Comentando o Volume #78 – Knights of Sidonia vol. 05

KNIGHTS_OF_SIDONIA_A05_1469758257601740SK1469758257B

Começamos hoje uma maratona de analises e resenhas que pelas minhas contas pode ficar na casa dos 10 posts, e para abrir bem essa sequência, vamos conversar sobre o quinto volume de Sidonia, e acreditem em mim, não será um post tão bonzinho quanto costuma ser.

A história não se desenvolveu muito, foi um volume com muitas batalhas e uma pequena conspiração se formando ao fundo.

Na parte das batalhas, vamos vendo cada vez mais o talento nato do Tanikaze como piloto, o que em determinados momentos chega a ser o bom e velho protagonismo agindo. Ok, eu sei que durante anos ele foi treinado e tal, mas é meio forçado quando ele consegue facilmente, mesmo que tenha treinado no simulador.

Outra questão que me chamou atenção nas batalhas deste volume é a inteligência dos Gaunas e sua adaptabilidade durante as batalhas. Primeiro foi os que imitaram a Hoshijiro, nesse volume já tivemos alguns que imitavam outras máquinas humanas dependendo do que a situação pedia.

Essas adaptações mostram que eles não são tão irracionais quanto se pensava, ou como um amigo me disse, não são apenas monstros do espaço. Tem algo a mais na história dos Gaunas, e eu espero que a explicação no futuro mostre realmente isso.

Dentro da nave, vamos vendo se formar o plano de Ochiai, embora ainda não entendi se ele quer destruir a humanidade ou apenas controlar Sidonia. É visível que ele sabe mais coisas sobre os Gaunas do que qualquer outro, e em alguns momentos suas opiniões dão a entender que as criaturas são na verdade algo próximo a uma evolução humana.

Bom, como eu disse, a história não se desenvolveu tanto nesse volume. Ela apenas apresentou melhor quem aparenta ser o verdadeiro “vilão” de Sidonia e começou a preparar o terreno para o os próximos volumes.

O grande motivo para eu ter feito esse CoV está muito mais na analise física do que na história do mangá mesmo.

Nesse pouco mais de um ano de blog vocês já devem ter percebido que eu não sou de reclamar muito de questões pequenas como transparência e errinhos bobos, até comento e tal, pois acho que precisam ser falados, mas nunca fui muito critico nisso. Porém esse volume 5 está realmente tenso, foi a primeira vez em mais de mil mangás que me senti incomodado durante a leitura.

O primeiro motivo é algo que eu sinto muito nos títulos offset da JBC e menos em obras da Panini e NewPOP: o fedor.Como assim Haag?“, não sei explicar bem, mas alguém aqui com certeza já passou por isso em obras como Yu Yu Hakusho e Hellsing, que quando você abria o volume vinha um cheiro forte, acredito que seja da cola utilizada, mas como só senti isso em obra offset, pode ser do papel usado também.

O cheiro é forte e enjoativo, fazia um tempo que não sentia isso, mas no meu volume estava muito forte, tanto que não consegui ler ele de primeira, pois me deu dor de cabeça. Deixei o volume aberto um tempo sobre a mesa para ver se aliviava e mesmo assim ainda é possível notar o cheiro ruim.

O segundo problema do volume é a transparência que pela primeira vez me atrapalhou. Eu comentei no CoV do volume 1 que tinha uma certa transparência, mas nada exagerado e fora do normal, porém neste quinto volume é possível notar desde o começo que ela está um pouco mais acentuada.

Em algumas páginas, cito por exemplo as 44 e 45 que mais me incomodaram, realmente está atrapalhando a leitura. Durante o volume até vai se “ignorando” um pouco conforme a história vai prendendo, mas em alguns momentos ela volta a saltar na nossa cara, como nas páginas 121 e 169.

A primeira vista o pessoal vai dizer “a JBC mudou o papel“, mas analisando com um pouco mais de calma, eu criei uma “nova teoria” sobre o motivo: a impressão está mais forte. Comparando um pouco com os volumes anteriores, me pareceu que as cenas escuras estão mais fortes do que nos primeiros. Outra coisa que me chamou a atenção e aumentou essa ideia é que muitas das minhas páginas estão “manchadas” ou “sujas” de tinta da página anterior, sem contar que após a leitura meus dedos estavam sujos também, algo que já tinha me acontecido com os Brite da Panini, mas que pela primeira vez acontece com um mangá offset.

Fisicamente, esse quinto volume de Sidonia é de longe o pior que eu peguei. Pode ser que eu tenha pego um lote “azarado” ou que mais pessoas tenham tido o problema, não sei, porém o fato é que peguei e isso me incomodou. Espero sinceramente que esses erros não se repitam, é um gasto muito alto para vir com erros primários.

No geral, 1/3 de Sidonia já foi e a história promete.

6 comentários

  1. Pensei que fosse só eu que pensasse isso do cheiro dos mangás! kkkkkkk! Alguns, como Vagabond e OPM é semelhante ao cheiro de livros novos e esse cheiro eu gosto, mas esse dos mangás, principalmente os da JBC mais recentes, é forte demais e chega a enjoar mesmo!
    Quanto a transparência eu não posso dizer porque ainda não peguei o volume 5, mas em Sidonia eu acredito que esse problema fique ainda mais evidente, pois é uma obra que oscila muito entre páginas com muito preto (o céu do espaço ou até mesmo algumas construções em Sidonia) e páginas com muito branco (closes nas personagens ou nos mechas). De qualquer forma, vou dar uma olhada quando pegar e volto aqui pra comentar.

    Haag e pessoal do blog, Amazon com descontos de até 90% hoje, vale a pena dar uma conferida. Já peguei algumas coisas lá hoje, inclusive TWE por 8,90! Foi mal, mas por esse preço não deu pra esperar o review! 😛

    • Ainda não li ele, mas acho que vou ler hoje e fazer o review amanhã ou quinta. Porém as opiniões que tenho visto são positivas, e R$ 8,90 é imperdível realmente.

      Aproveitando teu comentário sobre a Amazon, mais algumas sugestões pro pessoal que eu vi no site:

      Crise Final de R$ 92 por R$ 60,90
      A Morte do Superman 1 de R$ 99 por R$ 55,90
      A Morte do Superman 2 de R$ 99 por R$ 49,50
      Batman O Cavaleiro das Trevas – Edição Definitiva de R$ 94 por R$ 61,50
      Batman: Arkham Knight (livro) de R$ 59,90 por R$ 26,31
      Guerra Civil (livro) de R$ 44,90 por R$ 26,10

      E isso que eu olhei rapidinho, mas tem muita coisa boa mesmo.

      • Eu comprei os seguintes:
        -Batman – O que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas? de R$ 23,90 por R$19,10.
        -Superman. O que Aconteceu ao Homem de Aço? de R$ 23,90 por R$19,10
        -Superman – Grandes Astros de R$ 79,90 por R$ 44,90
        -X-men. A Saga da Fênix Negra de R$71,60 por R$ 49,00
        -Bidu Caminhos (Graphic MSP) de 31,90 por R$ 19,10
        E o TWE.

        Mas fora isso, tem muita coisa que não comprei por não ter condições agora, tipo Superman Terra Um de R$ 23,90 por R$ 12,90; Capitão América – A Ameaça Vermelha de R$ 62,90 por R$ 35,90, fora os Gothan DPDC entre outros.
        A partir do meio dia vão abrir novas promoções e aí tem títulos como Batman Ano Um, Batman Arquivo Histórico, Várias Graphics MSP, realmente muita coisa boa! Chora bolso!

        Tô doido pra comprar Crise Final, Reino do Amanhã e a Morte do Superman, mas ainda não foi dessa vez! 😦

  2. Dei uma passada na banca e cara, Sidonia 5 tá muito fedido! Tá um cheiro realmente forte! E além disso, está bem mais transparente mesmo. Eu nunca liguei pra esse tipo de coisa, mas só numa folheada rápida na banca já percebi que tá bem transparente. E pelo jeito é geral, porque qual é a chance de você pegar um lote bichado aí no sul e eu aqui em SP?

    O que eu mais quero atualmente é Reino do Amanhã, seguido por Marvels (que vai ser relançado) e por Injustice. Mas cara, tem muita coisa boa pra comprar!

Deixe um comentário

