Review #17 – All You Need Is Kill

wpid-20150922_183927_20150922184220670.jpg

Bom dia amigos leitores, mais uma review na área e dessa vez é uma das muitas “reviews reservas” que eu tenho, que no caso consiste em séries curtas e rápidas de reler e resenhar. Eu estou preparando uma outra para semana que vem, queria que tivesse saído nessa, mas como tem 12 volumes eu ainda não terminei de reler. 😛

All You Need Is Kill é um mangá de 2 volumes baseado na light novel de mesmo nome escrita por Hiroshi Sakurazaka. A adaptação em mangá foi publicada em 2014 nas páginas da Young Jump e recebeu a arte do renomado Takeshi Obata (desenhista de Death Note). No Brasil foi publicada pela JBC.

Essa série também rendeu um filme americano estrelado por Tom Cruise e Emily Blunt, chamado Edge of Tomorrow, ou No Limite do Amanhã no Brasil. Porém o filme foge demais da obra, e por isso não vou falar dele.
ALL_YOU_NEED_IS_KILL_A1_1420034336423053SK1420034336B
A obra se passa em um futuro onde a Terra foi invadida por seres extraterrestres. O foco é no soldado Keiji Kiriya, um recruta que acaba morrendo no campo de batalha, mas que acaba acordando um dia antes da fatídica batalha. Keiji então percebe que está preso em uma espécie de loop do tempo e agora precisa se tornar mais forte para escapar disso.

Quem gosta de histórias com viagem no tempo, bem ao estilo Efeito Borboleta (o filme, não Ageha), este mangá é uma ótima opção. As cenas de batalhas e de ação são muito boas e prendem o leitor, a arte do Obata é sempre um show a parte em qualquer dos mangás do autor. E isso somado a um roteiro fantástico, torna a leitura de AYNiK rápida e de fácil compreensão.

Os personagens são cativantes, Keiji é aquele modelo de protagonista que evolui de forma convincente, sem precisar recorrer ao bom e velho “protagonismo”. A mocinha, Rita Vrataski, é aquele tipo “fofinha” e ao mesmo tempo forte e decidida. Até personagens secundários conseguem chamar a atenção do leitor, como o sargento ou a mecânica particular da Rita.

E talvez seja aqui que o mangá tem um ponto negativo. Como são apenas 2 volumes, a história passa muito rápido, se focando demais no Keiji e (no segundo volume) na Rita, porém ele deixa aquela sensação de poderia ter tido mais, poderia ter se aprofundado um pouco mais e desenvolvido alguns personagens um pouco melhor, até mesmo a relação entre os protagonistas poderia ter sido mais trabalhada. Acho que cabia uns 4 ou 5 volumes para essa série fácil e sem se tornar cansativa.

Um ponto que me conquistou demais na série são as explicações. Normalmente, obras que tentam abordar coisas muito “científicas” se perdem nas explicações, ficando até mesmo forçado, mas aqui não, a explicação para as voltas no tempo e até mesmo a resposta para tudo no final são convincentes e amarram todas as pontas.ALL_YOU_NEED_IS_KILL_A2_1417888561425182SK1417888561B

Lembro que quando li a série pela primeira vez, após terminar eu fiquei com um sentimento de “não pode ser, tem que ter outra coisa”. Mas depois, assimilando melhor a leitura, aquele final é perfeito, All You Need is Kill não poderia terminar de outra forma.

O trabalho da JBC está muito bom, o formato é o 12 x 18 e papel Brite 52g. Ai algumas pessoas dizem, “ah, tamanho de formiguinha” ou o meu favorito “tamanho pequeno desvaloriza a arte”, e para eles eu respondo, esse é o tamanho ORIGINAL da série, no Japão ele é 12 x 18, o Obata criou a arte para 12 x 18, então a menos que você entenda do mangá mais que o próprio desenhista, não reclama do tamanho e nem diz que “desvaloriza a arte”.

É uma série curta e gostosa de ler, com um material bom e uma história interessante. Excelente opção para quem quer um série completa na sua estante.

Nota: 4,3 / 5

O preço do mangá é R$ 12,50, é bem fácil de achar em lojas online, a JBC reimprimiu ele completo mês passado. Para quem não conhece a obra, a editora também disponibilizou uma preview em seu site, é só clicar aqui para ler.

Por fim, não assistam o filme se vocês já leram. 😛

Anúncios

24 comentários

  1. Agora com o relançamento, essa review veio na hora certa :v
    Sério, quero muito que lancem o livro. Dizem que é melhor que o mangá e eu li um trecho do prólogo em inglês e, olha, realmente parece que é bem mais detalhado. No mais, é engraçado que o cara veio e falou que R$12,50 era facada nas duas edições AHAHAHAHAHAHAHA
    Socorro, não tô conseguindo mais lidar com esse pessoal.

    • Sim e não.
      O sim é mais pelo fato de o mangá ser recente demais, ele é de dezembro/janeiro, durante o ano teve outras reimpressões. Talvez esse relançamento no formato Big tenha sido cedo demais.
      Porém está exagerado demais, já vi gente chamando o anúncio de “merda” pra baixo. Já vi gente querendo boicotar o mangá (como se fossem obrigados a comprar). Sei lá, está muito exagerado.

  2. Pingback: Novidades do Mercado #16 | Itadakimasu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s