Review #24 – A Arte da Guerra (Mangá)

wpid-wp-1447334648311.jpeg

Boa quinta-feira para quem está lendo hoje, boa sexta para quem ler amanhã.

Hoje a review vai ser sobre um mangá que eu procurei por muito tempo e só fui encontrar começo do mês na Feira do Livro de Porto Alegre.

Em 2012 ou 2013, a L&PM começou a publicar no Brasil várias obras renomadas da literatura mundial em versão mangá, entre essas obras temos não só A Arte da Guerra, como também Hamlet, A Interpretação dos Sonhos e O Grande Gatsby. Atualmente ela começou a relançar algumas dessas obras, porém justo A Arte da Guerra estava esgotada.

Eu sou muito fã da obra, acho que deveria ser uma leitura obrigatória para todas as pessoas. Porém me decepcionei bastante com o mangá, não com a obra em si, mas com o trabalho da L&PM.

A obra é, como eu disse anteriormente, uma adaptação da famosa obra de Sun Tzu, e aqui já entra o primeiro problema a meu ver, eu procurei bastante, mas não encontrei quem é o responsável pela adaptação. Em todo o mangá só se fala de Sun Tzu, porém é óbvio que não foi ele quem adaptou (bom, pelo menos se fala do autor original, e não só do ilustrador como certa JBC faz).

Porém o problema mais grave dessa edição é um erro horrível da editora. O mangá foi “convertido” para a leitura ocidental, ou seja, nossa leitura “normal”. Só que isso acarreta muitas questões além de apenas “espelhar” o mangá.A_ARTE_DA_GUERRA_1379798630B

Tem cenas ou balões que são planejados de acordo com a leitura oriental e que por não serem do mesmo tamanho ou pela posição do personagem não é possível mudar de posição. E isso acontece muito no decorrer da leitura, chegando a um ponto em que atrapalha e irrita o leitor. Quando a leitura começa a prender e a empolgar sempre acaba aparecendo um quadro fora do lugar ou um balão confuso.

Já na qualidade física o mangá é impecável. Papel offset e a capa com um acabamento fosco. Como vocês podem ver na foto não é uma capa muito trabalhada, é bem simples. O preço de capa dele é R$ 19,90 (eu paguei R$ 15,00 por causa da Feira do Livro mesmo).

Bom, não vou dizer que me arrependi da compra, pois eu gosto de A Arte da Guerra, mas confesso que estou repensando se compro outras obras dessa coleção, pois acredito que vão ter os mesmos erros. É um material realmente para que não se importa muito com esses problemas e busca mais uma boa história.

Nota: 2,7 / 5

É um pouco complicado de achar para vender, ele não é caracterizado tanto para bancas e lojas de quadrinhos (tanto que nem a Comix tem). Porém em livrarias ele é bem fácil, Saraiva, Cultura e Fnac tem ele para vender tranquilamente.

1 comentário

  1. Eu tinha me animado de ver que existia um mangá de A Arte da Guerra, mas agora já não estou tanto. Ainda assim se ele ta bonito por fora eu vou comprar eventualmente pra deixar ele na estante do lado do livro.
    É praticamente uma leitura obrigatória mesmo, então leiam. Da pra acha-lo por 10 reais em qualquer livraria por aí.

Deixe um comentário

