Categorias
Coleção

Coleção #10 – Assinaturas pt. 1

planetmanga

Buenas pessoal, hoje vou trazer mais um daqueles posts sobre as minhas experiências com a minha coleção. Já me questionaram algumas vezes sobre minhas assinaturas e eu disse que estava planejando fazer um post sobre isso, e bom, aqui está ele.

Vou dividir em duas partes: hoje falando das minhas experiências com a Panini e mais pra frente sobre a JBC. Até pensei em fazer tudo junto, mas eu já fiz tanta assinatura da JBC e tenho tanto pra falar da Panini que seria um posto longo demais. Eu sei que parece que eu sou “hater” da Panini, mas acho que hoje vocês vão entender.

ATAQUE_DOS_TITAS_A1_1381693980BEntão vamos lá.

Já tive 3 assinaturas da Panini e agora jurei pra mim mesmo que nunca mais irei assinar nada deles, chegou ao limite. Porém vou ter que falar delas individualmente, pois tive problemas com todas.

A primeira foi Ataque dos Titãs, a assinatura era do volume 1 até o 6. Como o preço estava bom, eu fiz duas assinaturas, pra mim e para minha irmã. Porém o sistema da Panini detectou meus pedidos como um “bug” já que era o mesmo cartão de crédito e mesmo nome do assinante, só mudava o endereço de entrega, então eles simplesmente cancelaram um dos pedidos. Eu só descobri esse “erro” quando percebi que já fazia 2 meses e nada da minha edição chegar, enquanto a da minha irmã já estava recebendo o segundo volume.

Ok, eu entendi o ponto da Panini de querer evitar uma cobrança indevida ao cliente e eles resolveram rápido, ainda ganhei um volume a mais de brinde, indo até o 7 então. Porém, quando você faz a compra, tem que cadastras número de telefone e e-mail, então não custava nada a editora entrar em contato com o cliente para verificar se era realmente um erro ou se ele fez duas compras mesmo, evitaria toda a confusão.ASSASSINATION_CLASSROOM_A1_1404164124B

Como comentei, foi um erro bobinho e fácil de resolver, olhando por outro ponto, a Panini estava me protegendo de um gasto equivocado. E como as entregas foram tranquilas, resolvi fazer ano passado a assinatura de outro título, o tão falado “Pacote Kuroko no Basket + Assassination Classroom”.

Gente, eu precisei ir no Procon contra a Panini, e não apenas eu, vi tanto no Facebook e em sites como o Reclame Aqui muitas pessoas com o mesmo problema. A demanda de assinaturas foi tanta que a Panini não deu conta, e sabem o que eles fizeram? Nada.

A assinatura de Kuroko + Assassination era de 18 volumes, com 12 volumes mensais de Kuroko e 6 bimestrais do Assassination, começando ambos no volume 2 (ou seja, Kuroko terminaria no 13 e Assassination no 7). Só que não aconteceu isso, chegou o primeiro mês e o mangá não foi entregue, no segundo também não. No terceiro mês eles entregaram o volume do mês, e não os atrasados.

Eu só fui ter minha coleção normalizada 6 meses depois do lançamento. Durante todo esse tempo foram brigas quase que diárias por telefone, diversos números de protocolos e que só se resolveu quando eu precisei ir no Procon. Mas vocês acham que isso resolveu o problema? Claro que não, NENHUM dos meus volumes chegou no prazo, eles sempre atrasavam e eu precisava solicitar reenvio do volume, e nesse reenvio vão mais 1 ou 2 semanas ainda.
KUROKO_NO_BASKET_VOLUME_1_1404163997B
Por fim a editora me “presenteou” com mais dois meses de assinatura grátis pelo “inconveniente”, e com isso meu plano terminou no volume 15 de Kuroko e 8 de Assassination, e assim como em Ataque dos Titãs eu não renovei.

Mas eu sou brasileiro e não desisto nunca, resolvi dar uma última chance para a Panini e esse ano assinei Naruto Gold. Esse é mais recente, vocês devem estar a par de que já não começou bem nem para as bancas, imagina então para assinantes.

O volume 1 teve aquele problema que todos sabem da gráfica, porém eu só fui receber o meu no começo de setembro (ele seria julho), mas pelo menos eles me deram mais um mês de assinatura grátis (engraçado como isso parece rotina neles né?). Já no volume 2, que supostamente não iria ter problemas, a edição deveria ter chegado 1/10, mas que teve o mesmo atraso que já era comum no pacote Kuroko e acabou chegando apenas dia 14/10.

Porém a gota d’água veio nas últimas semanas. Minha edição 3 deveria ter chegado até dia 3/11, mas não chegou, dia 5 eu liguei e o atendente me disse que como os feriados do Hallowen e de Finados caíram juntos esse ano, poderia ter um atraso a mais nos Correios. Eu juro, ele falou isso.

Mas ok, eu esperei até segunda agora e liguei novamente, e me disseram que era melhor eu procurar nas bancas, pois o estoque estava esgotado e eles não iriam me entregar a edição 3. Simples assim, até me enviaram esse e-mail abaixo confirmando que eu não iria receber a edição e que “recomendavam” que eu comprasse avulsa.

panini

E aqui entra outro ponto da Panini, o atendimento é horrível. Facebook e Twitter da “Assine Panini” só te respondem com mensagens prontas mandando ligar para o SAC, enquanto no SAC eles não sabem o que estão fazendo. É sério, conheço pessoas que receberam ligação da Panini mês passado oferecendo a renovação de Dragon Ball, que terminou. Ou seja, é o mesmo que nada.

Resumindo esse post longo, minhas experiências de assinatura da Panini só não são piores que a distribuição da editora. O que é irônico, pois no AF vimos a Beth falar que os planos de assinatura poderia ser o “futuro” dos mangás e em compensação vemos esse trabalho porco da Panini.NARUTO_GOLD_A1_1436815961303761SK1436815961B

Eu, sinceramente, nunca mais vou assinar nada da editora e recomendo que ninguém faça, é mais fácil e menos “irritante” esperar chegar na banca ou comprar online na Jambo ou LigaHq que tem bons planos de desconto.

Porém eu sou “hater” da Panini, então sugiro que pesquisem a história da editora em sites como o Reclame Aqui ou até mesmo nos perfis da Assine Panini, tem vários clientes com os mesmos problemas que eu.

12 respostas em “Coleção #10 – Assinaturas pt. 1”

“[…] como os feriados do Hallowen e de Finados caíram juntos esse ano, poderia ter um atraso a mais nos Correios[…]” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Morto com essa!!!!
“É sério, conheço pessoas que receberam ligação da Panini mês passado oferecendo a renovação de Dragon Ball, que terminou.” Aff, mas tu é hater mesmo, hein? Tu não percebeu que eles estão pensando á frente e já estão oferecendo assinatura do Dragon Ball Super? 😛 (piadinha infame, releve).
Mas falando sério, realmente é triste o descaso da editora nessa parte do SAC. A lei do comércio não diz que o cliente vem sempre em 1° lugar? Então, eles deveriam procurar seguir mais essa máxima.

Putz, como eu não pensei em Dragon Ball Super. Ou quem sabe a edição colorida. Acho que foi o meu haterismo com a Panini que me deixou cego de ódio realmente. hahahahahaha

Essas do feriado foi foda, eu realmente não acreditei que ele estava falando aquilo mesmo.

Nunca fiz nenhuma assinatura com a Panini até por ver muita gente reclamando na página deles, então sempre tive um pé atrás com a editora. Não tenho interesse nenhum também em assinar os mangás da Panini, já que dela sou fase 1 então tudo chega tranquilo aqui na minha cidade.

Mas realmente é um descaso, será que a assinatura de HQ’s também é assim? Porque é incrível o número de reclamações diárias que eles recebem na página do facebook. Não entendo como uma editora do tamanho da Panini consegue ser tão ridícula em relação as assinatura, que seria a área que deveria existir uma atenção ainda maior com o consumidor.

E essa desculpa dos feriados foi pra enfiar o pé na jaca cara HSAUHuHushush … Hoje saiu o checklist da Panini também, onde eles mostram Naruto 5 e nem o 4 chegou ainda, então mais atrasos por aí, se bem que acredito que vai ficar assim até o fim da publicação.

Sabe, imprevistos acontecem, como foi o caso de Naruto Gold 1. A meu ver seria bem melhor a editora chegar e assumir “sim, tivemos um erro feio e a partir de agora o checklist de Naruto será assim”. Coloca que o 4 é pra novembro e o 5 para dezembro, é muito mais fácil e honesto do que não dar nenhuma satisfação, ou pior, ficar dizendo que “está tudo normal”.

Eu até ri um pouco de algumas explicações, me senti terrivelmente mal depois kkk’
Sempre soube que assinatura da Panini é uma droga, mas ler uma experiência pessoal e detalhada assim só reforça a minha regra de não assinar. E isso não seria um problema se pelo menos eles cumprissem data de banca. A gente que distribuição no Brasil é problemática, mas é sempre um mistério para mim como mangá da JBC consegue chegar certinho na banca e da Panini sofre TANTO problema para vir. A gente já tá em Novembro e ainda tem coisa do checklist de Outubro para sair, isso sem falar da fase 2 deles que é RIDÍCULA. Você acha ruim esperar 3 ~ 5/6 meses quando a JBC setoriza um mangá? Karin só terminou na fase 2 AGORA. Quando eu fiquei sabendo disso, achei que era piada. SAO Aincrad? Nem cheiro por lá. Berserk? Se não tivessem enchido o saco, os volumes 1 e 2 (ao mesmo tempo, bimestral pra quê?) nem teriam chegado lá. E o 3 está tendo de ser reimpresso por causa disso. Se eles sabem que vendem mais nas regiões de RJ/SP, então que façam uma tiragem específica para a fase 2. Não dá para viver contando com sobra. Principalmente com um mangá que adora “sumir” que nem Berserk. Enfim, acho que isso seria algo menos prioritário a se consertar se pelo menos a assinatura prestasse. Mas nem isso.

Sabe que a questão da banca nem influência o assinante, pois mesmo atrasando nas bancas, ainda assim chega depois para os assinantes.
O único motivo que me fazia assinar era pra não correr o risco de ficar sem, mas até isso a Panini conseguiu fazer, mesmo assinando eu vou ficar sem o volume 3 de Gold.
Aquela desculpa ridícula de “nosso mês vai do 10 até o 10” é apenas uma forma disfarçada de dizer: não temos competência de colocar no prazo.
Fairy Dance eu só consegui comprar ontem e foi online na LigaHq, porque nas bancas daqui não chegou.

Pena que o Halloween caiu no sábado, senão já ia brigar aqui na empresa pelo meu feriado! kkkk!!
E que papo é esse macabro de continuação da assinatura de DB? Com quem será que aconteceu isso?? kkkkk

Brincadeiras à parte, já comentamos sobre a incompetência da Panini em administrar suas assinaturas e isso já é bastante antigo, desde a época da Turma da Mônica, sempre foi bastante falho. E isso acaba irritando os clientes. Terminei minha assinatura de DB e estou esperando terminar a de One Piece, o desconto oferecido não paga a dor de cabeça. Ou pega em banca a preço de capa mesmo ou pega na Saraiva ou Fnac, que costumam largar uns bons descontos nesse tipo de material.

Agora em relação a JBC, não tenho nenhuma assinatura, todos que pego são em banca mesmo, mas estou aguardando o lançamento de Akira e Blade para poder assinar, espero que valha a pena.

Eu estava em dúvida se tinha sido você ou outra pessoa que me contou de DB, então não quis citar pra não acabar falando besteira. 😛
Você resumiu perfeitamente a questão da Panini: “o desconto oferecido não paga a dor de cabeça”.
Sobre a JBC, acho que semana que vem sai o post com a minha experiência, mas já te adianto, eu vou assinar Akira.

Deixar mensagem para lucassm16 Cancelar resposta