Review #64 – Batman: O Que Aconteceu Ao Cavaleiro das Trevas?

wp-1482171057726.jpg

Quarta-feira chegando e, como vocês já sabem, continuo sem internet por estar de férias no serviço. Felizmente, as vezes visito algumas pessoas que possuem internet e sempre tiro alguns minutos para preparar alguns posts.

Batman: O Que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas? é uma obra que estava namorando a muito, porém está esgotada em quase todas as lojas onlines, porém dei sorte algumas semanas atrás e achei um volume escondido na loja física da Fnac em Porto Alegre.

A obra foi escrita por Neil Gaiman, criador do lendário Sandman e de Coraline, com arte de Andy Kubert.

Antes de começar a história, temos uma abertura em que Gaiman fala um pouco sobre como a obra foi criada. É muito interessante. O Que Aconteceu Ao Cavaleiro das Trevas? é o final de uma fase do Batman, após essa história o herói foi “resetado” e suas histórias voltaram ao 1.batman_o_que_aconteceu_ao_cavaleiro_das_1364772240b

Gaiman já estava afastado dos quadrinhos quando recebeu o convite de “encerrar” Batman, e como o próprio Gaiman fala: “Batman é Batman”. É incrível perceber pelas palavras dele o quanto ele idolatra o personagem, o quanto o homem morcego é importante para ele. O cara é o criador de Sandman, considerada por muitos a melhor HQ da história, e mesmo assim ele fala de Batman como uma criança de 5 anos fala do Papai Noel.

Na história, temos o velório do Batman. Todos estão presentes, desde Alfred até o Coringa, passando pela Mulher Gato e o Superman. Cada um tem sua própria versão sobre o que aconteceu com o Batman, de como ele morreu. Algumas parecem verdadeiras como do Coringa e do Superman, algumas são exageradas e forçadas como a do Alfred, porém em nenhum momento descobrimos qual a verdadeira.

E mais uma pessoa parece querer descobrir como ele morreu: o próprio Batman. Acompanhamos a história pelo ponto de vista do morcego, que assiste ao próprio velório de fora, incapaz de compreender o que está acontecendo. Existe uma segunda pessoa junto com Bruce Wayne, porém nem ele e nem os leitores conseguem enxergar essa pessoa (não até o final).

As histórias contadas são bacanas, todas nos fazem pensar que sim, aquele seria um incrível final para o homem morcego. Morrer baleado nos braços de Selina Kyle? Descobrir no último instante que a verdadeira identidade do Coringa era ninguém menos que Alfred? Apanhado em uma armadilha cruel do palhaço do crime? Se sacrificar para tentar salvar Gotham?

Algumas delas são emocionantes, como quando vemos o Coringa triste pois a morte do Batman não era engraçada como ele esperava, ou quando o Superman diz em sua história que não queria deixar Batman voltar para Gotham pois sabia que ele morreria. O sentimento de dor e perda de cada personagem é facilmente sentido pelo leitor, e nos pegamos pensando em como seria um mundo sem a justiça de Batman para proteger todos.

A arte de Kubert é uma homenagem ao melhor do Batman. Cada quadro carrega um pouco de da história do morcego escondida em si. Tem uma sequencia de quadros em que o Batman utiliza vários uniformes e que se o leitor não está prestando atenção acaba passando (eu mesmo só notei na releitura).

wbkr086l8w1lujlayonbfowwewu-jr3hp6mpjaq6aic

Ao final do volume, temos mais 3 histórias especiais. Na primeira vemos uma “comédia” em que as histórias em quadrinhos são como programas de televisão e tanto o Batman quanto o Coringa são atores, com direito a ambos ensaiarem suas falas antes de “entrarem em cena”. As outras duas mostram o passado de dois vilões: Hera Venenosa e Charada.

É uma HQ muito boa para se ter na estante, obrigatória se você for fã do Cavaleiro das Trevas. Infelizmente ela está esgotada em maior parte das lojas, mas ainda é possível encontrar na Fnac e na Comix pelo preço de capa, R$ 23,90.

Nota: 4,8 / 5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s