Novidades do Mercado #16

Bom, semana sem grandes novidades e com uma polêmica.

jbc-20-anos

Editora JBC

O Henshin Online 51 (que deveria ter sido 50) foi ao ar sexta sem grandes surpresas.

A editora falou muito sobre alguns mangás, primeiro sobre os hiatos: Fairy Tail está voltando as bancas esse mês com seu volume 49, e ao que tudo indica, terá o volume 50 ainda em 2015. Já Blue Exorcist, que volta as bancas esse mês com a edição 15, não irá mais dar as caras esse ano, ficando o 16 apenas para 2016. Freezing 28 e Btooom! 18 são outros títulos que só devem chegar no começo de 2016, pois a editora ainda não recebeu material para trabalhar neles.

Falando em material que não receberam, os aguardados Ghost in The Shell e Akira ainda não se tem noticias, e agora já são 99% de chances de que eles não sejam lançados esse ano, nem mesmo para a CCXP de dezembro, pois não terão tempo para editar e tal, e também não querem lançar só por lançar (quem lembra de No Game No Life 1 da NewPOP?).

Pela Ink vieram dois avisos, Bullet Armors já teve sua capa aprovada e está quase confirmado para o checklist de Outubro, junto com Gangsta (esse já está até nas lojas especializadas) e Orange. Já To Love-Ru ainda não foi aprovada a capa, então possivelmente fique para Novembro.

Por fim, tivemos o anúncio do relançamento de All You Need Is Kill, dessa vez no formato Big (como Éden e Death Note: BE), imitando a edição americana que também era 2 em 1. (por uma ironia do destino, eu fiz uma resenha da série semana passada, confiram aqui).

Aqui entra a polêmica.

Esse anúncio “vazou” através do site nacional de ISBN (quem não sabe, é o número que fica no código de barras, cada livro ou quadrinho tem seu próprio código). Alguns blogs prontamente correram para ser o primeiro a dar o “furo de reportagem”. E alguns me questionaram aqui e no face se eu não ia falar nada.

Não falei, simples. Quando vi a noticia se espalhar, a primeira coisa que fiz foi entrar em contato com o Cassius Medauar via Twitter. Já comentei diversas vezes que eu não faço o blog apenas por cliques, então não vou lançar noticias apenas para atrair leitores, sem ter uma informação correta ou mais próxima possível do certo.

“Ah, mas quando vazou o preço de SAO: Fairy Dance, você postou”. Sim, mas naquele caso era diferente, primeiro que a Panini já havia anunciado SAO e segundo porque, assim como agora, eu entrei em contato com a editora e ela me confirmou, então era oficial.

“Ah, mas se saiu o ISBN é porque iria ser lançado”. Não. Existiam 3 hipóteses para esse caso, primeiro poderia ser um erro no sistema, talvez uma outra obra que a JBC foi cadastrar e que por um erro caiu como AYNiK, ou talvez fosse um box contendo os dois volumes (algo como a Nova Sampa faz). Nada, repito, nada confirmava que fosse realmente a edição Big.

Posso estar dando uma noticia velha e batida, ok, mas estou dando uma noticia certa e oficial, e não apenas um chamariz de cliques. Se a editora ainda não tivesse confirmado, talvez eu até fizesse um comentário sobre esse vazamento, ou dar uma opinião para ver o que vocês acham, como fiz recentemente com os mangás da Panini. Mas nunca irei cravar algo que eu não tenho certeza, diferentemente de outros blogs.

Agora, deixando isso de lado, o que vocês acharam do anúncio? Muito cedo para uma edição Big de All You Need is Kill? Quem vai comprar?

5 comentários

  1. Acho cedo demais pra esse relançamento de AYNIK, mas a editora é que sabe. Sobre GiTS e Akira, acho q é melhor que sejam lançados próximo ano mesmo, pra não ficar algo corrido e que possa influenciar na qualidade do produto (e tbm pra me dar tempo pra pensar se compro ou não! 😛 ). E apesar daquela qualidade porquíssima do Ink (que até hj estou tentando entender o q é de fato), estou interessado em adquirir Bullet Armors (sei lá gostei do traço e do plot).
    PS.: Quem é o desocupado que ficou procurando código de publicação de mangá no site da ISBN?

    • É extremamente cedo, ainda é muito fácil achar os mangás para vender. Eu queria realmente saber qual é a “analise de mercado” feita pela JBC para lançar essa edição big e não o livro.
      Sobre a qualidade do Ink, já viu o Savanna Game? Eu precisei me segurar para não comprar, acho que é uma das melhores qualidades que vi nos últimos tempos. Já o Bullet Armors, eu li umas partes online e já larguei, sei lá, achei o traço ruim e a história não me pegou.
      E sim, eu tento entender quem é que fica procurando código ISBN para achar isso. 😛

  2. Sobre os ISBN não é necessário procurar números, é só colocar o nome da editora no site que aparece a lista de títulos lançados. Às vezes a gente olha a lista apenas para procurar o isbn de um certo título e acaba se deparando com essas novidades ainda não anunciadas.

    O Alice Hearts foi descoberto antes da Newpop anunciar desse modo também^^.

Deixe um comentário

