Top 10 #04 – Melhores Artes

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Sexta, véspera de feriado e mais um Top 10 chegando.

O tema do top 10 de hoje é um pouco relativo: as melhores artes da minha coleção.

Eu já comentei com vocês algumas vezes que uma boa arte (ao menos pra mim) vai além de apenas um bom desenho ou traço, ou cenas super elaboradas. Tudo isso ajuda, mas mais importante que isso é que o desenho se encaixe na história de modo que ilustre o que se está passando, e eu sinceramente acho que essas 10 obras que escolhi conseguem isso.

Metade desses autores tem duas obras na minha coleção (Togashi, Obata, Miura, Masasumi e Katsura) e quase todos já tiveram mais de uma publicação no Brasil (acho que só o de T4M não, mas é a primeira série dele). O que por si só já prova o talento de todos eles.

Porém neste post eu vou focar apenas em uma obra específica do autor.

Agora aquele pequeno avisinho do patrocinador: ESTE POST PODE TER SPOILER!!!

(cliquem nas imagens para ver elas em tamanho real)

10º Makoto Yukimura – Planetes

planetes

Confesso que até acho a arte de Planetes linda, porém acho que ela oscila demais na história, tanto que só no primeiro volume até o desenho dos personagens muda completamente. Porém tem cenas lindíssimas que transmitem a emoção do mangá, destaque para as páginas coloridas, como essa em que podemos sentir a tristeza de Fee (acho essa cena tão foda que até postei ela no meu Instagram um tempo atrás).

9º Yoshihiro Togashi – Hunter x Hunter

hunter

Eu sou fã pacaraio do Togashi, acho que o que ele consegue fazer com suas obras é genial, principalmente em HxH. Muita gente diz que o traço dele é horrível e feio, mas ai entra aquele ponto que eu disse, o traço “feio” dele é exato para HxH que não é uma história bonita. O maior exemplo é essa cena, onde temos a fúria e o desespero do Gon retratados de forma tão visível que nós somos capazes de imediatamente pensar: “isso não pode dar certo”. Mais pra frente vemos novamente o “traço ruim” do Togashi fazendo efeito, quando ele mostra o que acontece ao corpo de Gon no hospital. São coisas que uma “linda arte” cheia de detalhes não teria o mesmo impacto. (e como sempre digo, Hunter > Yu Yu).

8º Nobuhiro Watsuki – Rurouni Kenshin

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Kenshin tem a seu favor toda a ambientação da Era Meiji, o que por si só já ajuda muito a ter uma ambientação impactante. Porém o traço de Watsuki é bonito também, se formos pensar bem, o Kenshin é um personagem bonito e bem trabalhado, assim como vários outros personagens da série. E novamente vemos aquela questão do “transmitir os sentimentos”. Quem não chorou na morte da Kaoru ou sentiu o desespero do Kenshin nessa cena?

7º Takeshi Obata – Death Note

death

Provavelmente o grande nome atualmente quando se fala em ilustrador no Japão. Gosto de quase todas as obras dele (embora só tenha duas), mas acho que foi em Death Note que tivemos o grande momento da arte de Obata. Mesmo sem monstros e grandes lutas com poderes, vemos em Death Note uma obra praticamente perfeita no quesito arte. Como não lembrar da partida de tênis entre Light e L? E talvez essa de cima que é a minha favorita no mangá, a primeira vez que os dois se encontram. Sétimo lugar para Obata.

6º Ken-Ichi Tachibana – Terra Formars

terra

Esse aqui eu só fui conhecer agora e já me apaixonei pelo mangá. E arte então? Vamos começar pelas capas, uma mais linda que a outra, naquele formato monocromático. E na história? Cenas impactantes (como essa já no final do primeiro capítulo da série), personagens carismáticos e uma riqueza de detalhes bem impressionante. Pra mim, um dos melhores mangás lançados em 2015.

5º Naoki Urasawa – 20th Century Boys

20th

Já comentei diversas vezes como 20th é incrível né? É uma série que todos deveriam comprar, na verdade, é uma série que deveria estar sendo lançada no formato de Berserk no mínimo. E não apenas pela trama, mas também pela arte inconfundível de Urasawa. Personagens carismáticos como Otcho, Kanna e Kenji, cenários de encher os olhos e cenas emblemáticas como o velório do Amigo e essa, uma da minhas favoritas, quando o Amigo se torna “deus”.

4º Kouta Hirano – Hellsing

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Se em 20th eu comentei que a obra merecia um acabamento mais digno, posso dizer que Hellsing está ganhando o seu. O trabalho nessa nova edição de Hellsing está lindo e destaca de forma espetacular o traço de Hirano no mangá. Ele tem belíssimas cenas, principalmente nas que Integra aparece, porém o que mais me prende nesse mangá são as cenas de lutas que beiram o psicodelismo, Alucard x Anderson são daquelas de explodir a cabeça. Outro ponto da arte que me chama atenção nesse mangá é a violência das cenas, algo que talvez só perca para Berserk. Sem dúvidas essa é uma arte no mínimo “diferente”.

3º Masasumi Kakizaki – Green Blood

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Provavelmente o autor com o nome mais tenso de todos, quero ver alguém ai falar o nome dele rápido cinco vezes. Mas o que ele tem de nome estranho, também tem de talento. Green Blood foi sua segunda obra no Brasil (a outra é Hideout!) e mostra bem o ótimo traço dele. Esse terceiro lugar é muito pela beleza no desenho, personagens impactantes e cenas fortes, tudo isso perfeitamente alinhada com uma história de tirar o folego.

2º Masakazu Katsura – Zetman

zetman

O melhor mangá do ano sobrando, já falei isso diversas vezes. A arte do Katsura é muito boa, embora um pouco inferior a do Kakizaki na riqueza de detalhes, Zetman fica com a segunda posição pelo impacto nos sentimentos. Essa é uma daquelas obras que vão no limite do sentimental do leitor, tudo acontece de forma tão pesada e impactante que é impossível não esboçar nenhuma emoção durante essa leitura, como nessa cena, ainda no volume 1, quando Jin finalmente entende o conceito da palavra morte.

1º Kentaro Miura – Berserk

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Quando o tema da lista é arte, só um mangá pode ficar em primeiro, é meio óbvio. Sério, o traço do Miura é algo indescritível, não da para tentar comparar com ninguém. A riqueza de detalhes que ele coloca em suas obras é quase ao ponto extremo do perfeccionismo, somando isso a uma história pesada, personagens fodas e cenas tão impactantes e tensas, que alguém fraco do estômago não aguentaria. O tipo de arte que você pode até não gostar, mas tem que respeitar de tão perfeita.

E ai, qual o seu Top 10 de melhores artes?

Talvez não vá rolar post na segunda, vou tentar ao máximo colocar deixar uma review programada, mas nunca se sabe né. 😛 (PS: Vai ter post sim!)

9 comentários

  1. O Togashi sabe desenhar? Sabe e muito, mas é só quando quer. Essa cena do Gon, assim como aquela que o Pitou aparece na frente dele, Killua e Kaito e tantas outras são ótimas, mas temos que ver que muitas vezes ele só desenha os garranchos (nunca esqueçamos daquele capítulo 185 de HxH, que ele teve a audácia de só entregar LITERALMENTE os rascunhos pra publicar na revista). Não sei se vc leu os capítulos da Jump (já que para os Tanko ele redesenha quase tudo), mas dá pra ver que ele negligencia muito os desenhos (pelo menos ele compensa com a história PERFEITA). Mas isso é só minha opinião, claro.
    Seu TOP está ótimo. Green Blood é muito amor, e Berserk tbm é ótimo (ouso dizer que o traço desse começo é mediano se comparado ao atual, tamanha foi a evolução do Miura nesses anos) e acrescentaria também Takehiko Inoue (Vagabond. Slam Dunk), Oh! great (Tenjho Tenge, Air Gear), Hiroyuki Asada (Tegami Bachi) e claro CLAMP (com seu ápice em X)

    • Por isso que o Togashi ficou em 9º, porque ele oscila demais aquele preguiçoso. Acompanhei os semanais e tem um momento durante o Quimera Ants (uns 6 capitulos eu acho) que é impossível ler aquilo de tão horrível. Vontade de pegar o Togashi pelo pescoço e sacudir.
      Inoue e Asada eu não tenho as obras deles, por isso que não coloquei, embora eu curta demais o traço de Vagabond (mais que Slam Dunk até). Do Oh! Great eu só tenho o Burn Up!, curto até aquele traço 80/90, mas não teve espaço entre esses 10.
      CLAMP é CLAMP e tal, RG Veda tem uma ambientação e personagens fodas, Sakura, Chobits e Kobato são todo fofinhos, mas é como o Oh! Great, chegou a entrar nos 15, mas na hora de escolher apenas 10 eles ficaram de fora. :/
      E isso que ano que vem ainda tem GiTS e Akira, ai seria um problema ainda maior pra mim. 😛

    • Kazue Kato até tem uma arte boa, mas acho muito normal, ou o que eu chamo de “shonen mais do mesmo”, é como One Piece, Dragon Ball e T7DS, é bonitinho e tal, mas não é brilhante como o que o Togashi faz em suas obras por exemplo.
      Já o Fujimaki eu não suporto, gosto muito da história e tal, acho que em alguns momentos ele até acerta nas cenas de maior impacto, porém na média a arte dele é muito ruim (o que é aquela capa do volume 4 em que falta cabeça nos personagens?), e é como o Manchete disse, o cara nem conhece as regras do jogo, Kuroko é um bom mangá de basquete sem o basquete.

  2. Um ranking muito bom. Eu curto bastante o traço da Hoshino em D. Gray-man, curto tbm o do Inoue em qualquer obra, mas principalmente em Vagabond, o traço do oh great é muito bonito também. E fica a dica pelos belos desenhos e ótima história de koukou no hito. Cara, é sensacional! Além disso, o Murata (One punch man e Eyeshield 21) também arrasa.

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