Review #67 – The God’s Lie

20170202_095152.jpg

“Isso aconteceu porque Deus também mente de vez em quando”

Quinta-feira chegou, algumas pessoas aproveitando um feriado, outras (como eu) continuam trabalhando. Mas nem tudo é prejuízo, pois hoje vamos falar de um mangá que me surpreendeu demais e que chegou no fechar de cortinas do ano.

Kami-sama ga Uso wo Tsuku é uma obra de Kaori Ozaki e foi publicada nas páginas da Afternoon em 2013. Ao todo foram 5 capítulos fechados em um incrível volume. No Brasil, a obra veio pela Panini agora em dezembro com o nome internacional The God’s Lie.

Eu quero começar esse post com a sinopse oficial da Panini, para tentar explicar um pouco meu sentimento com a obra:

Na escola para a qual Natsuru Nanao foi transferido, as garotas o ignoram. Certo dia, ele descobre o segredo de Rio Suzumura, uma colega de sala… Tardes de verão, um festival, um gato branco chamado ‘”tofu”. O último verão do primário. A aventura secreta dos dois vai começar…

Quando eu li isso, imediatamente pensei que seria um romancezinho básico sobre dois adolescentes descobrindo o amor. A parte do “Certo dia ele descobre o segredo” seria algo bobinho como a pessoa de quem ela gosta, que ela espiava alguém escondido ou um sonho de vida.

Mas gente, eu não poderia estar mais errado com The God’s Lie.

Ele até começa meio bobinho, sobre o garoto que não se interessa por garotas mas que acaba reparando na mais “diferente” delas. Porém é aquele tipo de história que vai se revelando aos poucos, e nós vamos “nos sentando melhor” pra ler.

Logo no primeiro capítulo nós descobrimos que a garota, Rio, mora sozinha com o irmão pois o pai trabalha como pescador. Ela não quer que ninguém descubra, pois a policia poderia tirar a guarda deles do pai.the_gods_lie_1483141097637818sk1483141097b

Quando terminei o primeiro capítulo, minha sensação foi de “ok, está ai o tal segredo e agora a amizade vai se fortalecer por isso”. E de certo modo é o que realmente acontece, mas ainda assim fica aquela de sensação de que está faltando algo.

Ai vem o verdadeiro segredo e putaquepariu.

Aquilo explode tua cabeça, te faz pensar em um monte de coisas que até então você nem imaginaria que ia ver na obra. O que pra mim ia ser apenas um mangá bonitinho sobre dois adolescentes conhecendo o amor, virou algo maior, algo mais sério. Se transformou (e de uma forma muito natural) e um debate bem forte sobre irresponsabilidade e o peso que algumas crianças carregam nas costas por culpa dos adultos.

The God’s Lie foi de “um volume único bacaninha” para algo que eu não esperava ou imaginava ver nele. Comprei apenas para ter mais uma obra diferente, e no fim recebi algo que é uma das melhores obras da minha coleção. Quando eu conseguir arrumar minha estante por temas, TGL vai ficar na mesma prateleira que 5Cm/S, Koe no Katachi e Shigatsu, pois são obras que acertam nossos sentimentos de uma maneira magistral, com um sentimentalismo incrível. São obras que nos fazem sentir vontade de chorar.

Na parte de qualidade física, o trabalho da Panini não tem o que comentar. Vocês já estão acostumados com o formato dos volumes únicos da editora, e isso por si só já é um forte motivo para se comprar o máximo que puder deles.

Mas The God’s Lie ainda tem uma história incrível, então eu diria que é obrigatório para se ter na estante. Volume único, gostoso e surpreende de ler. Obra “bacanuda” realmente

Nota: 5 / 5

4 comentários

  1. Eu peguei, mas ainda não li, então não tenho muito o que comentar. De qualquer forma, The Wedding Eve, já foi uma aquisição surpreendentemente boa, parece que TGL foi também.
    Não sei quanto a você, mas sou muito fã de one shots, e como você disse, a Panini acertou em cheio nesse tipo de formato para one-shots.

    Agora um comentário nada a ver com o assunto, será que Jaco vai sair nesse formato também? Pela lógica sim! Além disso, gostaria muito que a Panini investisse nos one shots do Tariyama (aqueles lançados pela Conrad). Sandland, Cowa, Kajika, Nekomajin e Marusaku (3 volumes), além de lançar o Kintoki, que tá inédito aqui no BR. São todos histórias bobinhas, mas que divertem bastante!

Deixe um comentário

