Review #70 – Coraline – Graphic Novel

Sexta-feira chegou, hoje é meu aniversário de namoro e eu ganhei um presente incrível da minha namorada que vai ter review aqui assim que chegar. Mas enquanto ele não chega, bora fazer a review de uma obra que eu tenho comentado muito nos últimos tempos com vocês.

Coraline, obra que originalmente é um livro publicado em 2002 pelo cultuado Neil Gaiman (autor de Sandman). Em 2009 a obra ganhou ainda mais destaque após o lançamento do filme em animação Coraline e o Mundo Secreto, concorrendo até mesmo ao Oscar em 2010. O que poucos se ligavam, é que o livro também tinha recebido uma adaptação em Graphic Novel no ano de 2008 com a arte de P. Craig Russel (que já havia desenhado para Sandman).

No Brasil, tanto o livro quanto a HQ foram lançadas pela Rocco, e hoje vamos falar apenas da bela Graphic Novel.

Eu já era um fã do filme (acho um crime ele ter perdido o Oscar para Up!), porém eu admito que não fazia ideia que ele era baseado em um livro e muito menos que o autor era ninguém menos que Neil Gaiman. Quando descobri isso, tanto a HQ quanto o livro se tornaram obrigatórios em minha coleção.

Embora tenham a mesma trama, a HQ e o filme são bem diferentes, porém eu não li o livro, então não consigo dizer qual dos dois é mais fiel ao original. De qualquer forma, ambos são incríveis e altamente recomendáveis.

A obra conta a história de Coraline, uma garota que se muda com a família para uma antiga mansão que foi repartida em vários apartamentos. Outras pessoas moram nessa mansão, como uma dupla de velhas ex-atrizes e um estranho domador de ratos de circo. Em meio a suas explorações nessa nova casa, Coraline acaba encontrando uma porta lacrada com tijolos, mas que durante a noite revela ser a passagem para um secreto mundo, onde existem outras versões de todos os moradores da mansão e todos os desejos de Coraline são possíveis. Mas será que isso é tão bom assim?

Quando foi lançada, a obra foi chamada pelos críticos de “o novo Alice no País das Maravilhas”, e embora tenham suas semelhanças, Coraline é mais pesado e sombrio que a história da garota no buraco de coelho. O “Mundo Secreto” não é nenhum “País das Maravilhas”, as coisa não são felizes, não temos lebres bebedoras de chá, poções de crescimento e uma rainha louca. Temos uma história mais densa, sobre relações e desejos, sobre o peso das almas e as consequências de nossas escolhas.

A arte do Russel nos dá essa dimensão do pesado e sombrio, por diversas vezes me senti lendo realmente Sandman, pois o traço é bem similar (óbvio, Russel foi um dos artistas do Sonho). Eu particularmente prefiro a arte do filme (pra quem não sabe, foi todo feito em stop-motion) pois considero que é realça ainda mais o fantástico da história, enquanto na HQ fica mais no “realista”.

A HQ é relativamente curta, são menos de 190 páginas, porém ela tem aquilo que todas as obras do Gaiman trazem: história. Por isso não é uma leitura simples, ela é recheada de mensagens, muito texto reflexivo e pontos que podem ou não voltar a ser lembrados. É o tipo de quadrinho que a gente precisa ler com atenção total, então ela não se torna tão rápida.

O trabalho da Rocco na edição está incrível. Todo em papel couché, embora achei a impressão menos brilhosa do que normalmente é nesse papel, então até me deixou um pouco curioso se realmente é. A capa me deixou muito indeciso de como considerar, e as informações na internet são ainda mais vagas. Ela parece ser capa dura, porém é bem mais maleável do que o normal que estamos acostumados, em alguma lojas é vendida como “capa normal” e em outras como “capa dura”, na real, é um meio termo bem legal e bem feito.

Honestamente, acho que é uma ótima aquisição para quem quer comprar alguma coisa diferente para sua coleção. O preço de capa é de R$ 48,00, mas na Amazon eu comprei por R$ 28,80 e acho que compensou cada centavo.

Nota: 4 / 5

PS: Se não assistiram ainda o filme, tem no Netflix e disponível para download.

PS2: Pessoal, amanhã vai rolar um Aquisições da Semana, sei que não é o post mais lido, mas peço que ao menos confiram, pois vai ter uma novidade do blog que eu gostaria de discutir com todos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s