Review #70 – Coraline – Graphic Novel

Sexta-feira chegou, hoje é meu aniversário de namoro e eu ganhei um presente incrível da minha namorada que vai ter review aqui assim que chegar. Mas enquanto ele não chega, bora fazer a review de uma obra que eu tenho comentado muito nos últimos tempos com vocês.

Coraline, obra que originalmente é um livro publicado em 2002 pelo cultuado Neil Gaiman (autor de Sandman). Em 2009 a obra ganhou ainda mais destaque após o lançamento do filme em animação Coraline e o Mundo Secreto, concorrendo até mesmo ao Oscar em 2010. O que poucos se ligavam, é que o livro também tinha recebido uma adaptação em Graphic Novel no ano de 2008 com a arte de P. Craig Russel (que já havia desenhado para Sandman).

No Brasil, tanto o livro quanto a HQ foram lançadas pela Rocco, e hoje vamos falar apenas da bela Graphic Novel.

Eu já era um fã do filme (acho um crime ele ter perdido o Oscar para Up!), porém eu admito que não fazia ideia que ele era baseado em um livro e muito menos que o autor era ninguém menos que Neil Gaiman. Quando descobri isso, tanto a HQ quanto o livro se tornaram obrigatórios em minha coleção.

Embora tenham a mesma trama, a HQ e o filme são bem diferentes, porém eu não li o livro, então não consigo dizer qual dos dois é mais fiel ao original. De qualquer forma, ambos são incríveis e altamente recomendáveis.

A obra conta a história de Coraline, uma garota que se muda com a família para uma antiga mansão que foi repartida em vários apartamentos. Outras pessoas moram nessa mansão, como uma dupla de velhas ex-atrizes e um estranho domador de ratos de circo. Em meio a suas explorações nessa nova casa, Coraline acaba encontrando uma porta lacrada com tijolos, mas que durante a noite revela ser a passagem para um secreto mundo, onde existem outras versões de todos os moradores da mansão e todos os desejos de Coraline são possíveis. Mas será que isso é tão bom assim?

Quando foi lançada, a obra foi chamada pelos críticos de “o novo Alice no País das Maravilhas”, e embora tenham suas semelhanças, Coraline é mais pesado e sombrio que a história da garota no buraco de coelho. O “Mundo Secreto” não é nenhum “País das Maravilhas”, as coisa não são felizes, não temos lebres bebedoras de chá, poções de crescimento e uma rainha louca. Temos uma história mais densa, sobre relações e desejos, sobre o peso das almas e as consequências de nossas escolhas.

A arte do Russel nos dá essa dimensão do pesado e sombrio, por diversas vezes me senti lendo realmente Sandman, pois o traço é bem similar (óbvio, Russel foi um dos artistas do Sonho). Eu particularmente prefiro a arte do filme (pra quem não sabe, foi todo feito em stop-motion) pois considero que é realça ainda mais o fantástico da história, enquanto na HQ fica mais no “realista”.

A HQ é relativamente curta, são menos de 190 páginas, porém ela tem aquilo que todas as obras do Gaiman trazem: história. Por isso não é uma leitura simples, ela é recheada de mensagens, muito texto reflexivo e pontos que podem ou não voltar a ser lembrados. É o tipo de quadrinho que a gente precisa ler com atenção total, então ela não se torna tão rápida.

O trabalho da Rocco na edição está incrível. Todo em papel couché, embora achei a impressão menos brilhosa do que normalmente é nesse papel, então até me deixou um pouco curioso se realmente é. A capa me deixou muito indeciso de como considerar, e as informações na internet são ainda mais vagas. Ela parece ser capa dura, porém é bem mais maleável do que o normal que estamos acostumados, em alguma lojas é vendida como “capa normal” e em outras como “capa dura”, na real, é um meio termo bem legal e bem feito.

Honestamente, acho que é uma ótima aquisição para quem quer comprar alguma coisa diferente para sua coleção. O preço de capa é de R$ 48,00, mas na Amazon eu comprei por R$ 28,80 e acho que compensou cada centavo.

Nota: 4 / 5

PS: Se não assistiram ainda o filme, tem no Netflix e disponível para download.

PS2: Pessoal, amanhã vai rolar um Aquisições da Semana, sei que não é o post mais lido, mas peço que ao menos confiram, pois vai ter uma novidade do blog que eu gostaria de discutir com todos.

Deixe um comentário

