha opinião.1-Sim,não podemos comparar as editoras,mas cada uma tem seus defeitos e suas qualidades,como NewPop ter papel off set como papel padrão,páginas coloridas,JBC ter títulos a 14,90 com 16 páginas coloridas,outro a 12,50 e Panini,que,quando quer,pode fazer coisas fantásticas e quando não quer,pode fazer coisas boas,mas não excelentes.2-Contratos variam de título a título,e a escolha da compra é do consumidor.Cada um sabe o dinheiro que tem e quanto dá pra gastar,eu,por exemplo,não posso comprar porque 16,90 +150 dos outros mangás não dá,mas as editoras também tem que achar um meio termo entre o preço,Zero Eterno é um exemplo negativo e Planetes é um positivo,não adianta ter 50 páginas em papel off set e páginas coloridas por 20,25 reais.Para finalizar,não é todo mundo que pode esbanjar dinheiro e sair comprando todos os mangás que tem na banca,não querendo saber da qualidade ou não

    • De tempos em tempos eu tiro uma foto de todos os meus volumes 1 (ou únicos), ai ontem estava pensando em que foto usar aqui no post, e resolvi então “atualizar” a foto dos meus 1. Pena que o Naruto Gold ainda não chegou pra colocar ali.
      A questão de comparar eu me referia mais ao fato de que para algumas é mais fácil fazer um contrato de um mangá do que para outras. Uma vez vi uma entrevista do editor da NewPOP e ele disse (sem citar nomes) que a editora estava negociando uma série, só que uma concorrente acabou fazendo uma proposta para os japas que era impossível para a NewPOP sonhar em chegar perto.
      E concordo com você, o consumidor tem que conhecer o seu limite, é meio “cruel”, mas eu aprendi que ter uma coleção não é para quem quer, e sim para quem pode. “Ah, mas eu quero”, isso é infantilidade.

Deixe um comentário

