Review #41 – Sword Art Online – Aincrad

wp-1458742889809.jpg

Sabem meu amigos e amigas, tem coisas que eu realmente não entendo porque aconteceram ou foram feitas de tal forma. E essa review é sobre uma dessas coisas.

Sword Art Online: Aincrad é um mangá em dois volumes baseado na primeira fase da famosa série de light novels Sword Art Online, caso você conheça SAO apenas pelo animê, seria referente aos episódios 1 ao 14 da primeira temporada.

Se me perguntarem se eu gosto ou não se SAO, minha resposta vai ser “sim, eu gosto”. Óbvio que não acho que seja a melhor obra do mundo ou o animê mais foda de todos os tempos, mas eu gosto ao ponto de ver mais de uma vez quando estou sem ter o que fazer. E esse foi o motivo para ter comprado o mangá quando a Panini anunciou ele.

Mas vamos por partes.
SWORD_ART_ONLINE_AINCRAD_A01
Para que não conhece, Sword Arte Online: Aincrad conta a história de Kirito, um garoto preso dentro de um jogo de realidade virtual chamado Sword Art Online, e pior, onde eles podem morrer de verdade. A única forma de conseguir voltar ao mundo real é completando o jogo, porém que vai querer arriscar sua vida nesse desafio?

Como eu disse antes, eu gosto de SAO, principalmente nessa fase de Aincrad onde temos toda a questão da morte presente aos personagens. Então nesse quesito nós não deveriamos ter nenhum problema, certo? Errado.

O mangá conta a história, porém de uma forma confusa e embaralhada, ele já começa pelo meio da trama e ai volta no tempo para tentar explicar algumas coisas, elimina outros fatos e muda alguns pontos.

Ai alguém vai me dizer “Ah Haag, mas ele só tem dois volumes, precisou resumir.“. E esse é o ponto 1 desse mangá: Porque fazer dessa forma? Para que apenas dois volumes de uma história que poderia ter fácil 3 ou 4 volumes? Ok, sei que é uma adaptação apenas e que o original é a novel, mas mesmo assim, vendo agora o trabalho de Fairy Dance eu percebi que sim, era possível Aincrad ter sido feito melhor pela editora japonesa.

Mas não se enganem em pensar que o único defeito dessa série é apenas a história corrida e espremida em dois volumes, ah não, tem coisa pior: a arte. Meu deus do céu, eu já vi artes feias como Elfen Lied e Fate/Stay Night, mas disparado a pior da minha coleção é em Aincrad, chega a ser vergonhoso de tão ridícula (olhem essa capa do volume 2).SWORD_ART_ONLINE_AINCRAD_A02

Falta expressão nos personagens, os olhos em maioria das cenas são vazios. Corpos são básicos e sem grandes detalhes e trabalho. Mas o pior são as cenas de lutas e movimentos, maioria delas não é possível entender bulhufas do que está acontecendo, é um momento de riscos e quadros aleatórios se amontando em páginas duplas, sério, tem uma página dupla com 6 quadros sobrepostos numa cena principal, eu não fazia ideia de por onde começar a olhar aquela página para fazer algum sentido.

Dei uma pesquisada rápida e as artes das novels são boas, a arte do animê era boa e até mesmo a de Fairy Dance é mais próxima ao original. Então porque fazer esse assim? Realmente não encontrei nenhuma explicação.

Então o mangá de Sword Art Online: Aincrad é ruim? Sim, e muito, ainda mais se for comparar com o de Fairy Dance como farei amanhã.

Não vale a pena ser comprado? Bom, aqui já muda o contexto e a minha resposta vira “depende”.

Realmente ele é muito ruim, porém se você gosta de SAO ou quer ter as outras fases, ele é necessário, pois muita coisa depende de acontecimentos dessa fase. E com apenas dois volumes, fica mais fácil de “engolir”.

Nota: 2,7 / 5

Sobre o trabalho da Panini não tem o que falar, foi um mangá comum, padrão Panini mesmo. Os mangás da editora são tão “mais do mesmo” em material que não tem o que se destacar nesse caso.

Amanhã farei a resenha de Fairy Dance, e ai ficará ainda mais nítido o quanto Aincrad foi ruim.

Até amanhã.

4 comentários

  1. Eu nunca assisti nem li SAO e não tenho a menor vontade de fazer isso. Tenho duas temporadas do anime e nunca tomo coragem pra assistir, tem sempre algo mais interessante na frente.
    Sinceramente nem SAO, nem EL, nem NGNL, nunca me chamaram a atenção, e depois de posts como esse, que eu já vi em outros sites também, vai demorar um pouquinho mais ainda pra eu ver/ler.

Deixe um comentário

