Comentando o Volume #122 – Your Lie In April vol. 02

A grande mentira de abril com certeza é essa qualidade.

Hoje já é quinta-feira e vamos comentar o segundo volume de Your Lie in April, mas infelizmente o que menos iremos falar é sobre a ótima história.

Eu poderia comentar aqui como as cenas da apresentação realmente foram incríveis. Meu maior medo em YourLie era como isso seria apresentado nas páginas do mangá, uma coisa é assistir ao anime com áudio e movimentos, outra é você ler toda a apresentação. Confesso que foi muito melhor do que eu esperava, a passagem dos quadros conseguiu reproduzir muito bem a ação dos personagens e a troca de olhares representava bem vontade e até mesmo o desafio que um estava lançando ao outro. Outra coisa que dava uma boa noção do que estava acontecendo era ver os comentários dos demais personagens, meio que narrando e nos dando o tom de como estava o clima da apresentação. Claro que já ter a noção do anime ajudou, mas acho que mesmo quem pega a história pela primeira consegue facilmente sentir.

Ao encerramento da apresentação começamos a entrar aos poucos nos dramas que vão moldar toda a história de Shigatsu até o final. Embora a gente já tivesse uma leve noção da questão do Kousei com a mãe, o primeiro volume ainda era meio “romântico e feliz” demais para os rumos que a história vai tomar. Esse segundo volume já começa a dar esses tons, já começa a apresentar um pouco mais forte as “rachaduras” do grupo principal, vemos as aparências desmoronando um pouco quando estão sozinhos e as dúvidas/medos que cada um carrega.

Mas infelizmente o que mais se tem para destacar nesses volumes de Your Lie in April é o trabalho porco da Panini.

Ruim não é bem a palavra, eu diria mais que está desleixado. Comentei no primeiro volume que as páginas estavam muito manchadas da tinta, nesse segundo volume isso diminuiu um pouco, porém continua soltando muita tinta. Meus dedos ficaram negros e pior, isso manchou a capa fosca e bem clarinha. A colagem também não está boa, as últimas páginas do meu volume estão ameaçando cair, lembra muito aquele problema do primeiro volume de Slam Dunk.

Talvez eu esteja sendo um pouco critico demais por ser um dos meus cinco mangás favoritos e a qualidade da Panini esteja apenas “normal”. O problema é que vejo algumas obras da editora virem numa qualidade mais aceitável dentro do padrão brite, enquanto outras ficam nessa qualidade que para mim só pode ser considerada desleixada e porca. Reclamam tanto da JBC, mas que é que tem esse tipo de problema nos brites dela? Eu nunca tive com Magi, My Hero ou Saintia Shô.

O fato é que infelizmente eu não recomendo mais Your Lie In April para as pessoas, me dói dizer isso por ser um dos meus mangás favoritos, mas ele não compensa.

A história é linda e envolvente? Sim e tem uma trilha sonora maravilhosa para se escutar enquanto estiver lendo (eu estou ouvindo ela agora enquanto escrevo). Só que a qualidade não é nada boa e aparentemente a editora não parece se importar com isso, então não esperem melhoras.

Eu vou continuar, mas é mais pela vontade de ter um dos meus favoritos na estante, se fosse qualquer outro mangá eu teria dropado. Então é essa minha recomendação, só comprem YourLie se vocês realmente querem ter a obra completa na estante e gostam muito dela, caso contrário usem seu dinheiro em outra obra que seja mais seu estilo e deixem essa para mais pra frente, quem sabe um dia melhore e compense comprar os primeiros volumes.

E antes de encerrar, uma última sugestão: escutem Saint-Saëns: Introduction and Rondo Capriccioso, op.28. QUE MÚSICA!!!

5 comentários

  1. Realmente muito triste a maneira como a Panini está tratando a obra! Eu vejo obras como OWF e Oremo com páginas branquinhas e firmes e fico pensando em porque a Panini não padroniza isso? Talvez pelo quanto custou um título em relação ao outro, mas convenhamos, eu acho que as pessoas ficariam mais felizes em pagar, sei lá, 14,50 – 14,90 em um título com uma qualidade decente, do que manter os 13,90 e ter um trabalho porco desses.

    Quanto à obra, sem palavras! Sensacional! Vou continuar comprando porque é muito bom, mas estou bastante chateado com a qualidade!

    • É como eu comentei no post, o pessoal vive reclamando da JBC, mas meus mangá da editora não tem metade desses problemas. Páginas mais firmes, sem manchas de tinta, lombada bem quadrada e sem risco de soltar páginas. É exatamente o que tu disse, não me importo em pagar R$ 14,90 por uma qualidade, o 1 real mais barato da Panini não está compensando.

      É triste, só to comprando pq é um dos meus favoritos mesmo.

      • Pois é cara! Muito triste isso! Já vou jogar um (outro) balde de água gelada então!
        Nisekoi não é dos melhores no quesito qualidade. Peguei ele hoje, já dei uma lida e o brite tá bem fininho e não tá muito branquinho não. Acho que está no nível de One Piece, não é um OWF, mas também não chega a ser um Your Lie!

Deixe um comentário

