O Que Poderia Ser Publicado No Brasil? #04

maxresdefault

Buenas pessoal, hoje temos mais uma daquelas listas de mangás que poderiam ser publicados no Brasil, porém dessa vez a temática é diferente.

Eu tenho visto o pessoal pedir muito nas páginas das editoras os mesmos mangás, obras que as editoras até mesmo já responderam sobre elas e aparentemente o pessoal ignorou ou fez de conta que não viu. Por isso, hoje o tema da nossa lista vai ser Mangás Que VÃO Ser Publicados no Brasil.

Tem anúncios que é difícil prever, quem esperava Arakawa Under The Bridge? Porém outros são previsíveis, como Orange e Tokyo Ghoul. E é por isso que resolvi listar 5 títulos (e 1 relançamento) que vão vir, mas não agora.

Não vou falar de alguns pedidos ridículos como Naruto Gaiden e Tokyo Ghoul: Re, pois na minha opinião quem pede eles é porque não pensa. Tokyo Ghoul recém lançou, está no 2 e já querem pedir o Re? Naruto está na terceira edição, com databooks sendo lançados, então realmente acham que a Panini nunca teve a ideia de publicar Gaiden? Poxa, é tão óbvio que nem precisa pedir.

Nos outros 3 posts eu citei alguns que poderiam facilmente estar nessa lista, como Nisekoi, Haikyuu!, Shokugeki no Souma e Koe No Katachi.

Bom, sem mais delongas, vamos a uma pequena lista de 5 títulos que vão ser publicados no Brasil com certeza, é só esperar um pouco:

ONE PUNCH-MAN – Em publicação com 9 volumes.
OnePunchMan_manga_cover
O mangá do homem mais forte do universo tem conquistado muita gente nos últimos anos, e agora está ainda mais em alta com o anime atingindo até mesmo aqueles que não costumam ler mangás online. Ele conta a história de um herói que se tornou tão forte, que agora é capaz de acabar uma luta com apenas um soco (One Punch). Ele se tornou tão forte, mas tão forte… que acabou careca.
PORQUE VAI VIR?: Está fazendo sucesso demais no Japão, começou como um mangá independente de internet e fez tanto sucesso que a Jump pegou ele para publicar de forma física, agora com o anime isso explodiu ainda mais. Tanto JBC quanto Panini já demonstraram interesse nele, Cassius falou ano passado que até tentou, mas a licença ainda não estava liberada. Esse ano, a Panini respondeu um comentário na página dela com um desenho do protagonista.
PORQUE NÃO AGORA?: Como comentei antes, a JBC já falou que tentou mas ainda não estava liberado para publicação em outros países. Pelo que pesquisei, apenas os EUA tem o mangá (fora o Japão óbvio), mas só porque a Jump é publicada lá. Tem 9 volumes, para bimestral já serve, mas para mensal ainda é cedo demais.
MINHA APOSTA: Se já não estiver encaminhado para um anúncio na CCXP (ou outro evento de dezembro), possivelmente será anunciado pela Panini ano que vem, porém para chegar nas bancas, aposto só em 2017 (no melhor caso final de 2016).

BOKU NO HERO ACADEMIA – Em publicação com 5 volumes.
boku no hero
Considerado por muitos como o sucessor do Naruto (o que pra mim é uma besteira, e olha que eu não gosto do ninja laranja), Boku No Hero já caiu nas graças da nova geração de leitores. A história sobre a academia de heróis fez tanto sucesso no Japão, que essa semana foi já foi anunciado seu anime para 2016 (se não estou enganado, só perde para HxH como anime mais rápido da Jump).
PORQUE VAI VIR?: Porque é shonen, porque é Jump, porque vai ter um monte de otakinho fazendo cosplay nos eventos e porque é sucesso. Simples não?
PORQUE NÃO AGORA?: Sério mesmo que tem gente que pede Boku no Hero? O mangá tem APENAS 5 volumes, nem para bimestral serve ainda. Deixem ele pegar mais “corpo” e o anime estrear, agora é muito cedo. “Ah, mas nos EUA ele já é publicado”, sim, e os EUA tem JoJo também, não dá para comparar.
MINHA APOSTA: É Panini, eles já devem até ter um contrato assinado (brincadeira pessoal, calma). Mas agora sério, é a cara da editora, é muito improvável que outra pegue. Meu chute de quando ele vai aparecer no Brasil: 2017 ou começo de 2018, provavelmente na reta final de Bleach e Reborn!.

 ORE MONOGATARI – Em publicação com 8 volumes.
41otocNedML._SX315_BO1,204,203,200_
Um dos melhores shoujos que eu li recentemente, é muito hilário e me faz pensar como que ninguém tinha pensado nisso antes. A proposta de um mangá shoujo que tem um protagonista “feio” mas extremamente boa pinta é muito boa, é impossível não se apaixonar por Takeo.
PORQUE VAI VIR?: Shoujos aparentemente estão em alta no Brasil (e eu agradeço por isso). Aoharaido pelo visto deu muito certo, Orange recém saiu e já está causando alvoroço, LoveCom vem em 2016 com a mesma certeza e isso que eu só falei os “mais famosos”. Ore Monogatari segue a mesma linha, então eu acho que seja o próximo a aparecer aqui (mas eu queria Tonari).
PORQUE NÃO AGORA?: Tudo bem que shoujo está em alta, mas não vamos abusar da “paciência” dos nossos “leitores”. O mercado brasileiro é muito chato, muito mimimi e frescurinha (chega a ser irônico ver frescurinha contra shoujo, a lógica deveria ser oposta). Já vamos ter Aoharaido até 2017, LoveCom até 2018 e eu não acho que esse seja um mangá para a JBC.
MINHA APOSTA: Acabei de dizer que não acho que seja o tipo de mangá pra JBC, poderia até ser uma aposta para a NewPOP, mas eles estão num caminho mais “alternativo” e menos visado pelo que eu penso. Sobraria a Panini, que eu acho que pode anunciar o título ainda em 2016, como o possível sucessor de Aoharaido.

 POKEMON: ADVENTURE (ou RED, GREEN & BLUE) – Completo em 3 volumes (ou 7 contando Yellow).
432px-Pokémon_Adventures_JP_volume_1
Ok, eu sei que disse que não iria falar de continuações e tal, mas o caso de Pokemon é diferente de Naruto e Tokyo Ghoul, então vamos por partes.
PORQUE VAI VIR?: Porque a Panini já disse que quer trazer, na verdade, ela disse até que queria ter publicado primeiro a fase clássica, mas o Japão não autorizou e teve que ser primeiro Black & White. Então calma, não adianta encher o saco da Panini, eles já disseram que não depende apenas deles agora. Sem contar que pelo que parece, o mangá fez sucesso, tanto que voltou pras bancas.
PORQUE NÃO AGORA?: Ao que tudo indica, a Panini quer a primeira fase, não se sabe se apenas os 3 volumes de Red ou os 7 se contarmos até o final de Yellow. O problema é aquele que falei antes, depende do Japão autorizar, pode ser que novamente eles batam o pé e digam que ao invés de Red, a editora tenha que publicar “X & Y”. Eles já fizeram isso com Black & White.
MINHA APOSTA: Acho que ano que vem já teremos uma resposta sobre isso, é bem estranho comentar esse caso pois não tivemos nenhum outro exemplo de mangá sendo lançado assim aqui. Espero que venha Red logo, mas se a Panini ainda não anunciou ele como substituto de Black, então talvez o Japão tenha complicado um pouco mais.

AJIN – Em publicação com 6 volumes.
4156995-01
Muita gente (me incluo nessa) considera Ajin um dos mangás mais fodas em publicação atualmente. seguindo aquela velha questão do “seinen psicológico” que normalmente dá certo, o mangá conta a história de um mundo assolado por estranhos monstros imortais conhecidos como Ajin ou Demo-humanos.
PORQUE VAI VIR?: Porque é um modelo de mangá que tem dado certo aqui, essa questão do seinen aparenta estar vendendo bem, tanto que a JBC já tem mais dessa demografia em seu checklist do que shounen. No Japão ele vende muito bem, em 2016 vai ganhar filmes e anime.
PORQUE NÃO AGORA?: O mangá tem apenas 6 volumes e é mensal no Japão, ou seja, só ganha 2 volumes por ano, ninguém aqui quer outro Blue Exorcist né? Embora ele se enquadre bastante na nova pegada da JBC de mangás bimestrais, quem sabe no hiato de Ultraman ele não aparece?
MINHA APOSTA: Já deixei bem claro né? JBC sem dúvida. Dois motivos: ele é da Kodansha, e nós sabemos que se a Panini tem mais facilidade em publicar Shueisha, a JBC tem em publicar Kodansha. Outro motivo é a temática, nessa pegada sobrenatural e violenta a Panini não tem nada do seu checklist (talvez só Tokyo Ghoul, mas não é a mesma coisa), ela é (na minha opinião) mais conservadora que a JBC, optando por mangás mais “rentáveis” e numa faixa etária mais baixa, evitando os +18. Deve aparecer porque entre 2016 ou 2017.

Relançamento: LOBO SOLITÁRIO – Completo em 28 volumes.
Lobo Solitário # 01
Admitam, vocês esperavam FullMetal né? Sinceramente, minha vontade é dar um soco cada vez que vejo alguém pedir o relançamento de FMA. Sério, a JBC já disse que vai trazer e ao que tudo indica ele vem ainda em 2016, então por favor, chega de pedir FMA.
Por não aguentar mais ver o nome FullMetal, resolvi falar de outro relançamento que já foi “90% confirmado” e que o pessoal insiste em pedir: Lobo Solitário. O mangá sobre o lendário samurai já foi publicado no Brasil em formatos especiais e que hoje são considerados lendas urbanas.
PORQUE VAI VIR?: A Panini já disse que está negociando, e gente, a Panini dizer isso é porque deve estar quase fechado, eles são a editora que menos libera informação. Com o formato Big da JBC trazendo mangás como Éden e Blade (fora Akira e GiTS em 2016), a Panini tem que enfrentar isso de alguma forma, e acho que apenas Lobo Solitário (cof cof Vagabond cof cof) pode fazer frente.
PORQUE NÃO AGORA?: Por que não deve ser uma negociação fácil, sem contar que seria um mangá de publicação especial, talvez uma edição 2 em 1 (ou até 3/1). A Panini pensa muito antes de publicar algo, eles querem Lobo Solitário, mas não vão trazer de qualquer forma.
MINHA APOSTA: Vai demorar um pouco, talvez até role o tal do Vagabond antes (se ele realmente estiver na Panini) para testar o mercado. Mas Lobo está na lista da Panini, quem sabe em 2017 ele não surge em nossas livrarias.

13 comentários

  1. Vamos ao textão (by facebook).

    1. Sobre One Punch-man: “Está fazendo sucesso demais no Japão, começou como um mangá independente de internet e fez tanto sucesso que a Jump pegou ele para publicar de forma física”.

    Do jeito que você escreveu parece que ele começou de forma independente e logo em seguida começou a ser serializado em uma revista impressa, e não é bem assim. Ele começou sim como uma web comic independente, fez sucesso e a Shueisha pegou o título para publicar na revista digital Tonari no Young Jump e, salvo engano, continua assim até hoje^^. Acho eu que houve apenas um capítulo especial que foi publicado em uma das revistas físicas da Shueisha. Fora isso, os tankobons é que são publicados de forma física no Japão 🙂

    1b. Eu acho que a Panini anuncia ainda este ano e vão começar a lançar no primeiro semestre do ano que vem^^

    2. Concordo. No Brasil título da Shonen Jump hoje em dia é só Panini e JBC e JBC só pega mangás concluídos, então se vier será pela Panini.

    E sobre a JBC é um tendência desde sempre. Até hoje, dos mais de 20 mangás das shonen jump que a editora lançou, apenas 5 desses mangás estavam em andamento e desses 5, três deles estavam próximos de sua conclusão, então a probabilidade de títulos recentes pela editora são baixas.

    3. Não é nem pela Newpop pegar títulos alternativos, e sim porque Ore Monogatari é mangá da Shueisha e, salvo raras exceções (Gate 7), apenas Panini e JBC costumam lançar obras dessa editora. Isso pode mudar no futuro (Afinal até pouco tempo atrás, a Newpop também não tinha títulos da Kodansha), mas no momento é difícil pensar na Newpop lançando obras da Shueisha.

    4. Sem comentários sobre^^

    5. Newpop!

    6. Lobo solitário será relançado, mas não necessariamente virá pela Panini. Em uma entrevista, o Levi deu a entender que existiam outras editoras interessadas. O mais provável é Panini porque, bem, ele falou que tinham interesse. (se bem que ele também falou que tinha interesse em “To love-Ru” e o título (quando a entrevista foi ao ar) já havia sido anunciado pela concorrente). Então é esperar, mas que o primeiro mangá publicado no Brasil será relançado pela milésima vez, isso será….

    • Me expressei (muito) mal em One Punch-Man, na forma fisica eu quis me referir ao encadernado realmente e a publicação por capítulo continua sendo na forma digital. Sobre ele ser anunciado ainda esse ano, também estou achando isso, mas acho que a publicação é só para o segundo semestre de 2016, porque a Panini está meio “cheia” de coisas ainda, como Akame, Arakawa e Pandora.

      Ajin na NewPop oO? É gosto pessoal mesmo ou alguma “pista” que deixei passar? Confesso que eu gostaria, acho que a qualidade da NewPop atualmente é fantástica e Ajin merece essa qualidade, porém não consigo imaginar um mangá desse “tamanho” nela ainda, é mais ou menos como o que você citou em Ore Monogatari, ainda acho grande demais pra editora.

  2. Desses ai o único que eu compraria com certeza é Ajin. OPM e Pokemon só se não tivesse mais nada pra comprar mesmo, o que é bem improvável, hehe.
    Eu tinha esperanças que alguma editora iria anunciar Noragami junto com a segunda temporada do anime, mas nada… quem sabe em Dezembro.
    Eu lembro que naquelas palestras do Anime Friends (acho) a NewPop disse que tinha 30 títulos pra anunciar, e que 2 eram bombásticos, mas eles não podiam falar ainda, então a gente fica aqui só na expectativa mesmo.

  3. Dos títulos que estão aí eu provavelmente levaria Boku no Hero e Ajin. Ainda não fui com a cara de One Punch-Man, vi o anime mas sei la, pode ser que mais pra frente o anime me anime de começar o mangá como aconteceu com Gangsta.
    E como o Kauê disse, a NewPop disse que tinha 30 títulos para anunciar, algum desses 30 deve ser algo grande provavelmente, quem sabe não seja um Vagabond(que eu duvido muito, mas vai que) então o jeito é esperar mesmo.

  4. Pingback: Novidades do Mercado #33 | Itadakimasu

  5. Pingback: O Que Poderia Ser Publicado No Brasil? #09 | Itadakimasu

Deixe um comentário

