Melhores do Mercado #06 – Resultados Melhores do Ano 2015

iTADAKIMASU

Enfim chegamos ao resultado da nossa eleição dos melhores do ano, estão vestindo seus trajes de gala (ou trages como saiu em em T4M)?

Ao todo tivemos 87 títulos publicados em 2015, e após 3 votações chegamos aos vencedores de cada uma das categorias. Como eu já tinha avisado, vou colocar apenas os três primeiros de cada categoria, para lembrar todos que concorriam, basta clicar aqui. Em algumas categorias eu fiquei em dúvida se o pessoal entendeu ou não a proposta, ou talvez se não se confundiram na hora de votar.

Além de mostrar os três vencedores escolhidos por vocês, vou colocar também os três escolhidos pela equipe Itadakimasu (composta apenas por mim) ao longo do ano. Também não vou seguir a ordem das votações, vou começar pelas categorias “menos importantes” até terminar na principal.

Então sem mais delongas, hora de divulgar os resultados:

MELHOR EXTRA/CONTINUAÇÃO DE 2015.

Votação dos Leitores

ONE_PIECE_BLUE

Vencedor 2015:  One Piece: Blue   26,36 %
2º Lugar:  Naruto: O Livro Secreto da Batalha   25,45%
3º Lugar:  Rurouni Kenshin: A Sakabatou de Yahiko   20,91%

Escolha do Blog

O_OUTRO_CAO_QUE_GUARDA_AS_ESTR_1440904526524474SK1440904526B

Vencedor 2015:  O Outro Cão Que Guarda as Estrelas
2º Lugar:  Ataque dos Titãs: Sem Arrependimentos
3º Lugar:  Puella Magi Madoka Magica: The Different Story

Nem pensei muito sobre qual foi o melhor Extra/Continuação do ano, O Outro Cão Sobrou para mim. A obra manteve a mesma qualidade, tanto em edição quanto em história. É triste e alegre ao mesmo tempo, o tipo de obra que todos devem ler.

MELHOR RELANÇAMENTO DE 2015.

Votação dos Leitores

NARUTO_GOLD_A1_1436815961303761SK1436815961B

Vencedor 2015:  Naruto Gold   37,63%
2º Lugar:  Rurouni Kenshin: A Sakabatou de Yahiko   26,88%
3º Lugar:  Éden: it’s an Endless World   21,51%

Escolha do Blog

éden

Vencedor 2015:  Éden: it’s an Endless World
2º Lugar:  Hellsing
3º Lugar:  Blade: A Lâmina do Imortal

Éden foi na minha opinião o melhor relançamento de 2015, um pouco pelo peso de ter sido um título cancelado por outra editora, muito por ser antigo e ter uma história incrível. Também pesou o trabalho da JBC, eu gostei muito dessa edição BIG.

LANÇAMENTO MAIS IMPACTANTE DE 2015.

Votação dos Leitores

LIMIT_A1_1436301675299518SK1436301675B

Vencedor 2015:  Limit   27,43 %
2º Lugar:  Planetes   14,16%
3º Lugar:  Éden: it’s an Endless World   10,62%

Escolha do Blog

NO_GAME_NO_LIFE_A1

Vencedor 2015:  No Game No Life (novel)
2º Lugar:  Planetes
3º Lugar:  Aoharaido

Essa é uma categoria que eu tenho dúvida se o pessoal entendeu a proposta de “Lançamento Impactante”. Bom, na minha opinião, No Game No Life foi o mais impactante, pois acho que foi um “gatilho” para mostrar que podemos ter novels para o Brasil, claro, nós já tinhamos algumas, mas acho que o impacto de NGNL foi maior por causa do anime recente e toda a propaganda da NewPOP.

MELHOR QUALIDADE DE 2015.

Votação dos Leitores

all-you-new

Vencedor 2015:  All You Need Is Kill: Edição Especial   27,36 %
2º Lugar:  Planetes   25,47%
3º Lugar:  Limit   10,38%

Escolha do Blog

PLANETES_1431539851449975SK1431539851B

Vencedor 2015:  Planetes
2º Lugar:  5 Centímetros por Segundo
3º Lugar:  O Outro Cão Que Guarda As Estrelas

Pensei seriamente em colocar 5cm/s como primeiro, mas pensando bem, achei Planetes mais “importante”, ele mostrou que é possível algo realmente bom e acessível, tanto que temos agora mais mangás assim. Outro ponto que pesou foram as páginas coloridas, eu achei as de Planetes, impressas no offset mesmo, lindíssimas.

MELHOR SURPRESA DE 2015.

Votação dos Leitores

LIMIT_A1_1436301675299518SK1436301675B

Vencedor 2015:  Limit   28,57 %
2º Lugar:  Planetes   11,43%
3º Lugar:  Orange   10,48%

Escolha do Blog

LIMIT_A1_1436301675299518SK1436301675B

Vencedor 2015:  Limit
2º Lugar:  5 Centímetros por Segundo
3º Lugar:  After School of The Earth

Não poderia ser outro, e acho que é a única posição em que concordamos. Limit foi o mangá mais surpreendente de 2015, realmente eu não dava nada por ele e me conquistou demais.

MAIOR DECEPÇÃO DE 2015.

Votação dos Leitores

GP

Vencedor 2015:  Gangsta. – Parasyte  18,94%
2º Lugar:  Terra Formars   16,67%
3º Lugar:  Ageha   12,12%

Escolha do Blog

RUROUNI_KENSHIN_ESPECIAL_1436535194118369SK1436535194B

Vencedor 2015:  Rurouni Kenshin: A Sakabatou de Yahiko
2º Lugar:  Kill La Kill
3º Lugar:  Naruto Gold

Nunca pensei que veria algo relacionado a Kenshin ser minha maior decepção, mas foi. Sério, o que a JBC fez com A Sakabatou foi vergonhoso, 40 páginas por R$ 9,90? Foi 1/4 de um tanko normal só R$ 4,00 mais barato que foi a série, é muito desproporcional, me senti com orelhas de burro quando o cara da banca disse “Tu vai mesmo pagar 10 reais nisso aqui?”.

MELHOR OBRA DE 2015.

Votação dos Leitores

LIMIT_A1_1436301675299518SK1436301675B

Vencedor 2015:  Limit   31,29%
2º Lugar:  Orange  16,33%
3º Lugar:  Planetes   11,56%

Escolha do Blog

EDEN_A1_1436535572133120SK1436535572B

Vencedor 2015:  Éden: it’s an Endless World
2º Lugar:  5 Centímetros por Segundo
3º Lugar:  Orange

Éden foi perfeito pra mim, uma série apaixonante, uma arte incrível, uma qualidade foda. Tudo em Éden é demais, dá um prazer de ler e ter na estante. Por isso para mim, Éden foi a melhor obra de 2015.


Bom, essa foi nossa primeira votação de Melhores do Ano.

Pela votação, Limit foi o maior vencedor de 2015, levando 3 prêmios (Melhor Obra, Melhor Surpresa, Lançamento Impactante), em compensação Planetes não levou nada, mesmo tendo sobrado no primeiro semestre.

E então, o que acharam do resultado? Algum dos seus favoritos venceu? Alguém vai ter que se aposentar da internet?

Já comecei a preparar a do primeiro semestre, algumas categorias vão sair e outras novas vão entrar. Se vocês tiverem alguma sugestão para as próximas eleições, fiquem a vontade para sugerir. o/

Até a próxima.

14 comentários

  1. Naruto Gold como melhor relançamento, Parasyte e Gangsta como decepção… Pô galera, eu é que estou decepcionado com vocês 😛
    Só acho que deveria ter “prêmio” de Pior Obra (que é diferente de maior decepção) só pra gerar mais desavenças entre os leitores, mwahahahahaha.

  2. O cara da banca não queria vender o peixe dele sendo honesto assim? Pow, deixa o cara comprar o negócio supervalorizado dele XD. Eu lembrei até de uma situação engraçada: quando eu voltei de viagem e precisei comprar todos os mangás atrasados em uma única banca. Foram tipo uns 12 títulos. Juro que achei que o cara fosse pensar que eu ia levar tudo e sair correndo. Mas acho que a surpresa maior dele deve ter sido quanto gastei depois… ééé. Bancas são divertidas.

    Achei uma lista normal, exceto pela maior decepção. Gente, tanta coisa ruim saindo aí e vocês me botam Gangsta e Parasyte. Tá, admito que Gangsta não tem a melhor narrativa do mundo e nem mesmo a mais original, mas não acho que ele mereça estar aí. A menos que seja pela qualidade do material. Que eu admito, não começou sendo a melhor, mas agora estabilizou. E refazendo a votação, achei isso fosse ser levado em consideração pelos votantes. Mas fazer o quê? Agora Parasyte não desculpo, mangá e material excelentes, um puta arrependimento de ter deixado passar pela falta de dinheiro na hora (junto a Hellsing).

  3. O resultado de uma pesquisa sempre vai ser o senso comum, e foi exatamente isso o que aconteceu, Naruto e One Piece estão ali pra provar isso.

    Melhor extra: O outro cão, disparado. OP é minha série favorita, mas não acho que Blue tenha sido a melhor dentre todos.

    Relançamento: Fiquei na dúvida entre Éden (por tudo que o título representa) e Blade, mas como eu torcia muito tempo pelo relançamento de Blade, fico com ele.

    Lançamento mais impactante, melhor qualidade e maior surpresa, na minha opinião, todos ficam com Planetes. Impactante porque uma obra de astronauta no mercado brasileiro (?), sem comentários. Qualidade, porque está impecável, praticamente um marco no nosso mercado e surpresa porque em quatro volumes, tem mais história que em muito mangá com 20 volumes.

    Decepção: Se não tivesse sido lançado Naruto Gold, com certeza seria A Sakabatou de Yahiko, que já comentei diversas vezes como considero absurdo o que foi feito pela JBC, mas beleza, é apenas um, eu disse, UM volume, extra ainda por cima. Agora nós temos uma série super aclamada, principalmente no Brasil, que já vendeu horrores, praticamente duas coleções de 72 volumes completas (Clássica e Pocket), que merecia um tratamento digno de ser chamado de edição definitiva ou simplesmente de “Gold”, com alguns mimos, bem caprichada, com extras, etc e etc.
    Só que não. Eu não tenho os 20 primeiros volumes de Naruto, tenho do 21 em diante. Na época do lançamento, pensei que seria uma boa me desfazer da anterior e começar a comprar, mas como já estou meio calejado de Panini, aguardei pra ver alguns reviews e simplesmente consegui me decepcionar mais ainda. Prefiro correr atrás dos 20 primeiro em grupos do Face, do que investir nessa tentativa de edição de luxo. Lamentável!

    E por fim, melhor obra: Éden, com certeza. Comentei que gosto mais de Blade, mas em termos de peso no mercado e história Éden é superior. Melhor obra.

Deixe um comentário

