Comentando o Volume #110 – One Week Friends vol. 01

Chegou a quarta-feira e eu estou podre de sono por ter ficado vendo Masterchef. Depois de muito tempo apenas lendo livros, finalmente peguei um mangá e o escolhido foi o estreante One Week Friends. Um mangá bem interessante e que pode render um bom CoV, então vamos lá.

Ishuukan Friends é uma obra de Matcha Hazuki e foi publicada entre 2011 e 2015 nas páginas da Gangan Joker, uma revista shonen meio desconhecida para nós, pois só tivemos os Corpse Party da NewPOP e Akame Ga Kill publicados aqui. Ao todo, a obra recebeu 41 capítulos compilados em 7 volumes encadernados.

No Brasil, foi anunciado pela Panini em 2016, mas apenas em janeiro chegou nas bancas com o título de One Week Friends.

Como o título sugere, a obra conta a história de dois estudantes que são “amigos de uma semana”. Como assim? Acontece que a garota, Fujimiya, sofre de perda de memória. Toda semana a memória dela referente aos amigos é apagada, obrigando eles a terem que construir todas as lembranças novamente.

Eu sei que esse é um tema bem batido, temos diversas obras assim tanto na literatura quanto no cinema, o caso mais famoso é o filme Como Se Fosse a Primeira Vez. Também peguei o mangá com esse pensamento de que veria algo que já foi muito explorado, então as expectativas não estavam das maiores.

Porém foi muito surpreendido com o que li. A primeira vista o que nos chama a atenção é a forma de narrativa da obra, OWF mistura o formato normal com o 4-koma (vulgo tirinhas) em sua história, dando uma experiência bem interessante. Não pensem que isso torna a leitura rápida, pelo contrário, eu senti que li muito mais do que leria em uma obra tão simples e acredito que isso deva um pouco pelo 4-koma pois temos ali 8 quadros fixos por página, enquanto em outras obras vemos páginas duplas ou cenas maiores.

A obra é simples, mas consegue prender o leitor com boas doses de comédia. Os personagens não são dos mais profundos, principalmente porque a obra não pede isso (ao menos não nesse primeiro volume), mas ainda assim conseguem cativar um pouco e nos prender. As reações de comédia deles não são aquelas absurdas e forçadas que vemos em alguns mangás desse tipo, eu achei bem natural, não foram poucas as vezes que me peguei dando risadas com cenas que inicialmente seriam bobinhos.

Tenho medo de como a obra vai seguir nos próximos volumes. São 7 volumes, como será que a autora vai seguir a trama sem tornar ela chata e repetitiva? O final do primeiro volume deu a entender que algo ruim vai acontecer no futuro da obra e isso me deixou curioso para o futuro, mas mesmo assim, acho que já aconteceu coisa demais para apenas um volume, imagina sete então.

Agora a coisa que mais me chamou a atenção foi a qualidade física da obra, facilmente uma das melhores que que vimos nos últimos tempos da editora.

A capa fosca é muito bonita e bem feita. O papel é o brite, mas numa qualidade bem superior ao de outras obras, não querendo comparar mas já comparando, me lembro bem mais os da JBC do que da própria Panini. É mais firme e branco, com bem menos transparência que os demais. Uma comparação interessante para vocês terem uma noção é com Lovely Complex e Aoharaido, obras que muitas possuem uma média de 180 páginas e que tem a mesma grossura que este volume de OWF com apenas 160.

De qualquer forma, One Week Friends é um bom mangá para se ler algo tranquilo e relaxante. Não é pra todo mundo, se você gosta de ação ou uma história elaborada então ele realmente não serve. Mas se você busca apenas uma leitura descontraída e calma, então recomendo bastante.

A obra sofreu um reajuste de mês, o primeiro era de janeiro, porém o segundo vai sair apenas em abril e manterá a publicação nos meses pares, encerrando em fevereiro de 2017.

Anúncios

3 comentários

  1. Acabei pegando Sakamoto no lugar de OWF, mas estou ficando com cada vez mais interessado. Vou refazer umas contas pra ver se cabe no orçamento.

    Agora duas coisas:

    Primeiro: depois dá uma olhada no face, te marquei numa parada interessante da Amazon, além disso, ela (a Amazon) tá com uns descontos bacanas hoje.

    Segundo: outra indicação de quadrinho diferente. Eu Mato Gigantes. Caaaara, que quadrinho bom! Ele está custando R$ 39,90, mas fica de olho que vira e mexe está mais barato, o meu mesmo, peguei por 21,90.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s