Maratonando #04 – Homem-Aranha Superior vol. 01 até 03

Quarta-feira chegando e com ela o primeiro Maratonando de uma HQ da Marvel.

Homem-Aranha Superior foi a história principal do escalador de teias entre 2013 e 2014 na fase Nova Marvel. Ao todo ela possui 31 volumes que já foram publicados no Brasil pela Panini e que atualmente estão sendo relançados nessa edição encadernada que reuni quatro ou cinco volumes em um, finalizando a coleção com 7 edições.

A história ela é bem “controversa” para alguns leitores mais conservadores: Peter Parker não é mais o Homem-Aranha. Ok, até ai sem problemas, só que o novo Aranha é ninguém menos que seu grande inimigo Otto Octavius, o famoso Dr. Octópus. Após seu plano dar certo, o vilão conseguiu trocar sua mente com a de Parker e assim se tornar o novo Homem-Aranha, mas mais do que apenas assumir a identidade de seu inimigo, Otto também quer ser um Homem-Aranha Superior.

Bom, antes de começar o “Superior” propriamente dito, nós temos uma prévia que é a HQ Último Desejo explicando como foi que o Otto conseguiu se tornar o Aranha. Essa edição não é 100% obrigatória, ela é o final da fase anterior, só que ela ajuda bastante antes de começar Superior por nos dar a situação de alguns personagens, o que aconteceu com a mente do Peter, como foi realizado o plano do Dr. Octópus. São coisas que durante a leitura do Superior você até pega, mas lendo Último Desejo fica bem mais fácil.

Voltando ao tema desse post, comentei esses dias com um amigo que ainda não me decidi se gostei ou não de Homem Aranha Superior.

Por um lado estou amando ver um Aranha “perfeito”, que consegue fazer seu trabalho de herói de modo preciso enquanto mantém sua vida pessoal. O Otto consegue mostrar o quão imaturo e infantil o Parker era.

Também é interessante vermos o vilão pensando pelo outro lado. Ele poderia facilmente continuar sendo um supervilão utilizando o corpo do Aranha, mas não, ele decide manter a identidade de herói e acabar com todo o mal.

Tem uma passagem muito legal numa das HQs onde ele está falando que uma pessoa má nunca pode se redimir e então para ao perceber o quão contraditório aquilo é diante das próprias atitudes.

Em alguns momentos ele parece “respeitar” o Parker por tudo que o garoto fazia. Não são poucas vezes em que temos ele pensando coisas como “mas como que o Parker conseguia fazer tudo isso e ainda salvar o mundo? ”.

Outro ponto que eu gostei muito é o debate de “o que é o certo? ”. O Otto nos mostra que existe uma diferença muito grande entre fazer o certo e ser correto. “Como assim Haag?”, Homem Aranha Superior nos mostra que essas duas coisas não são sinônimas.

O certo é você combater o crime e prender o bandido, mas não é correto você torturar ou matar ele sem um julgamento justo (alguém manda essa HQ para um certo candidato a presidência).

Otto ao assumir o manto de Homem Aranha faz o certo, ele combate os vilões e protege a cidade. Ao mesmo tempo ele não é uma pessoa justa e correta, ele tortura os vilões, ele os espanta e até mata alguns. Isso é ser um herói? Ou isso não é ditadura?

Essa HQ de certo modo me lembrou um pouco Injustiça, onde o Superman surta e decide controlar tudo pela força. Diferente de lá, em HAS nós temos um vilão sendo o protagonista e ficamos nesse dilema sobre se o que ele está fazendo é bom ou mal.

Agora, para mim o maior defeito da série é que nós já imaginamos o final.

É óbvio que o Otto não será o Homem Aranha Definitivo, ele é um vilão. Por mais que ele esteja salvando o mundo, no final de tudo ele ainda é o Dr. Octopus. Em algum momento ele vai ser desmascarado e terá que enfrentar os outros heróis, ou até mesmo o próprio Parker que provavelmente será o Aranha outra vez.

Pelo rumo da história, desmascarar o Otto vai ser normal e está bem encaminhado. Se tudo correr direitinho nessa parte, pode ser bem feito e sem decair. Mas e depois?

Esse é o grande problema para mim, a história está ficando tão amarradinha que eu acho muito difícil ressuscitarem o Parker sem parecer forçado ou “porque sim”. Ou vão colocar um outro personagem como Homem Aranha?

Eu estou muito curioso para ver como ser o desfecho disso, ao mesmo tempo estou com um pé atrás de como isso será feito.

Falando um pouco de Panini, confesso que estou curtindo muito esse tipo de publicação.

Com todos os mangás que pego, não tenho condições e nem espaço para ficar colecionando Marvel/DC de modo mensal. Só que eu gosto dos heróis, adoro o Homem Aranha, gosto dos Vingadores e da Liga da Justiça.

Essas HQs são perfeitas para quem quer acompanhar esses heróis sem ficar refém do mensal ou ter que gastar 100 reais numa super edição de luxo que pode nem existir. É um meio termo ideal, barato e rápido de ler. Eu já tinha o Gavião Arqueiro, agora tenho Superior e ainda vou pegar a Miss Marvel, porque são histórias gostosas de ler e num formato bem acessível.

O preço de capa das edições fica entre R$ 26,90 e R$ 29,90, porém eu paguei menos de 20 em todas. Para vocês terem uma noção, hoje a Último Desejo está custando 15 reais.

Como comentei antes, a coleção terá ao todo 7 volumes encadernado (8 se vocês contarem Último Desejo). Atualmente já está na quarta edição que é Mal Necessário, mas como eu não li ela ainda, fiz o post só até a terceira. Para quem ficou interessado, a ordem de compra é:

Bônus: Último Desejo
1- Meu Pior Inimigo
2- Mente Conturbada
3- Sem Saída
4- Mal Necessario

Toda a venda na Amazon e bem fácil de encontrar.

1 comentário

  1. Pessoal costuma falar que essa saga é ruim. Realmente não entendo, concordo que é diferente ver um aranha que não é o “nosso aranha”, mas daí a ser ruim… uma coisa está bem distante da outra.

    Sobre esses encadernados da Nova Marvel, tem bastante coisa legal, toda a fase dos Novos vingadores, prelúdio pro Infinito, Gavião e Miss Marvel que você citou e ainda a maravilhosa HQ do Thor, a fase do Aaron, cara, aquilo é fantástico. E realmente, facilita demais a nossa vida porque, atualmente comprar mensal não rola pra mim (e acho que pra muita gente) e muitas vezes você acaba pegando pelo preço de 1 ou 2 mensais. Eu, por exemplo, não paguei mais de 15 reais em nenhuma delas, é o preço de um mangá! No Último Desejo mesmo eu paguei 8,90!

    Agora que consegui os Gaviões, vou correr atrás dos X-Men e dos Vingadores (e dos Lanterna pela DC). E a porção branca da minha prateleira vai aumentando cada vez mais!

    Os únicos desses encadernados da Nova Marvel que não me conquistaram, por mais que eu goste muito da equipe e do universo cósmico, foram os dos Guardiões da Galáxia, achei os dois bem mais ou menos e até me arrependi de comprar, podia ter comprado 2 dos X-Men, por exemplo, mas faz parte! 😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s