Comentando o Volume #129 – Fullmetal Alchemist: Guia Completo vol. 01

Quarta-feira chegou e eu estou aqui assistindo BoJack Horseman enquanto conto as horas para o feriadão que minha empresa vai fazer.

Bom, falando do que interessa, vocês não leram errado o título, hoje eu resolvi trazer um post sobre o relançamento de Fullmetal Alchemist: Guia Completo.

Ah Haag, CoV de caça-níquel?

Vamos começar que eu não considero databook (ou seja lá o book que for) como um caça-níquel. Rock Lee SD é um CN, Naruto Gold é um CN. Mas não é esse o nosso tema de hoje, isso eu irei debater num Post de Quinta no futuro.

Como vocês já sabem, eu compro os databooks de One Piece também e inevitavelmente acabei comparando ambas obras no quesito “conteúdo”, e confesso que nesse ponto o dos alquimistas me conquistou mais.

Ele tem o seu momento “apresentação de personagens”, porém o resto do guia é muito interessante pois sua montagem é extremamente detalhada.

Esse primeiro volume corresponde ate mais ou menos metade do sétimo na franquia principal. Então temos um momento de recapitulação, onde a autora revisa volume por volume pincelando os principais momentos. Isso é bem interessante pois ajuda a dar uma recapitulada, já que atualmente estamos no 13 da publicação.

A autora ainda comenta alguns extras do título, como dois livros e um jogo de PS2, mas como não saíram no Brasil, a gente ignora.

Logo depois disso bem as explicações mais “detalhadas”, ou talvez “organizadas” seja uma palavra melhor. Vocês sabem que FMA é uma obra que vai se explicando aos poucos, muita coisa acontece ao mesmo tempo e o leitor vai se perdendo. Nessa parte do guia nós temos tudo organizado por temas.

O que é alquimia, o que já se sabe da Pedra Filosofal, o que é o Exército e sua hierarquia, o pecado dos irmãos e até mesmo a criação de automails. Tudo é organizado de uma forma mais clara, ver várias pistas dadas ao longo de vários volumes ficarem reunidas num mesmo lugar ajuda muito para sanar possíveis duvidas.

Claro, tudo que temos aqui são coisas reveladas apenas até o volume 7, mas ainda assim ajuda muito para “fechar pontas”. Admito que depois de ler o guia até peguei alguns volumes para ver se entendia melhor o que tinha acontecido.

Temos também o momento “encher morcilha”, não sei se quem não é do RS entende o termo, mas seria puramente enrolar com coisas não tão úteis. No caso de databooks, isso seria puramente aquelas entrevistas com a autora e mostrar como é o seu lugar de trabalho e assistentes. Tem também aqueles jogos e testes, o tipo de coisa extra que sempre rola nesses materiais.

Por fim, tem um capitulo especial muito bonito e triste. Mas que poderia estar facilmente na história principal e todos lembrariam como um dos muitos momentos épicos de FMA.

Ok Haag seu puxa saco da editora, fala do trabalho da JBC

Como sabem, esse guia é um relançamento. Ele já tinha saído antes no formato “pocket”, ficando nos moldes da primeira coleção. Agora não, esse aqui é nos moldes da atual edição, ou seja, 13×20, offset e capa fosca.

Vou começar pelas coisas boas. O acabamento está bacana, é bem “bonito” de ver. Um papel excelente, visivelmente superior ao da série.

Já comentei com vocês como eu prefiro mil vezes ver as paginas coloridas no mesmo papel do resto do miolo ao invés do Couchê. Pois bem, a JBC fez isso e elas estão lindas. Sério mesmo, não precisa do Couchê.

Mas claro que tem os “porens”, embora sejam bem pessoais. Primeiramente (Fora Temer) que eu acho que capa brancas NÃO deveria ser fosca nunca. Capas foscas já são delicadas ao máximo, branca então é para enfartar qualquer colecionador.

O outro “problema” só é estranho na verdade: o índice está na última pagina. Sabem aquela pagina onde normalmente está a imagem do “Você Está Lendo o Lado Errado”? Então, ali está o índice. Por um segundo eu achei que seria leitura ocidental e isso deixa um pouco confuso. Sem contar que o índice no fim é bem estranho.

O preço de capa é de R$ 19,90 e esse guia (assim como qualquer outro databook) é bem voltado para fãs. Então eu só recomendo se você é aquele tipo de fã que quer saber o máximo possível da sua obra favorita, daquele tipo de leitor que só quer entender ainda as coisas. Para quem só busca aquela leitura relaxante, eu não recomendo muito não.

Ao todo esse Guia possui 3 volumes, a editora já avisou que eles vão ser “quase” semestrais. A verdade é que ela planeja lançar cada volume no momento em que ela realmente corresponde na história, o que faz completo sentido (sim, estou olhando para Berserk).

E ai, quem também compra databooks?

7 comentários

  1. Eu comprei esse databook de fullmetal e logo planejo comprar minha própria coleção da obra, já que a que eu li não me pertence. Não acho que databook seja caça níquel, afinal muitas pessoas pedem (pedem só pra quando sair chamar a editora de caça níquel? wtf), ele é um item interessante. Ainda não recebi o meu, comprei na promoção do site da JBC e deve chegar logo em breve

  2. E ai, quem também compra databooks? Eu! o/

    Acho muito bacana os extras e saber mais sobre os personagem, processo de criação e até mesmo conhecer o(a) autor(a). No caso da Arakawa fica ainda melhor porque ela tem um senso de humor e uma simpatia que eu não via desde a época da Masami Tsuda, nos extras de Karekano.

    Gostei bastante desse guia, até porque ainda não tinha comprado o anterior e estava me planejando pra isso. Mas também não gosto de laminação fosca em capa branca. Ainda que esse tem papel off-set e você não mancha a capa com os dedos durante a leitura, algo bem diferente do que acontece com Hikari no Machi.

  3. Eu gosto bastante dos databooks e normalmente eu compro das séries que acompanho. Acho bem interessante saber mais sobre o mundo que o autor constrói mesmo que seja através de informações sobre os personagens ou entrevistas com o autor e coisas do tipo, acho bem legal. Comprei o de FMA mas ainda não peguei para ler, talvez eu leia amanhã no feriado já que vou tirar o dia para por algumas leituras em dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s