Coleção #13 – Previsões de Encerramentos

jbc-20-anos

Chegou a quarta, aqui está fazendo 5 graus com sensação de -3 (e olha que eu não moro na serra), então se você mora num lugar quente, saiba que eu estou lhe invejando.

Falando do que interessa, hoje vamos continuar nossa lista com as previsões de encerramento, mostrando agora os mangás da JBC (estão aqui Mendes :P).

Hoje a lista é bem mais curta, são apenas 8 séries que (até o momento) já possuem previsão de quando irão de despedir, sendo que dos anúncios que faltam publicar, ainda tem mais 8 que já estão completas no Japão.

Antes de começar, eu queria só fazer um comentário de algo que eu notei fazendo as listas e que com certeza vai ganhar um post no futuro: somando os títulos em publicação, em hiato e anunciados (e ignorando os limbos), a Panini tem nada menos que 13 títulos a mais que a JBC, sendo que 14 ainda não foram lançados pela italiana e na JBC são 13 que ainda não saíram (ambas contas já considerando os do mês).

Porque eu estou falando isso? É que chega a ser engraçado isso quando ano passado a JBC anunciou mais de 30 títulos novos, e também é meio que uma forma de mostrar que o pessoal realmente não tem noção nenhuma do que diz, pois volta e meia alguém solta aquela velha falácia de que “a JBC só quer lançar e encher as bancas“.

Mas não vou me alongar nisso, outra hora comento essa diferença no número de títulos das editoras. Hoje vamos nos focar nas previsões de encerramento da JBC:

PARASYTE_A01_1440904668524475SK1440904668B
Série:
Parasyte
Nº de volumes:
10 volumes
Periodicidade:
Mensal
Previsão de conclusão:
Junho 2016
OBS:
 Para começar, esse mês temos a despedida de Parasyte. Tenho certa curiosidade de saber o quão bem a obra foi, afinal, é um mangá de 1988 e o traço dele é bem “diferente do comum”. Eu gostei de colecionar a obra, e espero que mais mangás antigos possam vir para o formato das bancas. Claro, sei que Parasyte foi um caso especial pois o anime recém tinha saído.

anohana
Série:
AnoHana – Ainda Não Sabemos o Nome da Flor Que Vimos Naquele Dia
Nº de volumes:
3 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Outubro 2016
OBS:
 Com seu lançamento sendo agora em junho, AnoHana já o segundo a finalizar da lista. Honestamente, gosto muito de obras curtinhas assim, não sei vocês, mas eu sinto mais vontade ainda de comprar quando sei que em poucos meses terei terminado do que em obras que vão ser aquele “gasto eterno” (cof cof One Piece). Teve um certo debate sobre o bimestral, mas eu também gostei, se pensarem bem, outubro nem está tão longe assim.

EDEN_A1_1436535572133120SK1436535572B
Série:
Éden – It’s An Endless World
Nº de volumes:
9 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Novembro 2016
OBS:
 A última obra (até agora) que vai finalizar esse ano será Éden, sendo também o primeiro Big se encerrando. Essa é outra obra que eu gostei muito, porém algumas edições da minha série estão com sério problemas de alinhamento das páginas, não sei se mais alguém teve isso. De qualquer forma, Éden abre um espaço para mais um big em 2017, será Inu Yasha ou quem sabe finalmente o Hokuto?

KNIGHTS_OF_SIDONIA_A01_1459056053419911SK1459056053B
Série:
Knights of Sidonia
Nº de volumes:
15 volumes
Periodicidade:
Mensal
Previsão de conclusão:
Junho 2017
OBS:
 SIDONIA!!!! Daqui um ano estaremos nos despedindo de Sidonia. Sei que muita gente reclamou da qualidade e tal, mas eu curti muito poder ter a obra na minha coleção, meu segundo volume deve chegar essa semana e eu não vejo a hora de ler.

BLOOD_BLOCKADE_BATTLEFRONT_1456619157545541SK1456619157B
Série:
Blood Blockade Battlefront
Nº de volumes:
10 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Julho 2016
OBS:
 Umas das obras que teve sua periodicidade modificada, BBB agora será finalizado apenas em julho de 2017. O que me fez repensar a série e acho que devo acabar comprando os primeiros volumes esse mês. Outro lado bom disso é que agora teremos mais tempo para que a continuação “ganhe corpo” no Japão e possa ser publicada após o final da primeira fase.

ZETMAN_A1_1431443234173030SK1431443234B
Série:
Zetman
Nº de volumes:
20 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Outubro 2016
OBS:
 Assim como BBB, Zetman mudou sua periodicidade e vai ser publicada até outubro do ano que vem. “Ah Haag, eu sei que tu não gosta de séries longas bimestrais“, e não gosto mesmo, porém vou fazer trazer um ponto em Zetman que o diferencia de Pandora Hearts por exemplo: Zetman já passou da metade. Faltam apenas 9 volumes agora, e não todos os 20, isso “facilita”. Temos que ver também que Zetman pesa muito mais no orçamento de quem compra do que PH por exemplo. Eu sofro, pois assinei a obra, mas quem tem que pagar todo mês R$ 17,50 com certeza respirou um pouco mais.

Blade
Série:
Blade: A Lâmina do Imortal
Nº de volumes:
15 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Abril 2018
OBS:
 O segundo Big só irá se despedir em 2018, afinal, são 15 volumes ao todo. Como vocês sabem, não curto tanto assim samurais, por isso passei longe de Blade mesmo com as belas capas me chamando a atenção. Quem comprou gostou?

TO_LOVERU_A1_1446234576534389SK1446234576B
Série:
To Love-Ru
Nº de volumes:
18 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Maio 2018
OBS:
 E com isso MDG mantem seu emprego por mais 2 anos…

13 comentários

  1. Vou ver se pego o volume 2 de Sidonia hj, isso que nem li o primeiro, mas folheei o 1 e gostei bastante, principalmente das cenas dos gaunas (e o traço “exótico” ajuda a aumentar a sensação de novidade). Parasyte vai deixar saudades. Foi ótimo poder colecionar. Tive a sensação de estar vendo uma coisa diferente do anime, mesmo com o enredo e os eventos sendo os mesmos.

  2. Péra! Deixa eu ver se entendi, temos 14 títulos que a Panini ainda não lançou e 13 da JBC que também ainda não foram lançados?
    Se entendi direito, significa que não teremos muitas novidades no segundo semestre de 2016.
    A JBC já anunciou via Henshin on line que pretende lançar um título por mês, então acredito que até o final do ano, não teremos nada muito impactante. Mesmo se tirarmos dessa conta Nijigahara, Nigeru (que são volumes únicos), Ano Hana, que já está quase na banca e Inu Yasha, que duvido que venha esse ano, ainda sobram 9 títulos. A JBC até pode anunciar mais alguma coisa, mas depois dessa notícia, fico até um pouco mais aliviado, pois agora sim sinto aquele, ufa, vou conseguir pegar tudo que quero.
    Já pelo lado da Panini, são 14 títulos para sair ainda. Agora vamos pensar: Arakawa, Ninja Slayer, Pandora, Slam Dunk, Oremo, Ajin, 21stCB, Wedding Eve e Testament, já são 9 títulos com “data certa” pra sair. O que nos faz ficar com apenas 5 ainda sem data. Desses 5, Noragami e Lobo, não devem passar muito de agosto/16. Se essa porra toda sair até agosto, ainda teremos 3 títulos para lançar, sendo que um deles é Jaco (que é volume único, então praticamente não conta, pois pode sair em um mês qualquer, de bônus). Temos então mais 2 títulos, que não faço a menor ideia de quais sejam, mas enfim, temos mais 2 para “distribuir” entre 4 meses (setembro/16 a dezembro/16). Então, como não temos nenhuma “política” de lançamentos definida pela Panini, provavelmente (talvez) teremos mais alguma (s) novidade (s) da dona italiana!
    Isso reforça ainda mais a tese da briguinha entre as editoras, naquelas de quem lança mais títulos.
    Fico até um pouco mais aliviado, pois agora sim sinto aquele, ufa, vou conseguir pegar tudo que quero, ehh… não.

    Essa mudança de periodicidade da JBC vai ajudar bastante, no meu caso por exemplo, comecei a cogitar a compra de BBB, coisa que tinha passado longe quando vi que era mensal. Agora, só pra reforçar, Blade tá difícil de acompanhar, çamerda tá saindo mensal! Tu vai ver, mês que vem já tem o volume cinco lá! Se não fosse a Saraiva e a Amazon pra salvar a gente!

    Obs1: Haag, leia Blade, é uma série muito boa, é sem dúvida top 5 de mangás de samurai (Vagabond, Kenshin, Lobo, Blade, Gintama), das que eu li, ok?.

    Obs2: Os primeiros volumes de Zetman, estão por R$ 11,00 na Amazon, assim como os de Hellsing.

    Obs3: Deus me livre de Inuyasha em BIG, seriam 28 volumes (se não errei a conta)!!

  3. Tô rindo com o comentário em To-Love Ru. Se o Darkness vier, ainda são mais alguns anos de emprego mantido. :v

    Já estava sentido o cheiro de último volume de Zetman lá pela CCXP deste ano (eu vou \o/), mas com essa mudança, vai demorar um pouco mais. O que é bom por vários motivos… contudo, agora temos uma corrida: parece que alguém finalmente conseguiu, depois de muito tempo, dar início à tradução do último volume via scan. O que acontecerá primeiro: o volume 20 sairá pela JBC ou a scan irá finalizar antes? Façam suas apostas.

    Mó triste que eu ia dar uma chance a BBB se fosse bimestral por causa do animê. Mas agora, com o tanto que foi anunciado, a mudança veio meio tarde pra mim. Vou continuar deixando de fora, principalmente porque o volume 1 já sumiu das bancas daqui. E é triste ter visto Parasyte passar na minha frente. Contudo, agora que terminou, coleções fechadas com desconto tenderão a aparecer. Talvez algum dia compre. Até lá, vamos pegando coisas novas que derem, tipo Ano Hana e Sidonia.

    • Minha esperança com Parasyte é essa. Acabei não pegando ele, mas todo mundo fala tão bem que bateu um arrependimentozinho. Além disso, as capas e as lombadas são bonitonas!

      Geralmente a JBC envia os títulos mais uma vez para as bancas. Acredito que BBB quando chegar lá pelo volume 7, eles comecem a mandar desde o 1 primeiro, eu já peguei muita coisa assim. Mas tem outro lado, talvez com essa nova periodicidade, não sobrem tantos volumes para um novo envio a partir da primeira edição.

Deixe um comentário

