Comentando o Volume #118 – Pokémon Yellow vol. 01

Quarta-feira começou com essa chuva que ainda cai aqui em Porto Alegre, mas pelo menos meu time finalmente voltou a vencer na Serie B e eu já ganhei os presentes de dia dos namorados. Hoje chegou o dia de falarmos da terceira série de Pokémon a desembarcar no Brasil, ou será que continua sendo a mesma?

Pokemon Yellow é originalmente a segunda fase de Pokémon Adventure, continuando diretamente de onde Red Green Blue terminou. Essa segunda fase corresponde aos originais 4 até 7 da série.

Haag, até hoje não entendi isso.” o tio explica. A obra que melhor se aproxima disso seria nosso amado JoJo’s Bizarre Adventure. O titulo inteiro possui mais de 100 volumes como todos sabem, porém a cada punhado de volumes temos uma nova história com um novo protagonista e um novo vilão. De algum modo todas as historias estão interligadas, mas elas podem ser lidas independentes. Em Pokémon temos a mesma coisa, porém o que muda aqui é que as separações seriam de acordo com os jogos da franquia. A cada nova geração lançada, uma nova fase se inicia tanto no anime quanto no mangá. Tanto RGB quanto Yellow correspondem a mesma geração, por isso muitos consideram uma coisa só, porém na verdade eles correspondem a games diferentes, e por isso a separação.

Voltando ao mangá, mudamos nosso protagonista. Red está desaparecido e agora cabe ao misterioso Yellow ter que descobrir o que aconteceu com o atual campeão e também enfrentar a perigosa Elite dos Quatro.

Já começamos aqui com a primeira diferença dos games, pois no mangá a Elite 4 é vilã, pessoas cruéis que utilizam e ferem as outras pessoas, enquanto nos jogos eles são os maiores treinadores, aqueles que só podemos enfrentar após derrotar os oito lideres.

Mas confesso que diferente de RGB, esse primeiro volume me pegou bem mais. A pegada um tanto infantil deu uma diminuída para o meu gosto, o mistério do desaparecimento do Red e até mesmo os estranhos poderes sobrenaturais de Yellow atiçam nossa curiosidade sobre o que está acontecendo e que rumos a história vai tomar. Ela parece mais pesada, um pouco mais sombria e menos “a amizade faz a força” do que na fase anterior.

Yellow é um protagonista que me pareceu bem mais carismático do que Red. Achei interessante sua decisão de nunca ferir um adversário, o que acaba rendendo batalhas mais pensadas e estratégicas, o que também cativa o leitor, pois nos faz pensar como ele vai escapar sem se ferido ou ferir o inimigo. Não fica mais apenas aquela troca de golpes e poderes especiais, agora tem um pouco mais de pensamento, de tentar descobrir o que o adversário vai fazer.

Em questão de história e narrativa, Pokemon Yellow começou muito melhor que seu antecessor e me fez querer ver logo o próximo volume.

Na parte de qualidade não tem novidades, não chegou a ser dos piores brites da editora (sério que o pior de abril foi YourLie?), porém está longe dos melhores. Isso tem me feito pensar: o que OWF tem de tão diferente? Será que a licença foi tão barata que a editoea pode arriscar um papel mais caro? Será que por ter menos páginas? Será que são todos cegos e não enxergam que o papel é melhor?

Perguntas sem resposta.

A única coisa que podemos dizer é que Pokemon Yellow não serve para ruim, eu me arrisco dizer que pode ser a melhor das fases publicadas no Brasil. Ao todo são quatro volumes para ela confirmar se realmente será a melhor, mas ao menos no primeiro volume ela começou muito bem.

Anúncios

8 comentários

  1. Eu desisti de comprar Pokemon depois do review do RGB, sempre joguei, mas nunca li os mangás e tenho certa curiosidade, mas agora não animo mais de comprar, talvez um pacote fechado a um preço bacana acabe pegando, mas por hora, deixo passar.

    Como ainda não peguei Owari não sei como está o papel, mas confirmo quantas vezes me perguntarem, dos que eu compro, YourLie foi o pior em termos de qualidade.
    Já OreMo melhorou bastante o papel no volume 6 e não vejo muita gente reclamando dele, vai entender…

    Aguardando CoV de Owari!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s