Review #19 – Another

wpid-20151005_202540.jpg

Bom dia pessoal, review 19 na área e chegamos a marca dos 99 posts nessa volta do blog. Para a review de hoje, escolhi uma série que procurei por muito tempo e que só agora fui conseguir comprar e já li para resenhar.

Another é uma obra com roteiro de Yukito Ayatsuji e desenho de Hiro Kiyohara, e foi publicada entre 2010 e 2012 nas páginas da Young Ace, sendo finalizada com 4 volumes. A série é uma adaptação do livro de mesmo nome e recebeu em 2012 uma versão animada que rendeu boas criticas e criou muitos fãs, principalmente no Brasil. Aqui, ela foi lançada pela JBC em 2013, além de ter ganhado mais duas reimpressões. Agora em 2015 a editora confirmou a publicação do livro, com previsão de lançamento para dezembro.
ANOTHER_A1_1385895937B
Não comprei o mangá na época que foi lançado pois recém tinha começado a minha coleção e comprava apenas 3 ou 4 séries. Mas sempre foi um título que me deixava curioso para saber o desfecho, e com muita dificuldade consegui passar esses anos escapando de qualquer tipo de spoiler sobre o final.

Another conta a história da turma 3-3 do colégio Yomikita, essa classe sofre com uma maldição, em alguns anos a classe acaba tendo um aluno a mais na chamada, alguém que não deveria estar na relação, um “outro”. Todos os anos em que isso acontece, estranhas mortes ocorrem entre os alunos da turma e seus familiares. Agora a turma 3-3 precisa descobrir que é o “outro” antes que mais mortes ocorram.

Não sei vocês, mas eu gosto muito dessas tramas de mistério e suspense. Alguns consideram Another um terror, mas não achei, nem todo sobrenatural é necessariamente um terror. O mistério por trás do morto é cativante e realmente prende o leitor naquela busca por quem é o morto. Outro ponto positivo na história é que ela convence, mesmo envolvendo fantasmas e sobrenatural, não é aquele tipo de trama que causa estranheza e faz o leitor pensar “aham, tá bom”.

O traço da obra é algo para se destacar também, eu gosto muito da arte do Hiro Kiyohara. No Brasil várias obras dele já foram lançadas pela JBC, como os volumes únicos Só Você Pode Ouvir (uma ótima obra) e Feridas. Em Another ele consegue transmitir bem essa sensação do sobrenatural e o risco iminente de morte com que os personagens convivem. Algumas cenas muito escuras atrapalham um pouco a compreensão, porém são motivadas ou por uma “tentativa de censura” para cenas muito violentas ou talvez para dar aquela real sensação de sombrio.ANOTHER_A4_1385895386B

Sobre o trabalho da JBC, o material recebeu um trabalho fantástico. O papel é o Brite e o formato o 13 x 20. As primeiras páginas são coloridas, mas quase nenhuma de história, são mais páginas de imagens e índice. As capas são foscas, e muito lindas, mas o que mais me conquistou foi uma das capas internas, que possui uma linda imagem em tom de preto com grafite, o que meio que “revela” a figura apenas em contato com a luz.

No geral, Another é um mangá muito bom, uma ótima série para se ter na estante, principalmente por contar com apenas 4 volumes. O problema é que pode ser considerado um mangá praticamente impossível de comprar, poucas lojas tem e abusam, a Comix por exemplo está vendendo a R$ 50,00 o volume 1.

Uma dica é tentar fazer o que eu fiz, e procurar em grupos do Facebook, mas também é difícil, pois é uma obra que quem tem gosta muito. Ou deixar para pegar o livro em dezembro e torcer por uma nova reimpressão.

Nota: 4,6 / 5

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s