Comentando o Volume #43 – Parasyte vol. 5

PARASYTE_A05_1451395494544411SK1451395494B

Bom dia galerinha, chegamos na sexta-feira.

Vocês devem se lembrar que o post 100 do blog foi sobre o volume 1 da obra. Agora, 80 posts depois e em seu 5º volume, o que será que mudou naquela primeira impressão?

Algumas reviravoltas interessantes já aconteceram na série nessa sua primeira metade, e aqui já vou abrir o primeiro ponto dessa analise: foram muitas mudanças para apenas 5 volumes. Quem lê vários mangás já deve ter se acostumado a ver histórias que não tem grandes mudanças em um curto período, alguns até tem 1 ou 2 arcos em cinco volumes, muitos nem isso tem.

Mas Parasyte mudou num ritmo alucinante nesses volumes. Não sei se podemos chamar cada mudança de arco, mas podemos apontar uns 4 ou 5 momentos em que a história sofreu um impacto que mudou completamente o seu rumo. Desde lutas até mortes inesperadas.

E aqui já vem o segundo ponto a se destacar, eu sou o tipo de leitor que gosta de um pouco mais de “seriedade”, por isso que gosto de obras como Berserk, Zetman e 20thCB, obras onde o protagonista até pode se dar bem, mas não sem se ferrar muito. Na verdade, não é nem questão do “se ferrar”, é mais aquele ponto de que a realidade é que nem sempre tudo sai perfeito ou vai ter um jutsu/esferas para ressuscitar os companheiros mortos. Parasyte nos traz isso, não vou dar spoiler, mas já tivemos duas mortes bem inesperadas (principalmente nesse volume) e que meu ver foram importantes para a evolução do personagem, e eu gosto muito disso.

E a evolução do Shinichi é o terceiro ponto a se destacar aqui. Estou gostando das mudanças que o personagem vem sofrendo ao longo dos volumes, e não foi algo tão forçado para a proposta da série. Está sendo interessante ver aos poucos ele perdendo o lado humano e ficando cada vez mais parasita, eu diria até mais parasita do que o próprio Miggy.

Esse volume 5 marcou exatamente onde eu parei de assistir o anime, mas já consegui notar que vai rolar uma questão mais politica agora, com alguns parasitas tentando conviver disfarçados em meio a população, um tipo de abordagem que eu também acho muito interessante, que vai além daquela questão de “monstro é mal e sai matando todo mundo”.

Alguns comentários rápidos sobre a JBC para fechar o post.

Eu sou assinante, então o meu mangá vem embalado e protegido, mas tenho visto muitas pessoas reclamando que ele foi pras bancas sem plástico de proteção. Esse é o tipo de reclamação que eu acho meio besta em maioria dos caso, porém em Parasyte nós temos a capa fosca que é sempre sensível. Eu já vi na loja da Jambo alguns que estavam riscados ou manchados do pessoal manusear, e olha que a Jambo é super cuidadosa, imaginem então as bancas de revistas que apenas colocam nas prateleiras sem muita atenção. Acho que foi mancada da editor nesse caso.

O papel é aquilo que eu comentei no primeiro CoV, para mim ele está tranquilo e o acabamento da obra está muito bonito. E sim, eu sou um dos poucos que está gostando das capas, ontem mesmo eu estava reparando nelas e estão formando uma paleta de cores bem bacana, começou no vermelho, foi rosa, lilás, roxo e agora azul, se seguir essa lógica, chuto que a do 6 vai ser ou um azul claro ou verde, para lá no 10 terminar possivelmente num branco. Vamos ver se acerto. 😛

Bom, quem é de fase 1, Parasyte 5 chegou nas bancas começo de janeiro. Quem é de fase 2, o segundo volume começou a ser distribuído dia 15. O preço de capa é R$ 16,90 e a série está valendo muito a pena.

Provavelmente ainda role mais um CoV antes da resenha final. Quem sabe. 😀

4 comentários

  1. Bom, sou suspeito pra falar de Parasyte, mas é um título que prende demais sua atenção. E uma coisa muito importante que devo salientar: diferente da maior parte dos outros títulos, o nível da história não decai nem um pouco. Pelo contrário, só faz aumentar, assim como a tensão.
    E o fato de ter assistido o anime não diminuiu nem um pouco o prazer de estar lendo o mangá. Sério, é como se eu estivesse lendo uma história nova. Isso prova como ambas as mídias (animação e mangá) tiveram uma alto nível de excelência em suas respectivas produções, cada uma com suas particularidades BEM particulares ^^.

    • Mas acho que esse é um ponto que se assemelha a Berserk e Zetman. São obras que não servem para todos, pois possuem cenas pesadas e fortes demais. Porém não da para dizer que não são mangás que valem muito a pena. Acho que Parasyte, agora mais recente Éden e no futuro Akira são obra que estão nessa categoria sabe.

      Já o traço, eu curto demais o traço, e o mangá é de 1988, não tem o que se fazer sobre isso (ou seja, não é retro, ele é atual na época dele).

      • Eu já acho que o traço tem que combinar com a obra! Independente de parecer datado ou não. No caso de Parasyte ele é perfeito pra obra.
        Você pára pra pensar em mangás como JoJo, Rokudenashi Blues, Crows, GTO e não consegue ve-los com o traço de Bleach ou Blue Exorcist.

        Um dos exemplos mais atuais de que i traço tem que combinar com a obra é Beelzebub, que têm um traço mais “retrô” por conta do tema de delinquentes juvenis. O traço de Beel é perfeito pra obra! Se fosse outro, talvez não ficasse tão bom!

        Além disso o que dizer de Isobe Isobe? Ou dos personagens mau encarados do Shohoku? Conseguem imaginar Slam Dunk com outro traço?

Deixe um comentário

