Maratonanto #03 – Projeto Manhattan vol. 01 até 03

E se tudo que aprendemos nas aulas de história fosse uma grande mentira?

Hoje é quarta-feira e nesse Maratonando vamos falar de uma das obras mais malucas, bizarra e sensacional que eu já tive o prazer de ler, é dia de falar do Projeto Manhattan.

A obra americana possui o roteiro de Jonathan Hickman e arte de Nick Pitarra. Nos EUA a obra ainda está em publicação com 6 volumes encadernados até o momento, enquanto no Brasil a Devir está lançando o quinto volume agora em julho numa periodicidade que ninguém entende muito bem.

Alguns aqui devem se lembrar das aulas de história em que se falou do famoso “Projeto Manhattan”, o plano científico dos EUA durante a Segunda Guerra. Grandes cientistas foram reunidos nesse ambicioso projeto que resultou na criação da bomba atômica que devastou Hiroshima e Nagasaki.

A HQ parte da premissa de que na verdade todos os cientistas enganaram os EUA. Eles criaram sim a bomba atômica, mas isso era uma “brincadeira” se comparada a tudo que eles realmente criaram no Projeto Manhattan, e eles venderam ao governo como “A Maior Invenção da Humanidade” enquanto até mesmo haviam descoberto viagens intergalácticas.

E aqui a HQ parte para a maior bizarrice já imaginada. Temos uma guerra contra drones japoneses enviados aos EUA através de um portal que utiliza a energia vital de monges tibetanos. Temos uma aliança secreta entre os cientistas do PM, cientistas russos e nazistas, todos unidos em nome da ciência e enganando seus respectivos governos, criando assim um “Super Projeto Manhattan” financiado por todos esses países sem que eles soubessem.

Enquanto os governos americano e soviéticos faziam a Guerra Fria e tentavam enviar o homem ao espaço primeiro, o PM já possuía uma base lunar e fazia planos de explorar Marte.

O mais brilhante nessa obra é que todos os personagens existem, são famosos e os autores não estão nem aí com isso. São personagens que estão em nossos livros de história, gente como Einstein, Oppenheimer, Von Braun e Rosevelt. Só que os autores zoam demais nesses personagens, avacalham literalmente.

Não vou dar os nomes para não estragar as surpresas, mas um é na verdade o seu irmão gêmeo maligno e carnívoro, outro é um alterego de outra dimensão e um deles é um robô alienígena infiltrado na Terra.

Eles também criam teorias da conspiração, um dos personagens é Harry Daghlian, um famoso cientista na década de 40 e que morreu num estranho acidente dentro do laboratório. Na HQ, os autores disseram que ele não morreu, a verdade é que ele se tornou uma pessoa radioativa e foi escondido pelo Projeto Manhattan com uma morte falsa sendo divulgada para o resto do mundo.

Tem de tudo nessa HQ: nazistas, soviéticos, robôs japoneses, alienígenas, maçons, monges budistas e uma cadela que fala e usa metralhadora.

Mas sabem o que é o mais bizarro nisso tudo? Faz sentido demais. Eu não sei como, mas Projeto Manhattan faz completo sentido dentro do que apresenta. Não é aquela bizarrice que tu lê e diz, “mas que droga é essa”, longe disso, ela é algo que tu acaba dando gargalhada e que logo ver o que vai acontecer a seguir. Eu li esses 3 volumes numa tarde comendo pipoca e agora estou louco para comprar os outros dois, porque é fantástico.

Pelo amor de deus, olhem a imagem anterior. Simplificando ela: é Einstein matando um alienígena com uma serra elétrica numa estação especial na lua. Se isso não for algo realmente louco e bizarro, eu já não sei mais o que seria.

A arte é legal, eu gostei muito. Não apenas nos personagens, mas o artista consegue fazer alguns jogos de cores bem interessantes. Um dos personagens possuí múltiplas personalidades que começam a ficar conflitantes dentro dele e o autor mostra isso trabalhando tons de vermelho e azul, mostrando assim as diferenças dos lados.

Vamos falar agora um pouco da Devir, e isso fica ainda mais interessante já que ela vai se aventurar nos mangás.

Manhattan é gigante em tamanho, vocês podem notar isso na foto em comparação aos mangás. Seu tamanho é pouca coisa menor que os Marvel/DC de capa dura. Mas não é muito grosso, o maior é o terceiro com menos de 150 páginas. É todo colorido e impresso em couchê, as capas são cartonadas.

O preço de capa é salgado com seus R$ 50,00, porém volta e meia as obras da editora estão com promoções nas grandes lojas, esses meus volumes custaram todos menos de R$ 25,00.

Sinceramente pessoal, é uma HQ incrível mas muito diferente do normal. Toda essa bizarrice pode incomodar algumas pessoas, embora eu acredite que seja mais fácil agradar.

Sinceramente, eu não teria levado ao natural se não tivesse recebido a indicação antes. E agora é a minha vez de deixar a indicação, pois ele é aquele tipo de obra que vamos passando puramente por não estar em grande destaque nas lojas ou por ser uma editora que não estamos tão acostumados.

Minha opinião final é a seguinte: se tiverem a chance e quiserem algo bem fora do comum, levem Projeto Manhattan, acho que vai ser uma diversão bem legal e inesperada.

Anúncios

6 comentários

  1. O robô alienígena infiltrado na Terra só pode ser o Einstein! kkkk

    Cara, outras pessoas, além de você já me falaram muito bem dessa HQ, além disso o Hickman é fera. Ele escreveu toda a fase dos Vingadores da Marvel Now e os Novos Vingadores também, fora a fantástica HQ chamada de East of West, que tive a alegria de ler, com meu precário inglês, o primeiro volume. Espero que a Devir traga essa pérola também!

    Enfim, só me deixou com mais vontade de comprar. Tive a oportunidade de pegar nessa promoção de leve 4 e o mais barato sai de graça, da Amazon, mas acabei pegando 2 volumes de Saga e 2 de Rat Queens, que já estou namorando há um tempão. Mas vou ficar monitorando agora, próxima promoção, provavelmente eu pegue PM.

    Quanto à qualidade, a Devir faz umas edições muito bonitas! Saga é impecável! Paper Girls é de uma qualidade absurda e pelo jeito PM não é diferente!

    Estou achando que Mahou Tsukai vai vir chutando bundas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s