O Que Poderia Ser Publicado No Brasil? #05.2

drrr-wallpaper-durarara-visite-pandatoryu

Buenas, e acabou saindo hoje esse post. Sabem qual o motivo? Ou eu adiantava ele, ou deixaria vocês sem post. 😛

Então vamos a segunda parte da nossa treta maligna sobre novel’s que poderiam ser publicadas no Brasil (parte 1 aqui).

Novamente aviso, eu não leio novel pela internet (mangá até leio, pouco, mas leio) porque me dá dor de cabeça ficar lendo livros por tela, seja no PC ou no Tablet. Por esse motivo, todas que estão aqui eu conheço apenas pelos animes que já assisti e gostei, ou porque pesquisei um pouco o que o pessoal tem pedido e tirei alguns títulos disso (como o primeiro de hoje).

Lembrando também, eu sei pouco sobre o tema, muito pesquisei na internet e (principalmente) Wikipédia, então talvez algumas estejam com as informações desatualizadas. Se tiver, me avisem que eu arrumo. 😀

Então sem mais chorumelas, a outras 5 novel’s que poderiam sair e 1 para ser relançada.

DURARARA!! – Completo com 13 volumes.
Durarara!!_Light_Novel_v01_cover
Não me batam, mas eu nunca assisti Durarara!!, tenho ele gravado na minha coleção de animes, mas nunca parei para assistir. Porém eu não tinha como deixar de colocar, pois mesmo nunca tendo visto, sei o “peso” do fã clube da série no Brasil.
PRÓS: Como falei antes, existe uma base de fãs muito forte para Durarara!!, eu diria que é uma das maiores (e talvez exageradas) que eu conheça, o que provavelmente faria com que a série tivesse uma boa venda.
CONTRA: Honestamente, acho que só não foi publicada aqui por que nossas editoras (fora a NewPOP) não investem em novels e por não ter uma adaptação em mangá, pois fora isso, é uma série que tem tudo para dar certo. É o tipo de série que poderia entrar na lista de “um dia ainda sai por aqui”.

 KAMISAMA NO MEMOCHOU! – Completo com 9 volumes.
011
Mais uma série que ganhou adaptação em anime já tem bastante tempo, mas que mesmo assim sempre me chamou a atenção, principalmente por alguns acontecimentos inesperados. A série conta a história de um grupo de NEET’s que trabalham como “detetives”, ajudando a resolver alguns casos.
PRÓS: Tem uma mistura boa de comédia e drama, sem se tornar chata e cansativa. Esses dias eu assisti o anime novamente e percebi que a protagonista dessa série lembra muito a Shiro de NGNL, inteligente e com um humor certeiro, acho que é o tipo que o público gosta. Outro ponto é que está finalizado, e 9 volumes é o mesmo que No. 6.
CONTRA: Assim como falei em Dantalian, o anime desse aqui é de 2011 e eu não foi um dos mais comentados na época (esse eu lembro, pois eu era uploader de um site na época e os downloads dele eram baixos).

 KORE WA ZOMBIE DESU KA? – Completo em 18 volumes + 1 Extra.
Kore_wa_Zombie_Desu_ka_Volume_1_novel
Se o anterior não fez tanto sucesso, esse aqui foi melhor com suas duas adaptações para anime. A série narra a história de um garoto que foi transformado um zumbi após ser assassinado por um serial killer. Em sua busca por vingança, ele conhece uma necromante, uma ninja vampira e uma “masou shoujo” de quem acaba roubando os poderes.
PRÓS: É uma comédia muito bizarra e com fortes pitadas de ecchi e harém, o que pelo visto agrada muito o mercado. O anime teve um certo sucesso, ainda hoje vejo gente que comenta sobre ele. Também tem uma adaptação para mangá com 8 volumes, e aparentemente as editora preferem trazer o que pode também vir em mangá (talvez para cobrir algum prejuízo).
CONTRA: Mesmo tendo sido finalizado, 19 volumes é grande demais até mesmo para um mangá, imagina para uma novel então. E aqui a adaptação pesa no sentido oposto, pois também está completa e com apenas 8 volumes.

 KYOUKAI NO KANATA – Em publicação com 3 volumes
Kyōkai_no_Kanata_volume_1_cover
Possivelmente esse tenha sido um dos últimos animes que conseguiram me prender e deixaram com muita vontade de ter a novel. A série mistura de maneira bem interessante questões como youkais e o sobrenatural, com boas doses de comédia, romance e drama.
PRÓS: É uma obra com um grande potencial a ser explorado, desde o passado trágico da garota ou a história do garoto meio-youkai, então a história é realmente boa e o mercado precisa de coisas assim, material com conteúdo e não apenas o “mais do mesmo” de sempre.
CONTRA: Assim como falei na parte 1 daquela novel de nome gigante que eu me recuso a repetir, Kyoukai no Kanata só tem 3 volumes e ainda está em publicação, com seus lançamentos sendo quase que anuais. Talvez seja cedo, mesmo que para uma publicação quadrimestral.

 LOG HORIZON – Em publicação com 9 volumes.
673874-log_horizon_light_novel
Não vou debater quem é melhor, eu prefiro Log mas entendo quem prefere SAO, já que ambas são muito parecidas (ao menos na primeira fase de SAO). A história do grupo de jogadores presos dentro de um game medieval parece batida, mas em Log Horizon ela é explorada de uma maneira mais realista na minha opinião. Primeiro que não são apenas espadachins, tem outras raças como paladas, magos e ladinos. Segundo que ao invés de apenas tentarem zerar o jogo e salvarem suas vidas, Log Horizon mostra um mundo, os jogadores tendo que viver no game, criando uma sociedade estruturada, quase uma aula de politica.
PRÓS: Bom, a Panini meio que está mostrando interesse ao menos nas novels de SAO (se vão vir, ai é outo papo) e acho que Log Horizon seria uma boa pedida tanto para a NewPOP quanto para a JBC enfrentarem o SAO, se aproveitando do tema parecido. Mesmo sem a publicação de SAO, Log ainda assim seria uma ótima opção para o nosso mercado, pois além de pegar os fãs de fantasia e ação, também pode atingir quem gosta de uma história mais séria e com enredo, algo mais “real”.
CONTRA: Não vejo grandes pontos contra em Log Horizon, como eu disse antes, ele pode tanto vir como rival de SAO quanto como uma obra que se sustenta sozinha. Sua quantidade de volumes também não é problema, está em publicação com 9, é um bom tempo até encostar no hiato.

Relançamento: SAINT SEIYA: GIGANTOMACHIA – Completo em 2 volumes
CAVALEIROS_DO_ZODIACO__GIGANTOMAQUIA_1241247554B
Mais uma que encontrei graças a Biblioteca Brasileira de Mangás, Gigantomachia é uma novel de Cavaleiros que foi publicada pela Conrad em 2004/05. Achar ela para vender hoje em dia requer um pouco de pesquisa, mas não é tão difícil assim (embora o preço complique). Ela tem uma história exclusiva, contando uma batalha dos cavaleiros de Atena contra os titãs do Deus Tifão.
PRÓS: É cavaleiros, e assim como eu falei no Kenshin semana passada, é um título que se vende só pelo nome. Outro ponto positivo, a pouco tempo tivemos a nova edição, Gaiden ainda está em publicação, então um relançamento dele poderia ainda pegar momento do nome em alta.
CONTRA: Diferente de Kenshin, Gigantomachia não foi publicado pela JBC, então isso traria outros problemas como ter que pegar os direitos que hoje são da Conrad e tal, e se novel já não está nos planos das editoras no normal, imagina então uma que tem toda a “burocracia” de mudar de editora.

9 comentários

  1. Se fosse pra trazer uma série ao estilo de MMO’s, acho que Overlord seria melhor que Log Horizon (até porque Overlord > Accel World > Log / SAO). É bem mais recente e uma galera iria comprar. Não sei como é a fanbase de Log Horizon porque dropei no episódio 2 e nunca mais ouvi falar…
    Já Durarara deveria ser publicado aqui, ainda mais que em Janeiro tem a terceira parte do X2, poderiam pelo menos anunciar.
    De resto Kyoukai é o unico que eu consideraria comprar já que atualmente só tem 3 volumes (alias por algum motivo tu botou do lado do nome dele que está completo em 16 volumes…?)

    Durarara > Baccano

  2. Tem vários números errados aí :v
    DRRR!! foi completo em 13 volumes. Atualmente, tem uma continuação (o SH) com 3 volumes em andamento. Acho Baccano é melhor, mas é o meu queridinho das obras do Narita. Então eu daria muito mais preferência ele de vir para cá, assim como é o meu o novel preferido mesmo sabendo que ele não chega no nível de Baccano.
    Kore Wa terminou em 18 volumes, o outro é um complicado de histórias extras. Acho importante mencionar isso. É mega non-sense, mas acho legal. Só que pelo número de volumes, até eu droparia. Muito longo pra uma novel com essa temática.
    Log Horizon já está no volume 10. Tem o meu apoio, mas acho que é mais fácil vir Overlord no lugar. Além de ter um volume a menos – e também em publicação ainda – parece que o anime deu bem mais destaque à obra do que duas temporadas inteiras de Log. Ou seja, Log parece cair no mesmo caso de azar da adaptação do mangá de Kingdom, em que a quantidade de episódios e temporadas parece não chamar a atenção do pessoal.
    Kyoukai no Kanta eu apoio totalmente. A produção da KyoAni foi divina demais. Mas, assim como Chuu2, os dois parecem ter uma publicação espaçada demais. Se a história no volume 3 for fechada, ou vão esquecer a novel ou vão considerar aquele volume como final – ou seja: tudo que vier depois daí seria prejuízo. É uma pena mesmo.
    Gigantomaquia eu conhecia. É o item mais raro de Cavaleiros junto da Enciclopédia. Quem tem os dois já pode se considerar mito dos mitos. JBC, plz. Next Dimension e Gaiden vivem em hiato. Cês sabem que Cavaleiros dá dinheiro. Pelo menos publiquem Santia Shô, pow.

Deixe um comentário

