Comentando o Volume #120 – Gavião Arqueiro: Minha Vida Como Uma Arma

Bom dia pessoal nessa sexta-feira estranha e que para alguns ai é feriado, esse não é meu caso, então estou aqui trabalhando e trazendo o post 499 do blog, dessa vez um CoV de um incrível quadrinho.

Gavião Arqueiro: Minha Vida Como Uma Arma é o primeiro encadernado da coleção que o vingador ganhou, foi lançado no Brasil em fevereiro de 2016. Esse primeiro encadernado compila os 5 primeiros volumes de Gavião Arqueiro e mais o sexto de Novos Vingadores, esse mais voltado para a Gaviã Arqueira.

Meus amigos fãs das HQs de heróis sempre me disseram que tem duas coleções da fase Nova Marvel que são obrigatórias para quem quer ser colecionador. A primeira é a surpreendente Ms Marvel e a segunda era a inesperada Gavião Arqueiro.

Eu sempre achei o Gavião um personagem bem interessante e o motivo disso é apenas um: ele é humano. Em meio a todos os heróis dos Vingadores, ele é apenas um cara com um arco e uma mira do caralho. Não tem soro do super soldado, não tem armadura tecnológica ou aranha radioativa.

Ao menos nesse primeiro volume isso ficou muito explícito, esqueçam as histórias de super herói contra vilões com planos audaciosos, esqueçam os trajes coloridos e grandes aventuras. Aqui é contada a vida de um cara quase normal, pois tem apenas o pequeno detalhe dele ser um dos Vingadores.

Clint mora num apartamento alugado no subúrbio de NY, uma área onde quase ninguém o reconhece e os poucos que conseguem não tem certeza suficientes. Essa normalidade é genial para mim, não sei quanto a vocês, mas eu já estou bem saturado de super herói. Cansei de ver tanta coisa igual, eu quero novidades. E aqui nós temos novidade.

As aventuras não acontecem por causa de um vilão gigantesco que apareceu, longe disso, uma é porque o dono do prédio resolveu triplicar o aluguel e expulsar as pessoas, enquanto outra só aconteceu porque ele saiu de casa para comprar etiquetas para suas flechas e achou um carro que gostava (sempre tenha uma flecha bumerangue).

Sabem o que essa HQ me lembrou de certo modo? Hellblazer e seu Jonh Costantine.

Claro, mantendo suas devidas proporções essa obra da Marvel me lembrou demais a da Vertigo ao mostrar um quase anti-herói. Ambas mostram um personagem forte, que tenta levar sua vida o mais normal possível, mas que sempre se mete em encrencas ao tentar ajudar outra pessoa.

Outra boa semelhança está nas piadas certeiras e muito bem feitas. Aqui em GA vemos várias piadas com o fato dele ser um vingador, coisas do tipo: “Pra que você tem telefone fixo se ninguém te liga?” “Ah, uma vez o Capitão América me ligou”.

É uma piada um tanto simples, mas que se torna engraçada quando a gente pensa a naturalidade com que ele fala que o Capitão América ligou pra casa dele, é tipo eu falando que minha mãe me ligou ontem pra pedir pão. Ou outra cena em que o vizinho insiste que ele é um vingador e ele responde que não, mas um quadrinho depois aparece o porta aviões da SHIELD e o vizinho só diz: “Viu, falei que era”.

Na arte da HQ já podemos ter alguns “porens”. No geral a arte é muito boa, na verdade muiti superior a muitas. Porém como teve vários ilustradores, o traço se modifica em três momentos dentro do encadernado e isso pode incomodar um pouco os leitores mais “tradicionais”. Todas são boas, mas eu preferi muito mais a primeira, novamente me lembrando muito mais Hellblazer ou algo mais “submundo” e menos heróico.

Num resultado final, Gavião Arqueiro: Minha Vida Como Uma Arma é uma excelente HQ para se ter na coleção, para quem gosta dos heróis clássicos é uma grande releitura de um dos mais antigos, para quem está cansado de tanta coisa igual (principalmente depois dos filmes) é uma ótima chance de ler algo diferente e muito bem feito.

A HQ é em capa dura e já possui três volumes lançados, infelizmente esse primeiro é extremamente difícil de comprar pois está esgotado em quase todas as lojas. Se encontrarem a venda, recomendo demais.

Deixe um comentário

