Coleção #07 – Encerramento pt. 2

jbc-20-anos

Bom dia pessoal, hoje vamos continuar aquela lista com os futuros encerramentos dos mangás em publicação no Brasil.

Semana passada tivemos a primeira parte com as séries da Panini (clique aqui para ver), e hoje vou trazer os mangás da JBC (e também da Ink Comics). Bom, antes de mais nada, alguns pontos para que não sintam falta de alguma série:

Não vou colocar volumes únicos pois são meio óbvios, ou seja, “O Outro Cão” ou “All You Need is Kill – Big” não vão estar nessa lista. Séries que ainda não tiveram seu lançamento confirmado ou foi apenas especulado também não vão entrar, por que eu não tenho como precisar a dada de encerramento.

Os que forem por fases eu tentarei (se já estiverem em publicação) colocar o encerramento em ambas fases. E lembrando, é apenas os já encerrados no Japão, não irei colocar datas de hiatos.

Coloquei os de setembro também, porque sei que alguns lugares ainda não receberam eles por atrasos na distribuição.

Então vamos lá.

ZERO_ETERNO_1428950285444729SK1428950285B
Série: 
Zero Eterno.
Nº de Volumes: 5 volumes.
Distribuição: Livrarias e Lojas Especializadas.
Previsão de conclusão:  Setembro de 2015.
OBS: O mangá histórico chegou ao seu final esse mês, a série teve algumas criticas por seu preço (que em partes eu concordo), mas pelo que notei nas resenhas, foi uma série bem recebida. Será que vai abrir espaço para mais títulos com essa pegada mais voltada para o real e menos “fantasioso”?

WISH_A01_1432061939224309SK1432061939B
Série: 
Wish.
Nº de Volumes: 4 volumes.
Distribuição: Nacional.
Previsão de conclusão:  Setembro de 2015.
OBS: Mais um CLAMP chegando ao final, eu comprei a coleção para minha namorada e ainda não li, mas tenho visto várias pessoas dizerem que não é das melhores obras do grupo (depois digo o que achei). Agora faltam poucas séries inéditas da CLAMP, será que teremos mais alguma?

KILL_LA_KILL_A01_1437065763374558SK1437065763B
Série: 
Kill La Kill.
Nº de Volumes: 3 volumes.
Distribuição: Nacional.
Previsão de conclusão:  Setembro de 2015.
OBS: A primeira série da Ink chega ao seu final e deu o que falar. Admito que não comprei por causa qualidade, e sei que muita gente fez o mesmo. Já tivemos esse ano Steins;Gate e agora Kill La Kill, será que finalmente abriu a porta para mangás vindos do anime? Psycho Pass seria uma boa.

CODENAME_SAILOR_V_A1_1438432579519324SK1438432579B
Série: 
Codename: Sailor V.
Nº de Volumes: 2 volumes.
Distribuição: Nacional.
Previsão de conclusão:  Outubro de 2015
OBS: O adeus (finalmente) das guerreiras Sailor. Por conta de diversos atrasos com aprovação, Sailor V chega ao seu final apenas em outubro. Devo admitir, ter completado todo o Sailor Moon algo bem bacana.

ENIGMA__VOLUME_1_1432766500453277SK1432766500B
Série: 
Enigma.
Nº de Volumes: 7 volumes.
Distribuição: Setorizada.
Previsão de conclusão fase 1:  Outubro de 2015.
Previsão de conclusão fase 2:  Fevereiro de 2016.
OBS: O mangá que foi cancelado na Jump chega ao final no Brasil mês que vem, e a pergunta que fica é: o final foi bom? Será que vendeu bem ou o rótulo de “Jump cancelado” atrapalhou? E será que outros mangás podem vir, mesmo que no tenham sido “podados” no Japão? Só o tempo para responder essas dúvidas.

ZETSUEN_NO_TEMPEST_A1_1422305515433294SK1422305515B
Série: 
Zetsuen No Tempest.
Nº de Volumes: 10 volumes.
Distribuição: Fases.
Previsão de conclusão fase 1: Dezembro de 2015.
Previsão de conclusão fase 2: Fevereiro de 2016
OBS: Minha primeira assinatura longa com a JBC vai terminar. Zetsuen era uma obra que eu não esperava ver no Brasil e que me deixou muito feliz em ver aqui. Espero que mais obras na casa dos 10 (ou mais) volumes e que não sejam tão pedidos sejam lançados, já tivemos boas coisas como Zetsuen e Lúcifer.

LIMIT_A1_1436301675299518SK1436301675B
Série: 
Limit.
Nº de Volumes: 6 volumes.
Distribuição: Setorizada.
Previsão de conclusão fase 1: Dezembro de 2015.
Previsão de conclusão fase 2: Sem previsão.
OBS: Em dezembro vai terminar o “shoujo diferente”, engraçado ver o pessoal dizer que a JBC não lança shoujo, mas até aqui já falei 3 shoujos que vão terminar. A pergunta que fica é, será que Vitamin (olha, outro shoujo) já vai ter sido publicado?

CHOBITS_A01_1430229743180335SK1430229743B
Série: 
Chobits.
Nº de Volumes: 8 volumes.
Distribuição: Nacional.
Previsão de conclusão: Dezembro de 2015
OBS: Mais um CLAMP chegando ao final, bem como mais um relançamento da JBC. Com o final de Chobits, outro mangá da CLAMP poderia voltar em 2016, quem sabe não pinta um relançamento de Tsubasa? (ok, eu sei que é outro que vocês querem).

orange
Série: 
Orange (lançamento em outubro de 2015).
Nº de Volumes: 5 volumes.
Distribuição: Nacional.
Previsão de conclusão fase 1: Fevereiro de 2016
OBS: O “aguardadíssimo” Orange nem lançou e já tem sua despedida programada. Mais um shoujo (já contei 4, certo produção?) que vai terminar pela JBC, Orange ainda nos reserva a dúvida se ele será Nacional ou Setorizado. Torço para ser Nacional, não quero ter que comprar em loja online. PS: Capa e distribuição atualizados.

HELLSING_A1_143229452826947SK1432294528B
Série: 
Hellsing.
Nº de Volumes: 10 volumes.
Distribuição: Nacional.
Previsão de conclusão: Março de 2016
OBS: Em março é a vez de outro relançamento se despedir, o fodastico Hellsing terá essa sua linda edição especial finalizada e com maestria. Vai deixar um espaço que pouco mangás podem suprir, a presença daquele mangá “pesado” e “violento”, felizmente ainda teremos Zetman por mais um tempo.

image_bullet-armors
Série: 
Bullet Armors (lançamento em outubro de 2015).
Nº de Volumes: 6 volumes.
Distribuição: Nacional
Previsão de conclusão: Março de 2016
OBS: E o segundo título da Ink (que ainda não estreou) vai chegar ao final em março do ano que vem. Aqui entra um ponto interessante, em breve, possivelmente muito em breve, devemos ter mais um anúncio para o Ink, pois em Março, apenas To Love-Ru estará em publicação, pois BA termina e Savanna provavelmente já tenha entrado em hiato.

YU_YU_HAKUSHO_A01_1414361597B
Série: 
Yu Yu Hakusho
Nº de Volumes: 19 volumes.
Distribuição: Nacional
Previsão de conclusão: Abril de 2016
OBS: E um dos relançamentos mais pedidos tempos atrás vai se despedir em abril que vem. Yu Yu vai terminar e com isso ficaremos órfãos do Togashi (até que o preguiçoso resolva escrever Hunter). E agora vou falar de quem vocês queriam, é o adeus de Yu Yu que vai abrir a “vaga” para o tão aguardado FullMetal, me cobrem em Maio do ano que vem, mas eu aposto minhas fichas que FMA vem ocupar o lugar de Hakusho.

parasyte
Série: 
Parasyte
Nº de Volumes: 10 volumes.
Distribuição: Setorizada.
Previsão de conclusão fase 1: Junho de 2016
Previsão de conclusão fase 2: Sem previsão.
OBS: Em junho será a despedida de Parasyte, deixando de lado as polêmicas com papel e tal, meu pensamento para essa obra é a seguinte: será que Parasyte pode abrir uma porta para mais mangás “velhos” (afinal, ele é de 88)? Não falo de Akira e GiTS, pois esses vão ser lançados diferentes, falo de banca mesmo. Claro, temos que ver que ele teve o “hype” do anime recente, mas eu torço para que ele seja sucesso e com isso mais mangás de 80 e 90 venham para as bancas e não para formatos especiais.

éden
Série: 
Éden
Nº de Volumes: 9 volumes.
Distribuição: Livrarias e Lojas Especializadas.
Previsão de conclusão: Novembro de 2016.
OBS: E finalmente os colecionadores brasileiros vão ter Éden completo em suas estantes. É muito provável que Akira e GiTS já tenham sido lançado até lá, mas a questão que fica para refletirmos aqui é se mais obras grandes e de renome podem surgir após o final de Éden (não, não estou falando de JoJo). Sempre defendi que esse formato Big pode ser uma boa alternativa para o nosso mercado.

ZETMAN_A1_1431443234173030SK1431443234B
Série: 
Zetman
Nº de Volumes: 20 volumes.
Distribuição: Setorizada.
Previsão de conclusão fase 1: Janeiro de 2017
Previsão de conclusão fase 2: Abril de 2017
OBS: Atualmente esse é o mangá que mais me da prazer em ler (ao lado de T4M e Hellsing), conheço poucos, ou quase nenhum, mangá atual no Japão que conseguiria ocupar a vaga de Zetman no mesmo nível. O negócio é torcer para que ele realmente volte a ser publicado por lá, e que em 2018 apareça aqui. De verdade pessoal, se vocês não estão comprando Zetman pelo preço, estão perdendo o melhor mangá do ano.

Bom, por enquanto era isso, essas são as séries da JBC e da Ink Comics que até o momento já possuem uma previsão de conclusão.

Agora uma pergunta: vocês querem que eu tente fazer uma lista com possíveis datas de hiato de alguns mangás que estão em publicação? Comentem ai o que acham da ideia (que vai dar trabalho :P).

12 comentários

  1. Ainda bem que em Dezembro Chobits já vai dar adeus. Fevereiro, Março e Abril tbm serão meses de despedidas seguidas pra mim com Orange, Hellsing, Yu Yu Hakusho e Bullet Armors (sendo que dois ainda nem foram lançados!). Claro que falo isso pela folga no bolso, o que me dá mais opções pra comprar novos títulos (como se eu não vivesse comprando títulos novos contrariando tudo que eu mesmo digo).
    Sobre Fullmetal, espero que vc esteja realmente certo e ele seja lançado na cola de Yu Yu

    • Vendo essa lista eu acho que é possível quebrar dois mitos:
      1- A JBC não lança shoujo: Poxa, tem 4 na lista e ainda assim dizem que ela não lança?
      2- A JBC só quer colocar mangá na banca: Se formos pensar que dos 30 anúncios, 28 já saíram, realmente eles só querem lançar. Mas agora vamos mudar o pensamento e ver que dos 28 que saíram, 9 já acabaram e 8 ainda acabam até dezembro. E mais 5 até junho. Ou seja, dos 28, 23 já vão ter terminado antes da metade do ano que vem.

      E tomara que eu acerte FMA, mas pensando bem, é o único relançamento com “peso” para ocupar o espaço de Yu Yu.

  2. É ja aguardo o final de Chobits. Queria terminar algum mangá antes de começar Orange, mas como saiu que é uma distribuição nacional, duvido que vou me aguentar quando ver na banca =/

    Quanto aos finais, depois de Chobits, ja vem Hellsing, YYH e provavelmente Orange também. Torcendo para que FMA venha após YYH como você disse, assim da um descanso pro bolso até la kkk… Sobre Zetman, vai demorar um tempinho ainda e também torço para começar a continuação, ouso dizer que é o mangá que mais gosto na minha coleção(que não tem muitos infelizmente =/). Apesar do preço a história e até mesmo o formato(gostei muito dele menor) compensam, até porque a arte foi feita para o mangá neste tamanho se não me engano.

  3. Pelo que eu tinha visto na Henshin, achei que Zetman já tinha acabado. Ele ta em hiato no Japão, é isso? Eu li os primeiros caps na net e parece ser muito foda. Vou comprar ele no lugar de Enigma (quando chegar aqui).
    Eu na verdade queria que Orange fosse setorizado, pra poder pegar Savanna Game, mas pelo jeito vou ter que deixar de comprar esse também. Mas tudo bem, já garanti os primeiros volumes de Enigma e Savanna, depois eu compro eles.

    • Assim Kauê, na verdade Zetman está completo, 20 volume ao todo e com um final bem fechado.
      O autor uma vez disse que tem a ideia de fazer um “Zetman 2”, mas não é algo que faria falta. Por isso existem a chance de talvez ter uma continuação, embora nada confirmado. Tipo como temos o caso de Tokyo Ghoul e Tokyo Ghoul: RE. Oficialmente o mangá está finalizado.

      Uma sugestão, não sei se seria pesado ou não para você, tenta assinar Orange, a assinatura vai ficar na casa do R$ 68,00 reais e ainda recebe em casa, embaladinho.

      • Aaah bom, entendi. Vlws 😀
        Eu não tenho necessidade de assinar, meu irmão tem uma banca e eu sempre peço pra ele segurar tal mangá pra mim, ai o único problema é se o próprio mangá ja veio zoado, o que é meio dificil de acontecer. Eu só precisei assinar uma vez Steins Gate porque ele se enganou e o primeiro volume esgotou. Fora isso eu só assinaria se viesse um mangá MUITO FODA setorizado ou algo que só vai pras livrarias.

Deixe um comentário

