Comentando o Volume #53 – No Game No Life vol. 5 (novel)

NO_GAME_NO_LIFE_5_1449599505402207SK1449599505B

Eu tenho pena de quem está esperando pelo mangá…

Chegamos em mais um CoV sobre a novel de NGNL, e é interessante comentar essa série porque é a única que estou fazendo isso em todos os volumes (embora o fato de ser bi/trimestral ajuda). O que vocês acham disso? Querem que alguma outra série ganhe CoV em todos volumes?

Lembrando sempre, que por comentar todos os volumes, spoilers podem rolar. Se quiserem evitar, pulem direto para a linha, onde irei falar da qualidade física e do trabalho da editora.

Voltando ao foco principal: QUE VOLUME!!!
Acho que o melhor de No Game No Life até agora em todos os aspectos possíveis, mas vamos começar pela história.

Após aquele cansativo volume 4 e toda a questão do plano das Seirens e Dampires, a reviravolta no final nos fez querer logo o quinto para ver o que aconteceria e não decepcionou.

O mangá já começa interessante mostrando que Chrammy e a Fiel (que no último eu comentei que tinha sentido a falta) estão tentando “desestabilizar” o reino dos elfos “por dentro”. Foi bacana pois mostrou que elas não estão tão de lado quanto se pensava.

Na linha principal, vemos Sora e Shiro indo para Avant Heim com a justificativa de tentar descobrir mais sobre as Seirens, mas acabam se envolvendo num jogo com as Flügels.

E aqui temos o que mais me conquistou nesse volume, porque acho que foi a primeira vez que tivemos uma história mais “séria” e encorpada na série. Até então, tinha um pouco de questões de politica e tal, mas muito mais focado nos jogos e blefes, não se desenvolvia muito além das disputas e piadinhas. Nesse volume 5 já é diferente, vemos que a questão é mais séria, tem todo um sentimento e tensão no ar, é meio complicado descrever a sensação, mas nós sentimos que tudo aquilo que está acontecendo tem algo a mais, algo muito mais importante e conclusivo para todos envolvidos, e isso nos prende, atiça nossa curiosidade de uma forma que NGNL não fazia.

Após o ótimo desfecho desse “arco” de Avant Heim, eu fui surpreendido com o desfecho também da história das Seirens, e aqui me decepcionei um pouco pois foi muito rápido, foi questão de um capítulos (em torno de 70 páginas) para finalizar toda aquela história do quarto volume. Realmente deu a impressão de que aquilo não era nada importante, apenas uma ponte para a boa história de Avant Heim.

O final do volume me fez pensar em algo que eu já vinha pensando a um tempo: como o pessoal subestima o Sora. Além dele próprio (que tem uma baixa auto-estima), todos os outros parecem ver apenas a Shiro como “um gênio”, enquanto Sora é visto como um “esforçado”, que busca se manter no nível da irmã. Só que eu não vejo isso, pra mim Sora é o grande gênio dos irmãos, claro que a Shiro é um prodígio, mas eu sinto que tudo é por Sora, ele é o personagem “confiável”, aquele que resolve, quando se está no aperto ou a situação está tensa, são as palavras dele que resolvem tudo. E nesse volume é interessante ver que ele é meio subestimado pelos outros.

——————————

Bom, fim de onde pode rolar spoilers, vamos falar um pouco da qualidade da NewPOP.

FINALMENTE tivemos um trabalho decente.

No CoV de Fate eu disse que ia desistir das novels da NewPOP, porém o Kyon me falou para dar mais uma chance que ia melhor, e realmente melhorou. Foi 99% impecável a revisão desse volume, sério, só fui encontrar três errinhos bestas na reta final e não era nada de grande relevância, erros que ainda ficam dentro do “aceitável”.

Um ponto que me chamou a atenção foi uma transparência um pouco mais forte em páginas com imagens. Até comparei com edições mais antigas e realmente nesse volume ficou um pouco mais forte do que o normal. Nenhum fim de mundo, mas, é sempre bom abrir o olho.

Por fim, até comentei com um amigo no Facebook, teve um momento em que eu não entendi a opção da NewPOP pela tradução de um termo. Explico:

Em certo momento da história, o Sora toma uma atitude e diz que tomou aquela decisão por três motivos, dois deles sérios e o terceiro uma piada. A frase dita por ele foi É uma decisão do portão de pedra do destino“, eu não entendi a piada, mas como ela tinha o sinal ¹, fui ao fim da página para ver o que era a referência. Nela estava escrito “no original foi usado o termo (frase em japonês que eu não lembro), a escolha de Steins;Gate, da visual novel de ficção científica“.

E pior, do lado tinha uma imagem com o Sora imitando o Okabe, com direito até mesmo as engrenagens que aparecem em Steins;Gate.

Isso tudo me fez pensar porque a editora optou por colocar “É uma decisão do portão de pedra do destino” ao invés de simplesmente botar o original “É uma escolha de Steins;Gate”. Primeiro que Steins;Gate está longe de ser uma obra que o pessoal não entenderia a piada, e segundo que já tivemos várias outras referências de obras que são muito mais desconhecidas no Brasil.

Poderia ser por contrato, mas como tem tanto o original nas referências de rodapé, quanto também a imagem imitando, fica um pouco difícil entender essa opção da NewPOP.

O fato é que esse volume de No Game No Life fez valer a pena toda a insistência e confiança na NewPOP. Espero que a editora mantenha a qualidade e que a história apenas melhore.

E como eu disse no começo, tenho pena de quem está esperando o mangá e perdendo essa boa novel.

4 comentários

  1. Eu tambem achei esse o melhor volume de NGNL, ATENÇÃO SPOILERS para mim este volume foi o mais filosófico de todos, a introdução da novel foi muito boa falando de como somos todos marionetes que são controladas pela sociedade mesmo achando que somos livres e querendo ser livres, depois mostrando as Flügels que quando o mestre delas morre elas “deixam de ser marionetes” mas não sabem oque fazer com a liberdade mesmo sendo um dos seres mais fortes do mundo que podem se teletransportar e voar (elas podem levar o conceito de liberdade para outro nivel), não sei oque o autor quis passar com isso talvez que as pessoas precisem achar que são livres mas serem controladas (minha opinião, não sou bom em filosófia), tambem gostei do plot twist do final com o Plam, eu achava que ele já era carta fora do baralho mas ele quase fode com o Sora e a Shiro isso me faz ficar prestando mais atenção nas raças que já são aliados deles FIM SPOILERS. Agora é só esperar pelo o volume 6 que pelo visto vai ser o TET contando sobre o Primeiro Rei dos Imanitys (pelo menos eu acho, baseado nas imagens do proximo volume) se for isso vai ser bom para saber como a humanidade conquistou tanto territorio depois da guerra e como ela foi perdendo quase tudo.

  2. Eu ainda não comecei a ler No Game No Life, to com os dois primeiros volumes, quando outras leituras acabarem vou começar essa


    Totalmente off:

    No post sobre Kazumi, NewPOP disse que o próximo título Madoka que eles pretendem publicar é o Homura Revenge

Deixe um comentário

