Coleção #19 – Previsão de Encerramento

Quinta-feira chegou e infelizmente não consegui finalizar ainda a lista Top10 que eu queria lançar. Felizmente, estamos na troca de semestre e chegou a hora daqueles posts de atualização do nosso mercado, hoje será a vez de colocar em dia as previsões de encerramento da Panini.

É a quarta vez que iremos colocar essa lista, a última foi em janeiro passado e nesses seis meses algumas coisas mudaram, séries estrearam e outras foram empurradas. Por enquanto, essa é a lista atual de previsão de encerramento da editora, mas como bem sabem, nada na Panini é 100% certo.

Uma questão que me chamou a atenção é que teremos pelo menos um encerramento por mês em 2017, isso sem contar Bleach e Blood Lad que podem aumentar ainda mais a lista. Para 2018 temos ainda mais 6 séries já confirmadas por enquanto. Acho interessante analisar isso, pois sempre vemos cada vez a editora anunciar mais e mais títulos, mas nos esquecemos que ao mesmo tempo tem várias coisas encerrando.

Sem mais delongas, vamos pra lista:

Série: Fate/Stay Night
Nº de volumes:
20 volumes
Periodicidade:
Mensal
Previsão de conclusão:
Julho 2017
OBS:
 A primeira série da editora a se encerrar no segundo semestre é (graças a deus) Fate/Stay Night. Eu até comecei a coleção, mas ela estava tão enrolada que parei de comprar e fiquei esperando até terminar para pegar um pacote com todos os que faltaram. Fazia tempo que não via uma coleção tão sofrível.

Série: Quem é Sakamoto?
Nº de volumes:
4 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Agosto 2017
OBS:
 A segunda conclusão é Sakamoto já em agosto. Essa obra também não comprei ainda, fiquei esperando juntar os quatro volumes para comprar a coleção completa e deverei fazer isso apenas lá pela Black Friday ou com alguma promoção. Quem ai comprou? Valeu a pena?

Série: Tokyo Ghoul
Nº de volumes:
14 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Setembro 2017
OBS: Setembro será a conclusão do tão solicitado Tokyo Ghoul e, como eu já repeti várias vezes, foi uma das obras que mais me surpreendeu e conquistou nos últimos tempos. No post de janeiro nós falamos que provavelmente Re viria em sequência e não deu outra, a obra já foi anunciada e confirmada para novembro engatando as duas fases.

Série: Pokémon Yellow
Nº de volumes:
4 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Outubro 2017
OBS:
 Seguindo a sequência da Panini ter pelo menos um encerramento por mês até o fim do ano, em outubro vai ser a vez da terceira série de Pokémon chegar ao final no Brasil. Eu comprei RGB e estou comprando Yellow, mas não tenho muita certeza se eu compraria qualquer outra fase. Falando nisso, não duvido que veremos um anuncio de Silver/Gold para 2018.

Série: Assassination Classroom
Nº de volumes:
21 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Novembro 2017
OBS: Na lista de janeiro AssCla era a última série finalizando em 2017, agora já terá outras obras com ele. Atualmente a obra está em seu 18º título, com isso faltam apenas mais 3 volumes para sua conclusão e a história está cada vez melhor. Com a conclusão das histórias do professor, ficaremos por enquanto apenas com Arakawa como mangá de comédia em publicação.

Série: Last Notes
Nº de volumes:
3 volumes
Periodicidade:
Bimestral (???)
Previsão de conclusão:
Novembro 2017 (???)
OBS: Esse não é 100% oficial ainda, mas eu diria 99%. Last Notes já está confirmado para ser lançado em julho, como possui 3 volumes e provavelmente será bimestral, o seu encerramento fica planejado para novembro desse ano ao lado de AssCla. Ainda não sei se comprarei, a temática não me chamou muito a atenção.

Série: Opus
Nº de volumes:
 2 volumes
Periodicidade:
Bimestral (???)
Previsão de conclusão:
Novembro 2017 (???)
OBS: Mais uma que ainda não está totalmente confirmada. Opus está programado para lançamento em setembro e a lógica seria vir bimestral, porém eu não me surpreenderia se a editora tentasse uma periodicidade trimestral como em Sherlock. De qualquer forma, no segundo caso seria finalizado em dezembro.

Série: The Testamet of Sister New Devil
Nº de volumes:
 9 volumes
Periodicidade:
Bimestral (???)
Previsão de conclusão:
Dezembro 2017 (???)
OBS: Atualizando o post para trazer uma que eu tinha me passado em seu final. tToSND teve seu final anunciado para o nono volume e eu não vi, felizmente um leitor me lembrou. A principio o final dela aqui será em dezembro, pois ela tem seguido bimestral por enquanto. Não sei se nessa reta final não terá algum atraso por negociação dos novos volumes, mas no pior dos caso não deve passar de fevereiro.

Série: One Week Friends
Nº de volumes:
7 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Janeiro 2018
OBS:
 Esse mês será lançado o terceiro volume de One Week Friends e admito que estou me divertindo com a publicação. Não é daquelas obras maravilhosas e imperdíveis, porém é boa de ler e relaxar. Eu gosto muito de ver obras assim de vez em quando no meio das mais badaladas.

Série: Ore Monogatari!!
Nº de volumes:
13 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Junho 2018
OBS: Pulamos agora para junho de 2018 e veremos o final da história de Takeo. Ore é algo meio estranho de explicar, as vezes eu leio pensando “porque estou comprando isso?” e as vezes penso “que obra foda”, é uma oscilação entre o divertido e o chato. No geral estou gostando, mas confesso que atualmente é meu shoujo menos favorito.

Série: Akame Ga Kill!
Nº de volumes:
15 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Julho 2018
OBS: Já em julho será a vez de AgK, obra que até mesmo ganhou reimpressão dos primeiros volumes. Será que fez tanto sucesso assim? Será que o suficiente para ver Akame Zero ser lançado na sequencia? Vamos aguardar para confirmar, eu não me surpreenderia.

Série: The Legend of Zelda: Legendary Edition
Nº de volumes:
5 volumes
Periodicidade:
Bimestral (???)
Previsão de conclusão:
Agosto 2018 (???)
OBS: Novamente uma obra que é apenas estimativa. Zelda foi confirmado para dezembro agora e segundo a Beth será uma publicação “baseada no kanzenban”. Como a obra é praticamente um compilado de volumes únicos, eu não descartaria uma publicação trimestral como Sherlock, o que nesse caso seria um encerramento em dezembro de 2018. De qualquer forma, deixo aqui a previsão para o bimestral.

Série: Arakawa Under The Bridge
Nº de volumes:
15 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Setembro 2018
OBS: Com 7 volumes já lançados, podemos dizer que Arakawa foi uma das melhores coisas que vimos nos últimos tempos, é divertido quase beirando o hilário. Ele será o último mangá de comédia, ao menos por enquanto claro, e isso me faz pensar se o modelo deu certo e também quem poderia ser o sucessor. Gintama é o mais solicitado, mas eu tenho grandes duvidas se viria.

Série: Lovely Complex
Nº de volumes:
17 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Outubro 2018
OBS: Em outubro de 2018 vai ser a hora de se despedir de mais um shoujo (e o último se a editora não anunciar mais nada). O começo de LoveCom me deu uma pequena desanimada, a obra era divertida e ficava no “legal”. Após os últimos volumes, onde a Risa se declarou e o Otani enfim aceitou, senti a história se desenvolver um pouco mais e agora começa a me cativar. Estou curioso para ver o rumo que vai tomar ou se ficará numa enrolação apenas. Torço também para a confirmação de um novo shoujo, queria Natsume Yuujinchou ou Tonari no Kaibutsu-kun.

Série: Novo Lobo Solitário
Nº de volumes:
11 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Novembro 2018
OBS: Em novembro será o final de Novo Lobo Solitário, a continuação direta de Lobo Solitário. Isso é algo bem estranho, pois a obra principal só irá terminar 3 anos depois, lá em Agosto de 2021. Quem está colecionando ambas está fazendo o que? Compra NLS e fica guardando num canto? Ignorou os spoileres e leu mesmo assim? Sei lá, é estranho demais para minha cabeça.

Série: Inuyashiki
Nº de volumes:
10 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Novembro 2018
OBS: Junto com NLS será a hora de dizer tchau mais uma vez para o Oku, dessa vez com o final de Inuyashiki. A obra estreou no Brasil mês passado (eu nem peguei o meu ainda) e já tem sua previsão de encerramento para o ano que vem. Isso é bom, me dá ainda mais vontade de comprar algo quando já sei que o final está próximo.

Série: Your Lie In April
Nº de volumes:
11 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Dezembro 2018
OBS:
 A obra recém começou, agora em junho/julho vai sair o segundo volume da obra, mas eu já estou contando os dias para a conclusão. Your Lie é fácil um dos meus mangás favoritos em publicação atualmente ao lado de A Voz do Silêncio. É um mangá que quando acabar, vai fazer falta.

Série: Pluto
Nº de volumes:
8 volumes
Periodicidade:
Bimestral (???)
Previsão de conclusão:
Fevereiro 2019
OBS:
 Urasawa volta as nossas bancas agora em dezembro e só irá se despedir em fevereiro de 2019. Essa semana Pluto teve a confirmação de uma adaptação em anime para 2020, o que é bom para o pessoal que poderá completar a coleção e depois assistir a adaptação. E depois só resta torcer por outros mangás do Urasawa.

Série: Nisekoi
Nº de volumes:
25 volumes
Periodicidade:
Mensal
Previsão de conclusão:
Junho 2019
OBS:
 A obra chega nas bancas agora em junho em publicação mensal com seus longos 25 volumes, mais um Jump estreando no Brasil. Só irei colecionar pela escolha da editora em fazer mensal, caso contrário teria dropado facilmente.

Série: Pandora Hearts
Nº de volumes:
24 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Fevereiro 2020
OBS: Existe uma chance remota dessa obra se tornar mensal ao longo da publicação, embora hoje eu já não ache mais tão possível por conta dos muitos títulos que ainda faltam estrear. Sei lá, acho que já deveria ter começado mensal pois já era finalizado e longo, 4 anos comprando um mangá assim é complicado, passei isso com Beelzebub e não repetirei.

Série: Toriko
Nº de volumes:
43 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Abril 2020
OBS: Esse aqui foi uma surpresa o anúncio do seu final em 2016, pois aconteceu “do nada”. Do nada também foi sua publicação no Brasil, pois quando a Panini anunciou ele não estava entre os mais pedidos. De qualquer forma, em abril de 2020 chegará ao final e eu ainda nem sei sobre o que se trata. Alguém ai comprou Toriko?

Série: Slam Dunk
Nº de volumes:
24 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Agosto 2020
OBS:
 Assim como PH, Slam Dunk também tem chances de ser mudado para mensal ao longo de sua publicação e terminar bem antes de 2020, embora eu duvide um pouco já que tem esse formato mais caro. A redução no número de volumes também ajudou muito, são 7 volumes a menos, o que renderá no minimo um ano a menos de publicação.

Série: Naruto Gold
Nº de volumes:
72 volumes
Periodicidade:
Mensal
Previsão de conclusão:
Junho 2021
OBS:
 Junho de 2021. No outro post eu comentei que ele chegaria em 2021 dividindo banca com Boku no Hero e Berserk, mas outras obras já anunciadas também vão dividir banca com ele, como Lobo Solitário e Inu Yasha. Mas a dúvida mesmo é quando teremos o anúncio de Boruto, 2018 ou 2019? No nosso bolão já teve gente apostando ainda esse ano, embora eu acredite que só em 2019.

Série: Lobo Solitário
Nº de volumes:
28 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Agosto 2021
OBS:
 Após alguns atrasos a previsão de Lobo Solitário mudou em dois meses e hoje ele é o último mangá a ser finalizado por enquanto, lá no distante Agosto de 2021, superando até mesmo Naruto Gold e seus 72 volumes. Quem será que dividirá banca com ele daqui tantos anos? My Hero Academia e The Promised Neverland? Ou quem sabe algum quarto relançamento de Naruto? Será que One Piece vai ter acabado? Só o tempo dirá…


SÉRIES BRINDES.

Bom antes de fechar o post, resolvi trazer duas séries “bônus”, obras já anunciadas e concluídas e que possuem uma estimativa não tão precisa do seu final, pois seus lançamentos/periodicidades pois a editora não dá informações nenhuma.

Série: Blood Lad
Nº de volumes:
17 volumes
Periodicidade:
Atualmente sem periodicidade
Previsão de conclusão:
Segundo semestre de 2017.
OBS:
 A editora deu uma agilizada em Blood Lad, se em janeiro a obra estava parada no 14 mais de ano, em apenas seis meses a coisa andou e em maio tivemos o lançamento do 16. Falta agora somente o último volume, então duvido que passe de 2017.

Série: Bleach
Nº de volumes:
74 volumes
Periodicidade:
Nem deus sabe
Previsão de conclusão:
Segundo semestre de 2017 ou começo de 2018
OBS:
 Em janeiro Bleach estava na nossa lista com previsão de conclusão agora para agosto, já que naquele momento estava saindo o 72. Vocês vão acreditar se eu disser que desde então não saiu mais nenhum volumes? Só faltam dois para a conclusão e a Panini parece não ter informação nenhuma. De qualquer forma, ver Bleach chegar ao final é algo que tem um certo simbolismo, creio que é a segunda maior que vimos no Brasil (InuYasha teve mais de 100) e que só será ultrapassado ano que vem por One Piece. A pergunta série é: será que vem Bleach Gold?

 

12 comentários

  1. Eu gosto bastante desse tipo de post, de listas e previsões e tals, inclusive mantenho o meu próprio controle sobre isso!

    Panini bastante movimentada esse ano e, pelo visto, deu bastante certo e podemos contar com um 2018 bastante movimentado também.

    Três comentários.

    Toriko foi um dos mangás finalizados recentemente mais divertidos que tive a oportunidade de acompanhar, eu, particularmente, prefiro ele à Fairy Tail. As lutas são maravilhosas, mas o traço é horrível. É bem non sense, porém bastante legal. Trata de “Hunters” de comida, chamados de Bishokuya. Tudo gira em torno de comida. É um mundo gourmet. Os ingredientes mais cobiçados são mais dificeis de se capturar/conseguir e tem um nível de captura maior. O objetivo de Torino é completar o seu menu principal, com os ingredientes mais dificeis o possível. O bacana é que o Toriko ja começa o mangá sendo um cara muito forte e respeitado, sendo incluive considerado um dos 4 Reis Celestiais. Recomendo a leitura, mas não a compra, pelo motivo que vou falar mais abaixo.

    Sobre Sakamoto, estou feliz por ter arrumado um espaço pra comprar. Valeu muito a pena. Mesmo estilo de AUTB, nada se leva a sério na obra, o Sakamoto é uma figura, mas se olhar com um olhar mais crítico, vai perceber alguns temas mais sérios sendo tratado paralelamente às piadas, como bullying e até assédio. Obra muito bacana, num tamanho perfeito (4 volumes) porque não tem muito o que encher linguiça.

    E por fim, não acho que Gintama apareça por aqui. Se aparecer, que garantia teremos de que a Panini não vai manda-lo pra geladeira caso não venda bem? Não temos! Não coleciono Toriko justamente por isso. Beel era uma aventura saber se o próximo volume viria normalmente assim como em Air Gear e como deve estar sendo em Pandora. Pensaria muito antes de colecionar Gintama caso viesse.

    Ps: Tu viu Maus a 23,90? 😦 Eu paguei 34,90 no meu!!

    • Minha namorada pagou 26,90 no meu. 😀

      Cara, Toriko é non sense demais para mim, sem contar a arte horrível e quarenta e tantos volumes. O mesmo é Gintama, eu não me arriscaria.

      Sabe que eu estava vendo uma enquete e pensando em Pandora esses dias? O mangá era super pedido e tal, mas nas enquetes que vejo não é um dos mais comprados. Será que os outros títulos não tiraram o brilho dele? Provavelmente.

      O que me chamou a atenção é como tem finais, até dezembro de 2018 são 16 encerramentos, pensando assim eu nem acho que o alto numero de anúncios da Panini é tão exagerado assim.

      • Parece que a Panini acertou no sentido do timing dos anúncios.

        A arte de Toriko é realmente sofrível! Kkkk

        Quanto à Pandora, muita gente entra nessa de pedir o titulo sem nem conhecer. Conheço duas pessoas que queriam porque queriam e hoje não compram. Eu não compro, mas também não pedi! Kkkkk
        Além é claro, disso que você falou, dos outros títulos sufocarem Pandora, é um risco que se corre ao ter um alto número de titulos em circulação.

  2. Esse é o principal motivo de eu despistar de titulos muito grandes, a incerteza da conclusao e tambem da periodicidade, pelo mesmo motivo evito comprar series que ainda nao foram concluidas no Japão (Embora me arrisque as vezes como o caso de Vinland Saga ou Ataque dos titãs). Outro motivo é que essas series grandes em sua maioria não me chamam atenção, acho que muitas das vezes se perdem no meio do caminho e nem sempre possuem uma tematica tão interessante de se acompanhar.

Deixe um comentário

