Review #14 – Densha Otoko: O Homem do Trem

wpid-20150831_200300_20150901085055751_20150903091944897.jpg

Desculpem a ausência de posts nos últimos dois dias, final de mês é foda aqui na empresa e pra coroar meus problemas, ainda tive alguns estresses com a minha imobiliária, no fim acabei sem tempo (e cabeça) para postar no blog.

Buenas, deixando isso de lado, vamos para mais uma review e dessa vez é com uma obra diferente.

Alguns chamam de novel e outros de livro, sinceramente, não me importo muito com essas classificações (da mesma forma que com demografias). Densha Otoko é uma obra de Nakano Hitori e já recebeu diversas adaptações, desde mangás até seriados para televisão. Em 2013, foi publicado pela JBC aqui no Brasil.

O livro narra a história real de um “otaku” que, após enfrentar um bêbado dentro do metrô, conhece uma bela garota e vê sua vida mudar completamente quando decide contar sua experiência num fórum de internet.

Quando Densha Otoko foi lançado, confesso que até me chamou a atenção pelo seu formato diferente (já explico), mas foi apenas quando li online a adaptação para mangá é que me convenci a comprar o livro.

O formato diferente a que me referi é o ponto chave desse livro. Como eu disse antes, essa é uma história real que se passa em um fórum de internet, e por isso o formato da história é como se fosse uma compilação de vários “prints” da tela de um fórum mesmo, algo beeeeem diferente do que estamos acostumados em livros.DENSHA_OTOKO_1377575481B

Isso foi um dos pontos que mais me chamou a atenção, pois a leitura de um livro (por melhor que ele seja), tende a ficar cansativa no decorrer do tempo. Já em Densha Otoko, isso não é tão sentido, ainda mais que é uma leitura que realmente lembra muito a da internet, o que de certo modo até facilita para quem não está tão acostumado com um livro.

A história é boa e cativante, impossível não torcer pelo “Homem do Trem”, ou deixar de rir com as piadas e conselhos que ele recebe. Claro, o livro é um romance, então não adianta esperar ação ou coisas do gênero, ainda mais que ela não é ficção e sim baseada em fatos reais, sem contar que é o próprio protagonista quem narra a sua história para terceiros.

O trabalho da JBC está ótimo. Ele foi impresso em papel offset, tem orelhas e um total de 368 páginas. Logo no inicio tem um glossário para quem não está acostumado a lidar com emotions da internet, explicando o que significa alguns deles. O acabamento é muito bom, e a capa é um show a parte, impossível não tentar identificar os personagens que aparecem nela, como os irmãos de FullMetal ou o nosso querido Kenshin (e tem muitos mais).

Densha Otoko não é nenhuma obra obrigatória, mas é uma ótima opção para quem quer algo diferente, tanto nesse meio dos mangás como no dos livros. A obra custa R$ 39,90 e é exclusiva para livrarias, na Cultura e na Saraiva é fácil de encontrar e até com promoção.

Bem que a editora poderia pensar em trazer a adaptação para mangá agora.

Nota: 3,5 / 5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s