Comentando o Volume #40 – Terra Formars vol. 05

TERRA_FORMARS_A5_1446646176353874SK1446646176B

Boa quarta-feira meus amigos leitores, natal se aproximando aos poucos e aqui nós vamos seguindo com os posts agendados. 😛

Hoje vou falar de um dos mangás que mais me surpreendeu nesse ano. Sério mesmo, eu até tinha uma noção do “poder” de T4M, mas está sendo melhor do que o esperado, o que está me preocupando demais.

Antes de mais nada, eu vou tentar evitar, porém essa resenha corre o risco de ter alguns SPOILERS, pois vai ser meio difícil explicar sem exemplos. Então cuidado. 😀

Chegamos ao 5º volume do mangá e ele tem mantido um ritmo alucinante desde o primeiro, com ótimas cenas de batalhas e personagens cativantes, e sem medo nenhum de “sacrificar” eles. Isso é muito bom, porém T4M sofre de um problema sério em mangás, que é o “prazo de validade”.

E pior, esse mangá sofre com 3 tipos diferente: “Localização”, “Personagens” e “Tempo”. Explico:

O primeiro é a localização, essa obra se passa em Marte e não na Terra, ou seja, não é só dobrar a esquina e encontrar um guerreiro salvador. Isso já nos remete ao segundo ponto, existe um número definido de personagens na série, e por ser em Marte, não tem como acrescentar novos, são aqueles que estão ali e acabou.

Por fim temos o que talvez esteja mais sobre controle, o tempo. Vão levar 40 dias para o resgate chegar até o planeta, ou seja, o autor precisa conseguir jogar sua série dentro desse “prazo”.

O que ele tem feito muito bem. A primeira decisão acertada dele foi dividir as equipes, assim ocorrem diversas batalhas ao mesmo tempo, o que rende diversos combates ao mesmo tempo. Estamos no 5º volume e ainda não se passou a primeira noite. “Ah Haag, mas isso é pra espichar”, pode até ser, mas diferente de Naruto e One Piece, aqui não está forçado. Em cada volume é praticamente um equipe lutando e com isso a série vai crescendo e sem que o tempo se passe, principalmente com o seu ritmo alucinante.

Só que é justamente esse ritmo que preocupa, já estamos no volume 5 e tivemos diversas mortes de personagens, até mesmo de personagens considerados “fodas” na série. E com isso voltamos aos problemas 1 e 2, pois não dá para apenas “substituir” personagens. Nesse ritmo pesado e veloz, em breve vão ser poucos os personagens vivos, e aqui entra meu medo, porque vai chegar uma hora em que o autor vai puxar o freio de mão de uma maneira forte, mas tão forte, que pode acabar mudando completamente a pegada que conquistou os leitores.

Mas enquanto isso não acontece, Terra Formars vai seguindo seu ritmo louco e alucinante, com “pouca” história (por enquanto) e muita luta, mas com um mistério profundo sendo criado aos poucos, além de poderes bem interessante e personagens cativantes. É uma série foda para quem gosta de um bom shonen de batalhas (ou seinen nesse caso).

E as capas então….

Anúncios

4 comentários

  1. Terra Formars pode (se o autor quiser e Weekly Young Jump deixar) acabar com todo mundo morrendo antes mesmo dos 40 dias,eles podem morrer no trigésimo nono dia,no segundo,no quinto,etc.Dropei TF porque tem muita coisa boa e também desnecessária.Tipo,você lê um balão gigante sobre o poder do personagem X,na outra página ele morre

  2. Eu leio TF por scan (mas compro também ok) e se eu fosse explicar esses 3 pontos que você falou, meio que daria spoilers, mas vou tentar sem dar nenhum além desses 5 volumes que já foram lançados aqui.
    Sobre a localização, realmente, eles dependem uns dos outros ou de possíveis pessoas que virão da terra quando chegar os 40 dias. Vimos nesse volume que o Adolf é o 2º lugar no MARS Ranking, não se esqueça que ainda tem alguém mais forte que ele por aí pra ser o “herói”. E tem muitas pessoas fortes ainda vivas, que não vão morrer fácil assim.
    Já os personagens, mais vão ser adicionados. Agora no volume 6 ou 7, vamos começar a ver sobre a politica de TF, com os representantes de cada país discutindo o que deverá ser feito e com suas próprias ambições. Inclusive vem um plot twist nesses próximos volumes que não apareceu nessa primeira temporada do anime.
    Outra coisa também é que até agora a maioria dos personagens tem morrido porque ninguém sabia que as baratas também tinham feito a cirurgia bugs. Foi o efeito surpresa delas. Com a forma que a história vai seguir, o ritmo de personagens morrendo vai cair.
    E, bom, esse primeiro dia foi bem caótico justamente por causa das baratas tentarem pegar todos de surpresa, mas nem todos vão ser assim, obviamente.
    Só digo pra vocês continuarem lendo se gostaram. TF é sensacional e a cada volume ele vai ficar mais e mais porra-louca.
    Aliás, só quero deixar aqui a minha indignação com a Isabela, que era a única brasileira de TF e conseguiu sobreviver exatas 3 páginas nesse 5º volume.

  3. Esse volume pode ser definido em uma palavra: ÉPICO. O Adolf é um baita personagem. Como dropei faz tempo TF nos scans, não sei o que acontece daqui em diante. Mas a minha teoria é que ele ainda não morreu, que algo em seu gene o salvou de sua morte, e que ele voltará a aparecer em breve. Mas enquanto isso não acontece, temos outros eventos paralelos que, como você mesmo disse, continuará a nos contar dos dias restantes em Marte. A noite é muito mais violenta que o dia e cada vez mais o nível vai subindo, chega a ser brutal o up que o autor dá nas baratas de uma hora para a outra. Não sei como ele vai conseguir segurar ou seguir o ritmo, mas espero que faça-o bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s