Comentando o Volume #39 – Naruto Gold vol. 04

NARUTO_GOLD_A04_1444745203303878SK1444745203B

Buenas pessoal, tudo certinho?

Chegamos ao quarto volume da nova edição do ninja laranja, e após aquela analise do primeiro volume (CoV 25), será que já tivemos alguma mudança significativa nessa nova edição?

Vou ser bem honesto, esse post é muito mais para não deixar o blog sem posts, mas acho que dá para analisar alguns aspectos nesse novo relançamento de Naruto, porque após 6 meses (sim, 6, pois ele é “oficialmente” de julho) os contras estão se destacando bem mais que os prós.

Vamos começar justamente sobre o fiasco (sim, essa é a melhor definição) da periodicidade. Como eu disse, Naruto é oficialmente de julho e a Panini insiste com isso, tanto que o volume 6 está no checklist deste mês. Porém ocorreram diversos atrasos desde o primeiro volume e com isso o atraso é quase de dois meses já (1 mês e algumas semanas).

Para ter uma noção, eu sou assinante e meu volume 4 chegou apenas dia 30/11, porém ele é do checklist de OUTUBRO. Até agora eu não recebi nenhuma informação do 5 (novembro) e o 6 ainda é sonho. Porém está lá no checklist, e a editora faz de conta que tudo está ok.

Esse mês tivemos o vergonhoso atraso da JBC (sim, sou bem critico com atrasos, acho que o minimo que a editora pode fazer é entregar no prazo) com Orange 2 e The Seven Deadly Sins 9, porém a editora admitiu o erro e reprogramou seu checklist, esses dois foram colocados em dezembro com seus volumes 3 e 10 mudados para janeiro.

É tão difícil a Panini fazer isso? Admite que deu errado e que em dezembro chega o 5. É menos feio do que insistir em manter o erro, teimando que “tudo está dentro do prazo” quando não está.

O outro ponto polêmico em Gold foi sua transparência, muito reclamado nos primeiros volumes.

Honestamente, vocês sabem que eu não ligo muito pra isso, ainda mais quando o preço “justifica” a qualidade, só que esse não era o caso de Gold, que custa R$ 16,90 (embora eu tenha assinado com desconto).

Eu não vi nenhum pronunciamento da Panini, mas para mim teve uma melhora no papel. Ainda está transparente, mas o primeiro estava muito pior.

Só que ainda não é o suficiente sabem, acho que para uma edição “Gold” ou “luxo”, ainda está pecando demais, e não apenas no papel, mas no todo. Lombadas tortas, o que se realça com o hotstamping, pois é bem mais fácil ver ele fora do lugar. O acabamento também está meio estranho, está “frágil” demais, na primeira leitura o mangá se “arregaça” (não pensei em palavra melhor) de uma maneira que eu preciso colocar um pouco de peso sobre ele para voltar ao normal. Sem contar que algumas páginas é necessário abrir mais para ler, e isso acaba forçando a colagem dele.

Já foram quatro edições, e na minha opinião, Naruto Gold ainda não provou a que veio. Infelizmente, não só as minhas resenhas como também a de muitos outros estão se focando apenas em questões de editora e pouco na história.

Eu posso não ser muito fã de Naruto, mas acho que ele merecia um tratamento muito melhor do que apenas “mais um mangá para vender”.

1 comentário

  1. Eu particularmente senti uma mudança no papel de Naruto Gold 4, pensei até que tinha sido coisa da minha cabeça mas parece que não foi só eu que tive essa impressão. Na verdade até mesmo em alguns mangás da JBC eu percebi uma melhora no papel, espero que seja verdade e não coisa da minha imaginação. Na minha opinião Naruto devia ter sido lançado parecido com Planetes, afinal, é um mangá que possuí uma base de fãs gigante e é uma obra que merecia um tratamento especial.

    Quanto aos atrasos, até que é normal e a JBC ao menos viu que errou enquanto a Panini persiste sempre no mesmo erro, espero que agora em 2016 a Panini se planeje melhor com os mangás que estão por vir, principalmente com Vagabond que é um caso delicado.

Deixe um comentário

