Review #79 – Beelzebub

Quinta-feira chegou e hoje não teremos um post de quinta, longe disso, vamos falar de uma das minhas comédias favoritas e que finalmente terminou.

Beelzebub, obra de Ryūhei Tamura, foi publicada originalmente nas páginas da Weekly Shonen Jump entre 2009 e 2014, e depois com alguns capítulos extras entre final de 2014 e começo de 2015, finalizando com um total de 28 volumes encadernados. Entre 2011 e 2012 a obra recebeu uma adaptação em anime de 60 episódios.

No Brasil, a obra chegou pela Panini em 2012 e após (o que eu considero um erro) a editora ter publicado ela de modo bimestral, somente agora em 2017 o título chegou ao final.

Resumindo a obra da forma como eu sempre digo para meus amigos: “Oga é um delinquente que um dia encontra um bebê na beira do rio. Esse bebê é o filho do Rei Demônio e foi enviado para destruir a humanidade. Não querendo criar o bebê, Oga começa a procurar alguém mais forte do que ele para assumir a criança.

Como definir a experiência com Beelzebub? É bem difícil, pois a obra consegue nos causar diversos sentimentos controversos. Se de um lado ela se enrolou demais ao ponto do próprio autor esquecer o que criou, por outro poucas obras conseguem fazer uma comédia tão escrachada e divertida.

Essa é daquelas comédias difíceis de segurar o riso, principalmente nos primeiros volumes onde o Oga tenta de todas as formas se livras do Beel. As piadas sempre rolam ao natural na história, mesmo aquelas que se repetem ao excesso conseguem ficar tão normais que a gente nem se incomoda de ver elas outra vez.

Para vocês terem uma noção, a batalha final chega quase a ser um tributo ao Dragon Ball, com diversas piadas de referência como o herói virar SSJ ou o último golpe lembrar uma Genkidama e o inimigo lembrar o Cell quando foi destruído.

Claro que a comédia é o ponto forte da obra, porém não podemos deixar de tentar ver a história de um modo mais critico. Nesse ponto eu admito que Beelzebub deixa muito a desejar, principalmente na sua reta final. Para vocês terem uma noção do quão corrida a obra é no final, a história termina no 27 (o 28 é extras) só que o último vilão só é apresentado na última cena do 26. Até então ele não tinha aparecido, e a luta deles dura uns 4 ou 5 capítulos.

Vi algumas reviews dizendo que a obra não deixa furos, só que isso está muito errado. Não é que não deixa furos, na verdade ela deixa tantos que a gente esquece deles. No volume 28, que compila uns sete capítulos extra, o autor até brinca com isso ao trazer de volta um personagem que ele tinha criado no começo do mangá, que era super poderoso, mas que acabou completamente ignorado e esquecido no resto da série.

Muitas coisas ficaram bem mal explicadas, como a tal Companhia Solomon que não fez muito sentido e o poder de alguns personagens que aparentemente tinham ligação com demônios, mas que nunca se explicou como eles criaram esse ligação.

A diferença em Beelzebub é que no fim a gente não sente que essas pontas fizeram falta. O autor consegue nos prender mesmo sem explicar tudo, pois a comédia é divertida e até mesmo as lutas são empolgantes. Acho que esse é o ponto positivo de Bub, pois ele é um baita mangá sem tentar ser, do seu modo despretensioso o autor conseguiu fazer algo muito bom sem precisar de rótulos ou arcos super filosóficos. Ele apenas contou o que queria contar.

O trabalho da Panini é aquilo que todos conhecem dos brite da editora. Acho que teve o erro de lançar a obra de modo bimestral, sei que muita gente diz “Ah, mas ainda estava em publicação na época“, só que gente, Bub já tinha 19 volumes quando chegou ao Brasil e isso seria facilmente 2 anos de mensais até finalmente encostar no Japão (o que por coincidência, já teria o final confirmado).

Então não tinha essa necessidade do bimestral desde o começo, se mesmo que Bub fosse ter mais volumes, era muito mais fácil apenas deixar ele bimestral depois do hiato. Ao menos Nisekoi já virá mensal, mas como a obra já está completa, fica complicado dizer se a editora aprendeu ou não a lição.

Eu recomendo muito Beelzebub, é uma obra que serve tanto para o fã de shonen de lutinha quanto para o que gosta de uma comédia bem divertida. Infelizmente hoje em dia só é possível encontrar a obra em pacotes fechados de colecionadores, e duvido muito que vá ter relançamento algum dia.

Nota: 3,9 / 5

6 comentários

  1. Beel pra mim, é um dos melhores da minha coleção; eu acompanhei ela semanalmente desde quando iniciou-se a tradução nas Scans-BR, e anseava bastante pela publicação; quando a Panini anunciou foi só alegria, por vezes eu me divertia mais até que em relação a One Piece, que sempre foi minha série xodó!

    E vou te contar, aquela saga onde eles fazem o jogo de volei, meu Deus, eu nunca dei tanta risada num mangá como eu dei risada lendo este arco de Beel.

    Sobre os furos de roteiro Haag, a série foi cancelada; não sei o motivo, os Japas não curtiram e a JUMP deu prazo pro Tamura encerrar, por isso ele apressou as coisas, pra dar tempo de colocar o final que ele queria, mesmo sem as explicações; Japonês é foda, se não tem peito pra eles bronharem, eles reclamam… E olhe que se tivessem dado o tempo do autor, chuto que talvez, ele estaria em alta até hoje, caso não tivesse terminado ainda…

    • Não duvido, por diversas vezes comentei aqui que não entendia os baixos resultados que a obra tinha, pois em nenhum momento ela decaiu pra mim.

      Aquele jogo de vôlei foi hilário, o Oga jogando o Beel pra cima para tirar a atenção do outro time, as imagens do autor entre os capítulos era genial, nunca ri tanto. Assim como tem uma que o Oga vai treinar na montanha e amarra o Beel numa árvore.

      O último volume, dos extras, foi um dos melhores pois a gente sentia que o autor estava com liberdade de fazer o que queria. A cena do Furuichi finalmente explodindo porque ele queria ver as garotas de biquini e usando até os lenços para isso me fez gargalhar.

      É fácil a minha comédia favorita.

      • Fora as piadinhas toscas mas que funcionavam. Lembro de uma cena que o Oga vai treinar com o avô da Kunieda, e ele fala que antes tem que mijar, aí o velho pergunta se ele queria que segurasse pra ele kkkk. Sempre foi aquele humor básico, tipo um “trapalhões”, e que funciona muito bem!

        O Tamura tá escrevendo agora Hungry Marie. É uma comédia que lembra mais ou menos Ranma 1/2; estou acompanhando, não sei se um dia ela virá por aqui, mas torço pra que sim, por enquanto ela anda muito boa!

  2. Eu acho que a Panini vai mudar de ideia e colocar Nisekoi como bimestral também, hein^^. Fizeram isso diversas vezes recentemente. Pandora Hearts, por exemplo, foi dito que seria mensal e acabou sendo bimestral. Além disso, de vários títulos bimestrais eles prometeram que ao menos um ia se tornar mensal, e agora já estão rejeitando todos.

    A Panini tem um monte de títulos anunciados e decerto ainda fará novos anúncios nos eventos de julho, então eu acho que ela vai querer evitar ter mais séries mensais…

Deixe um comentário

