Review #27 – O Outro Cão Que Guarda as Estrelas

20151203_223434.jpg

Quinta chegou com uma review que não é de deus. Sério, o mundo tem que ler essa obra.

O Outro Cão Que Guarda As Estrelas é uma “continuação” (ou melhor, um spin-off) de O Cão Que Guarda As Estrelas. A obra chegou em setembro pela JBC direto para livrarias e lojas especializadas.

Por que dizer que OOCQGAE (me recuso a escrever esse nome inteiro) pode ser considerado spin-off? Bom, ele serve muito mais como um extra, com histórias de pessoas direta ou indiretamente ligadas a história principal, mas sem que essas “histórias paralelas” tenham alguma influência na principal.

São duas histórias, a primeira é sobre uma mulher que encontra o irmão doente de Happy (o cão do primeiro mangá). Ela vive sozinha, e decide usar o cão como seu “cronômetro de vida”, quando o doente filhote morrer, será a sua vez. Porém a convivência com esse cão pode mudar drasticamente a vida desta solitária senhora e todos a sua volta.

Já a segunda é maior que primeira e narra a história de Tetsuo, o garoto de rua que conhecemos no outro mangá. Dessa vez nós descobrimos o passado do garoto e acompanhamos sua viagem até reencontrar seu avô. o-outro-cc3a3o-que-guarda-as-estrelas

Ao contrário de OCQGAE, em O Outro Cão temos histórias mais “animadoras” e felizes, e acho que isso “provoca” mais os sentimentos dos leitores, pois ele nos faz oscilar muito entre tristeza e felicidade na mesma medida, enquanto o outro era mais reflexivo e triste. Outro ponto que me chamou a atenção são as referências ao primeiro mangá, e isso de certo modo é triste, pois vemos os personagens desejando o melhor para o pai e o Happy, e isso nos faz lembrar de como o primeiro terminou.

Sobre o trabalho da JBC, não se tem muito o que falar, a qualidade se manteve igual ao primeiro, com orelhas, capa fosca e papel Lux Cream. O formato é o 14 x 21, e tem 176 páginas, 40 a mais que o primeiro volume, o que deixa ele beeem mais grosso.

E é justamente nessa grossura que eu vejo o único defeito do mangá. Eu sei que é meio frescura, mas a lombada é fina demais, ela é menos que a grossura da edição, e não é um problema de gráfica pois é geral, eu vi em várias lojas e diversos exemplares com o mesmo problema. Eu acho um erro tão besta e idiota, se a “grossura” do mangá é 1 cm, então a lombada tem que ter 1 cm, se é 2 cm, a lombada tem que ter 2 cm. Tão simples.

Mas isso não é nenhum fim de mundo e também não tira os méritos dessa perfeita obra (diferente do que muitos pensam). Ele é facilmente um dos melhores mangás publicados no Brasil em 2015 e, assim como o primeiro, pode ser considerado uma leitura obrigatória para quem gosta de um bom mangá.

Nota: 4,2 / 5

O mangá custa R$ 24,90 e é exclusivo para livrarias e lojas especializadas, bem fácil de encontrar.

3 comentários

  1. Sempre digo isso e repito: O Cão que Guarda as Estrelas é umas das melhores coisas que a JBC já lançou em todos os tempos! Não só pelas histórias em si, como pelo alcance delas (quantos dos seus favoritos conquistaram um público que não leia mangá? Isso mesmo, your. fave. could. never). Então quem não pegou corra atrás (e nem me venham com essa de que o mangá é caro demais que eu sei que todo mundo já comprou coisas medíocres pelo mesmo preço ou até mais caras)

  2. Já faz um bom tempo que eu quero esse, mas não vem pra minha cidade de jeito nenhum. Mas como o primeiro também demorou muito, não vou perder a esperança. Fico feliz que esse seja mais animador pois o primeiro já me fez chorar até umas horas e eu fiquei o dia inteiro querendo abraçar o meu cachorro.
    E de fato JMB, o pessoal gasta com cada coisa estúpida, ok sei que eu não devo julgar, só que todo mundo me julga por gastar com mangá e só me resta revirar os olhos. Fazer o que né.
    Acabei de ver que o novo anúncio da JBC foi Kekkai Sensen, acho que eu coloquei esse na Panini mas pelo menos um ponto tá garantido. Será que eles vão querer fechar com 40 anúncios esse ano?

    • Eu disse mais animador, e não que você não vai chorar horrores. hahahahha
      Sinceramente, chorei mais nesse do que no primeiro, talvez por ser mais feliz ele acabe nos “acertando” mais forte.
      Faltam 4 anúncios pro 40. Eu acho meio difícil, só se rolar uns 2 no ressaca e 2 de “presente de natal”, porém a Henshin vai entrar de férias, acho dificil então.

Deixe um comentário

