O Que Poderia Ser Publicado no Brasil #13

Hoje é sexta, véspera de um sábado com evento e anúncios de novos títulos.

Por isso hoje eu resolvi que iria fazer aquele velho OQPSPNB, mas pensando bem, seria o post mais do mesmo com as velhas apostas de sempre. Resolvi então tentar algo diferente e dar a minha opinião do que pode vir utilizando outra analise: COMO PODEM SER OS ANÚNCIOS.

Não entenderam? Eu explico.

Algumas obras meio que são unanimes entre o pessoal, porém na minha opinião são obras que o anúncio de uma anula a outra automaticamente, e nesse post quero explicar melhor o motivo disso e o meu ponto de vista sobre algumas afirmações que tenho visto do pessoal.

Na verdade acho que enrolei mais ainda, então é mais fácil começar logo o post e vocês vão entendendo.

 Teremos Haikyuu! OU Shokugeki no Souma.

Esse primeiro é o melhor para explicar o que penso.

Algo que todos meio que dão certos é que um desses Jump será anunciado pela Panini, os mais otimistas dizem que ambos. Aqui é a hora do Haag ser o chato e falar que vai ser só um deles. “Ah Haag, tu não sabe, tu não trabalha na Panini” é verdade, todo esse post é puramente suposição minha baseado em coisas que vejo em comentários e em 5 anos comprando mangás. Tanto Haikyuu! quanto Shokugeki possuem mais de 25 volumes, ou seja, são muito grandes para o padrão do nosso mercado. Pensem também que a Panini acabou de começar Nisekoi e ainda tem Dr. Slump com 18 volumes por começar. Acham mesmo que ela vai colocar mais duas obras com 20+ volumes?

Na minha opinião, Shokugeki vem amanhã pela editora e começa a ser lançado ainda em 2017. Haikyuu! vem, mas só vai ser anunciado lá pela CCXP para sair em 2018. Mas claro, numa dessas a JBC pode anunciar um deles também, acho que só assim para ter os dois.

 Esquece Boruto/Dragon Ball Super/The Promised Neverland.

Esses dias brigaram comigo num grupo porque eu disse que Boruto não tem chances nesse AF. Sério gente?

Eu acredito sim que os três vão ser lançados no Brasil, talvez em 2018 no máximo 2019, mas não tem chance nenhuma de um deles ser anunciado amanhã. Boruto e Neverland possuem atualmente apenas 4 volumes e Dragon Ball 3, sério mesmo que vocês esperam o anúncio de obras tão curtas e ainda em publicação? Vocês não aprenderam nada com Blue Exorcist? Tirando Neverland que é semanal e ganha uns cinco encadernados por ano, as outras duas são mensais, ganham apenas dois volumes.

Tenham calma, eles vão vir um dia, mas não é amanhã.

 Devemos ter um anúncio de shoujo.

Eu estou apostando bem forte que devemos ver uma série shoujo mais longa sendo anunciada, minha aposta mais forte está em Strobe Edge, mas não me surpreenderia de Tonari no Kaibutsu-kun ou algum de sucesso mais recente (admito não ser um grande entendedor da demografia).

O motivo é simples, Aoharaido acabou, veio Last Notes mas com só 3 volumes e é o tipo de obra que me parece apenas um “tapa buraco” e não “o grande anúncio para substituir”. Nesse ponto, vale lembrar também que Ore Monogatari tem só mais um ano de publicação (e isso passa rápido) e LoveCom tem pouco mais que isso (8 volumes), então ambos terminam em 2018. Por isso estou apostando forte em ver algum shoujo nesses anúncios da Panini, talvez um que vá sair já em janeiro ou logo após o fim de LN.

 Extra de alguma série é uma possibilidade.

Um extra curtinho é sempre uma chance, e nesse nosso momento de checklists pesados acho que é uma grande pedida.

A primeira ideia que vem na cabeça é finalmente oficializarem One Piece: Green, ainda mais agora que a obra se tornou mensal. Quem corre por fora também é o Kuroko no Basket: Extra Game, obra que para mim já está passando do prazo pois já faz meio ano que a obra principal terminou. Mais algum databook de Naruto também não é descartável.

Não me surpreenderia nada a JBC ou a NewPOP aparecerem com algum box, artbook ou guidebook de suas séries, algo da Clamp ou de Madoka nesse sentido talvez conquiste o público.

 Dificilmente um seinen pela Panini.

Não acredito que vá ter algum mangá mais adulto pela editora italiana. O motivo é simples: Hikari no Machi – Alive – Opus – Pluto. São 4 obras mais voltadas ao público adulto esperando para serem lançadas pela editora, por isso acho que ela vai segurar um pouco novos anúncios nessa temática e fazer só lá pela CCXP.

Quem pode pintar com algo assim é a JBC talvez, principalmente com Zetman chegando ao final. Numa dessas, Erased (que não é nenhum “SEINEEEN”) pode ser uma opção, numa aposta mais arriscada, I’m A Hero por estar completo também é interessante de se pensar. Duvido muito de um Punpun da vida.

 Não espere relançamentos.

Esqueçam isso, não vai ter Gantz nem Bleach Gold, eu mudo minha foto no blog para um pônei rosa se isso acontecer.

A Panini atualmente está com Berserk, Naruto, Vagabond, Slam Dunk, Lobo Solitário e ainda vai lançar Dr. Slump, na JBC eles ainda estão enrolando com InuYasha. Vendo isso, eu coloco em 0% as chances do anúncio de um relançamento, mesmo que seja em big.

 Vai ter coisa ainda para 2017.

Não se enganem, nenhuma das editora fechou seu ano ainda com os já divulgados. Se eu for fazer uma aposta, diria que a Panini ainda anuncia uns 2/3 títulos para 2017 e a JBC mais uns 4.

Vão vir todos os anúncios amanhã? Não necessariamente, assim como também não significa exatamente que todos os títulos de amanhã saem ainda esse ano. Isso eu digo principalmente na JBC que tem seu Henshin Online e deve guardar coisas grandes para esses vídeos. Mas é aquilo que sempre digo, preparem as carteiras porque estamos recém em julho.

 JoJo’s Bizarre Adventure/Gintama/Hokuto no Ken.

SÉRIO MESMO PRODUÇÃO????


Acho que esses são alguns dos pontos que mais tenho visto serem discutidos nos grupos de Facebook e sites afins, e essas são minhas opiniões sobre elas.

Se eu fosse fazer uma aposta mais direta no que eu penso que vai rolar amanhã, seria algo mais ou menos assim:

PANINI:
Shokugeki no Souma
Strobe Edge
One Piece: Green
Mangá de Sword Art Online ou algum volume único

JBC:
Erased
Algum volume único

NEWPOP:
Uns 4 mangás, mas nenhuma novel.

E vocês, o que esperam desse evento? Concordam com as minhas opiniões ou acham que esse post foi uma pilha de nada?

18 comentários

  1. Me veio pela cabeça que a JBC vai anunciar o segundo relançamento de Sakura, dessa vez, a edição de 9 volumes. Ultimamente a JBC não tem anunciado nada e quase tudo o que anuncia é em algo “seguro”. Quer algo com venda mais assegurada do que Sakura?

    E eu também não me surpreenderia com relançamento de Episódio G, mesmo com duas séries da franquia cdz em andamento, justamente pelo fato apostar em algo seguro.

    Outra possibilidade: Another BIG.

    (Se anunciarem isso, vou me bater por não ter pensado nisso na época de trocas do bolão. Rs)

    ——

    Olhando o catálogo da Panini vejo que Fate termina agora, Bleach logo mais e Assassination em 6 meses. Realmente é difícil a editora anunciar duas séries tão longas quanto Haikyuu ou Food Wars.

  2. A única quase certeza que eu tenho, é que pelo menos Biomega ou Noise possam pintar, a JBC parece adorar o Nihei e, o autor parece vender muito bem, mas ainda sou um dos poucos que prefere acreditar n’um relançamento de Video Girl (não me culpe, há anos eu morro de vontade de ler essa obra) ou lançamento de I’s, seria lindo!!! T.. . T

    Panini creio que Shokugeki não deve tardar, quiçá saia nesta próxima palestra ou mesa redonda deles. E não duvido que PunPun saia, a própria Beth disse ano passo que se Hikari vender bem, quem sabe venha um título longo do autor… Isso foi uma dica bem clara ao meu ver, Punpun tarda mais não falha. Pode não ser agora, mas vem!

    Da NewPOP minha única certeza é um Artbook (e de No.6)… por quê? Bem, simples intuição certeira! 😛

  3. Cara, estou tão desmotivado com JBC que não acredito em um anúncio de alguma série, acho que no máximo alguma atração estúpida tipo aquele trono de Athena, mais um bocado de desculpas falando pra ter calma que as negociações demoram e blá blá blá. Talvez lancem Your Name e anunciem algum volume único. Espero que eu esteja errado.

    Quanto à NewPop, não sei bem se quero novos anúncios. Quero que ela comece a lançar a quantidade de títulos que eles tem parados, inclusive alguns muito bons como Happiness, Clockword Planet, todos os do Tezuka e os mais recentes Toradora e Shakugan no Shana, fora os menores como Café Kochijoji, Category Freaks e mais um monte de títulos que variam entre 1 e 4 volumes. Acho que se ficar anunciando mais, cada vez mais esses títulos vão sendo esquecidos. Sem contar que GTO começou agora, então…

    Já a Panini, digamos que se organizou o suficiente pra poder colocar mais títulos no mercado, embora eu tenha sobrecarregado meus meses pares, as publicações estão bem “equilibradas”, digamos assim. Mas também não acredito em nada muito extenso (quanto mais 2), nem numa chuva de títulos. Também acho que Haikyuu só vem mais pra frente pra não “canibalizar” com Slam Dunk.

  4. Minhas apostas:

    Panini = Shokugeki no Souma
    Crying Freeman
    Sanctuary
    Horimiya
    Rainbow
    Sword Art Online Gun Gun Gale
    Sandland (oneshot do Toriyama)
    Alguma obra do Junji Ito

    Jbc = Erased
    Biomega ou Noise
    Oyasumi Punpun (formato BiG)
    A edição de luxo ou artbook de Sakura CC
    Saint Seiya Episódio G
    Hokuto no Ken (sim, eu acredito)
    Devilman
    Algum oneshot

    NewPop = My Little Monster
    Aku no Hana
    Algum oneshot no Inio Asano
    Black Jack
    Citrus
    Algum Hentai ou Ecchi

    Pelo menos um de cada desses tem que ser.

  5. Já é esperado Shokugeki no Souma pela Panini, mas Haikyuu!! pela Jbc seria uma grande surpresa.

    The Promised Neverland, para mim, é atualmente o melhor mangá da Jump. Espero que venha para cá.

    Me esqueci de um título: Fire Force pela Jbc, é do mesmo autor de Soul Eater, e está bem na moda entre os otakus leitores.

  6. Hehehe, to contigo nas apostas Haag, só acho que OP Green já foi anunciado (pelo menos vi lá nos títulos a serem lançados em 2017 pela Panini do BBM) então minha aposta seria o de Kuroko mesmo, também acredito que Souma e Strobe Edge serão anunciados. Essa semana eu estava pensando na possibilidade da JBC anunciar o Haikyuu, seria uma surpresa e gostaria bastante se viesse no formato de Kenshin/YuYu, Neverland eu acho que tem cara de JBC mas também não acho que seria anunciado agora.

    • Então, OP Green foi “desanunciado”.
      A Panini vazou ele num vídeo, em minutos tirou o vídeo do ar e depois postou de novo sem o Green. Desde então nada mais foi falado se ele vai ou não ser lançado. Na BBM o Kyon até fala sobre isso.
      Fica a certeza que vem pq todos os outros databook vieram, mas oficialmente não tem nada ainda.

  7. Também não estou esperando anúncio da newpop visto que eles ainda tem uma lista enorme de coisas pra lançar e com esse checklist de 3 mangás por mês tá meio difícil. Mas aposto num retorno da nova sampa já que esses dias ela informou a uma loja que estaria retornando com as publicações

  8. Eu acho mais provável Shokugeki pela JBC e Haikyuu pela Panini. Lembro do Marcelo del Greco falando no começo desse ano ou fim do ano passado que “a JBC não tinha planos para mangás de esporte no momento”. Se esse momento já passou ou não, aí não tem como saber.
    Não que dê pra levar muito em conta o que o MDG fala.

    Pela NewPop, eu espero que não anunciem nada, mas acho que se anunciarem, vão ser apenas um ou dois títulos. Provavelmente um Madoka.

Deixe um comentário

