O Que Poderia Ser Publicado No Brasil? #06

abara_wallpaper_by_siliconlifeform-d2yrlm6

Boa quinta meus amigos leitores, está chegando hoje um daqueles modelos de post que estava mais sumido que hiato da Panini.

Quem não lembra (afinal, o último foi em novembro), O Que Poderia Ser Publicado No Brasil, ou apenas OQPSPNB, é um post onde eu escolho um tema aleatório e sugiro 5 títulos que poderiam vir para o Brasil e mais 1 que poderia ser relançado pelas editoras.

Após pensar muito (sério, eu queria voltar essa coluna, mas não tinha ideias), cheguei a um tema interessante: MANGÁS DE AUTORES QUE JÁ FORAM LANÇADOS NO BRASIL.

Tem muitos autores com várias obras boas, muitos que tem mais de uma obra no Brasil, como o Obata, Togashi, Miura e o Katsura. Claro, vou evitar os mais óbvios e pedidos como Akira Toriyama, Naoki Urasawa e CLAMP.

Espero que vocês gostem da lista, e se quiserem me ajudar, sugiram temas para os próximos OQPSPNB (e até mesmo para o Top10).

WANTED! – Volume Único
2783
AUTOR (a): Eiichiro Oda
OUTRA OBRA: One Piece (Panini)
PORQUÊ?: Vamos começar chutando a porta. É do Oda, simples. O mangá em volume único é uma compilação de várias histórias curtas escritas pelo Oda antes de One Piece, é algo bem próximo ao que tivemos em Mashima-En. Entre os extras, tem até mesmo uma versão de Romance Dawn, que depois originaria a grande história dos piratas. Eu já li online e é divertido, por ser apenas 1 volume, isso talvez motivaria o pessoal a comprar, e outra, se o rótulo de “Do mesmo autor de One Piece” não vender, eu não sei mais o que venderia.

 STROBE EDGE – Completo com 10 volumes
Strobe_Edge
AUTOR (a): Io Sakisaka
OUTRA OBRA: Aoharaido (Panini)
PORQUÊ?: Ok, esse pode ser talvez o título mais “discutivel” da minha lista, mas Strobe Edge poderia não só aproveitar o bom momento dos shoujos no Brasil, como também usar o nome de Aoharaido para se promover, e convenhamos, muito do atual momento dos shoujos é graças ao hype de Aoharaido. Não li a obra, mas conheço muita gente que considera Strobe Edge muito melhor do que o irmão mais “famoso”.

GOTH – Volume Único
Sem título
AUTOR (a): Otsu-Ichi
OUTRA OBRA: Só Você Pode Ouvir (JBC) e Feridas (JBC)
PORQUÊ?: Não gente, não é do desenhista de Another e sim do escritor de Só Você Pode Ouvir e de Feridas, tanto que o ilustrador de Goth é outra pessoa. Voltando a obra, o mangá é um suspense meio pesado, mas bem interessante. Por ser volume único e ter uma pegada meio “dark”, eu acho que se daria muito bem nessa nova leva de títulos que a JBC está anunciando. Uma curiosidade com Goth: em Só Você Pode Ouvir, tem a cena em que a garota vai na livraria e pega uma revista, a página que ela abre é uma cena de Goth.

BESTIARIUS – Completo em 3 volumes.
141557
AUTOR (a): Masasumi Kakizaki
OUTRA OBRA: Green Blood (JBC) e Hideout! (Panini)
PORQUÊ?: Esse mangá é muito pedido pelo pessoal no perfil da JBC, e sinceramente, ainda não sei porque não foi lançado no Brasil até agora. Tanto Green Blood quanto Hideout! foram super bem recebidos, com direito até a reimpressões. A arte do Masasumi é um espetáculo a parte, e em Bestiarius, que é uma obra mais “fantasia” que as outras duas, isso fica bem mais evidente e interessante. Outro ponto positivo é que está completo e tem apenas 3 volumes. Sério, porque não trazer?

 STEAMBOY – Completo em 2 volumes.
1918115_531381937068739_4950542065475264725_n
AUTOR (a): Katsuhiro Otomo
OUTRA OBRA: Akira (Globo/JBC)
PORQUÊ?: Tem o roteiro do Otomo, isso por si só já é uma ótima justificativa. Com a demora nas questões de Akira, a JBC poderia pensar seriamente em Steamboy como um “pré-aquecimento” para a obra prima do autor. Com apenas 2 volumes e com uma arte incrível que nos remete aos filmes antigos, Steamboy poderia dar muito certo no mercado brasileiro, podendo até mesmo ser pensado para uma edição “bacanuda” em volume único.

Relançamento: ABARA – Completo com 2 volumes
abara (1)[1]
AUTOR (a): Tsutomu Nihei
OUTRA OBRA: Knights of Sidonia (JBC)
PORQUÊ?: Esse mangá foi lançado pela Panini em 2009 e ainda hoje vejo muita gente que diz o quão incrível é a obra e que merecia um relançamento. É um mangá pesado, não é para qualquer um, mas isso não o torna menos interessante. Um link com Knights of Sidonia talvez promova uma curiosidade e vontade de comprar dos leitores dessa “nova geração”, enquanto um trabalho mais caprichado ou até mesmo uma edição única (vulgo Big) num trabalho impecável, poderia atiçar os leitores mais “clássicos”. O problema é que Sidonia e Abara são de editoras diferentes aqui, então ou a JBC tira ele da concorrência (como Éden) ou sem chances de vermos Abara de volta.

15 comentários

  1. Desses aí queria muito que Bestiarius viesse. Só pelo traço do Kakizaki já valeria a pena.
    5 mangás que seriam bons na minha opinião:
    1. Rainbow – George Abe e Masasumi Kakizaki (só tem a arte do Kakizaki, mas tá valendo. O problema é que é bem grandinho)
    2. REAL – Takehiko Inoue (já disse e repito: antes de Slam Dunk)
    3. Embalming – Nobuhiro Watsuki (se Busou Renkin veio, pq não esse?)
    4. Historie – Hitoshi Iwaaki (não acho a arte bonita, mas a história é ótima)
    5. Silver Spoon – Hiromu Arakawa
    2 Bônus: Video Girl Ai – Masakazu Katsura (podia ser I’s, mas é que quase todo mundo já foi republicado pela JBC e o bixim não T_T) e Dr. Slump – AKira Toriyama (pra apoiar o povo que vive implorando por ele)

  2. Bestiarius não está completo, Haag. Ele até fechou com 3 volumes no começo de 2015, se não me engano, mas em Dezembro o autor voltou a publica-lo em outra revista da mesma editora. Então se não acabar em breve, duvido que venha pra cá tão cedo.
    Strobe Edge se não me engano foi um dos 30 mangás mais vendidos de 2014, só por causa da popularidade de Aoharaido, então eu não ficaria surpreso se a Panini anunciasse ele depois de Aoharaido. Eu não compraria, não gosto muito…
    Os que eu sugiro (ia falar Silver Spoon também, mas já falaram):
    – Life (da autora de Vitamin e Limit. Tem bastante volumes, então não é muito provável)
    – Pluto
    – Spirit Circle (Pelo que eu to vendo no MAL, ele acabou agora em Março com 6 volumes, do mesmo autor de Lúcifer e o Martelo)
    – Qualquer obra do Tsutomu Nihei: Blame (10 vols), Noise (One shot), Biomega (6 vols)
    – Vampire Juujikai (do roteirista de Zetsuen no Tempest, completo em 9 volumes)
    – Relançamento: Uzumaki, de Junji Ito.
    Enquanto eu escrevia esse comentário CHEGOU MEU 20TH CENTURY BOYS \o/ agora só falta o Vol 1 da Panini chegar e aí eu começo a ler.

  3. Quero todo o catálogo do Asano Inio na minha mesa pra ontem.
    Também acho que seria legal trazerem o Time Killers da Kazue Kato pra compensar um dos muito hiatos que Blue Exorcist ainda vai ter e eu queria Yotsubato, mas esse acho difícil vir pra cá, infelizmente.

  4. Eu não compraria nenhum desses Oo.
    Talvez o Abara, mas teria que ver se o mangá de Sidonia é melhor que o animê,

    ——

    Eu só quero obras da mesma autora de Fullmetal Alchemist, da mesma autora de Inu Yasha, e do mesmo autor de Fim de verão.

    —–

    Sugestão de postagem: mangás que poderiam ser lançados no “formato BIG”

  5. São nesses posts que você lembra de quanta coisa boa ainda tem pra ser lançada por essas bandas. Desses todos que foram citados, tanto no post, quanto nos comentários, um dos que eu mais espero é Silver Spoon. Que mangá divertido! Mas é como disseram, é pra poucos.

    Tenho muita vontade de um dia ver por aqui REAL, Blame seria sensacional, GTO também não seria ruim, tem também Arslan Seiki, que é bem bacana, enfim, tem muita coisa!

    Agora um que eu não compraria se viesse é Bestiarius, a arte é lindíssima, mas Green Blood me decepcionou tanto que eu nem sei se tenho coragem de abrir um volume de Bestiarius. Independente de EU gostar ou não, o mercado só ganharia com mais séries de diferentes autores, sem dúvida!

    E cadê nosso Inu Yasha???

Deixe um comentário

