Comentando o Volume #25 – Naruto Gold vol. 01

NARUTO_GOLD_A1_1436815961303761SK1436815961B

Após brigas e debates, finalmente chegou o momento de comentar o polêmico Naruto Gold.

O mangá de Masashi Kishimoto foi publicado nas páginas da Jump de 99 até 2014. No Brasil, a série já recebeu três edições, a primeira finalizada em junho passado, a segunda foi em uma versão pocket que atualmente está em seu volume 64, e agora em julho começou essa nova edição.

Não vou falar muito da história, pois falar da história de Naruto hoje é tão repetitivo que já cansou. Todo mundo a já conhece a série sobre o garoto que sonha se tornar Hokage.

Vamos focar exclusivamente na qualidade do mangá.

Bom, primeiro temos o papel e o tamanho: o mangá está em offset e com formato 13×20. Vocês já devem ter visto diversas pessoas reclamando sobre o mangá estar transparente, eu não vou dizer que não está, realmente tem muitos momentos em que até mesmo incomoda um pouco, porém não é o absurdo que todos estão falando. Sinceramente, Naruto Gold está normal, não foge do que temos visto atualmente nos mangás brasileiros, essa questão da transparência está muito “mimimi”.

O segundo ponto a ser analisado aqui é o preço. Gold está sendo lançado por R$ 16,90, e novamente o pessoal deu piti com isso. “Ah, mas Berserk também custa isso e é infinitamente superior”, bom, Berserk é do ano passado e é bimestral, lembram que eu comentei que custos dependem de várias coisas? Outra coisa, vocês querem comparar com Berserk? Ok, mas eu vou por outro caminho e vou comparar Gold com Chobits e Hellsing, ambos que custam R$ 16,90 e R$ 16,50 respectivamente. Ainda está absurdo?

O mangá pode não ter as páginas coloridas de Chobits, ou as capas internas de Hellsing, mas em compensação ele vem com poster em quase todos os seus volumes, outro ponto de destaque é a capa fosca, além claro dos detalhes em dourado que dão um acabamento especial no mangá. Pensando em tudo isso, Gold ainda está “caro” para vocês? Ao menos para mim, a base de preço dele está dentro do nosso mercado, ponto.

Agora vem a pergunta que realmente importa, Naruto Gold vale a pena? Depende.

Antes de mais nada, Naruto Gold só serve para quem não conseguiu colecionar em nenhuma das outras edições (o meu caso) ou realmente é muito fã da série. Outra questão importante que você precisa decidir antes de comprar Gold é na relação “tempo x dinheiro x qualidade”, se você não quer esperar 6 anos ou não se importa em ter um mangá que talvez não esteja mais em suas melhores condições, então nem pense em NG e procure por alguém vendendo no Mercado Livre, com R$ 800,00 ou R$ 1000,00 você compra a coleção antiga completa. Agora, se como eu, você não se importa em esperar 6 anos, desde que seja para ter algo melhor (afinal, NG é melhor que o antigo, isso não é aberto para debate, é fato), então sim, Naruto Gold é uma opção.

E convenhamos, claro que não dá pra prever o futuro e nem dizer o que vai acontecer ano que vem, mas sinceramente, alguém ai planeja parar de comprar mangá daqui 5 ou 6 anos?

2 comentários

  1. Bom não tive a oportunidade de pegar Naruto no primeiro lançamento e não quis pegar a versão pocket, quando vi que ia sair a versão Gold eu realmente fiquei animado e estou comprando, ja que é um dos meus mangás favoritos. Acompanhei durante anos então eu quero ter esse mangá, mesmo acreditando que futuramente vai sair uma versão “platinum” ou coisa do tipo.

    Claro esperava uma qualidade superior ou alguns detalhes a mais, mas eu gostei da edição mesmo assim, apesar da transparência do papel (que não afeta muito a experiência de leitura, para mim) está tudo bem feito. Teve algumas falas que reparei também em que usam as vezes “professor” outras “sensei”, outras “senhor” e outras “sama” em relação ao hokage.

    Para mim, vale a pena pegar o mangá ja que marcou uma fase da minha vida e o preço não é tão salgado, porque está virando meio que “padrão” mangás nesse preço. E nada como reler desde o começo e relembrar o que ja senti lendo a obra!

Deixe um comentário

