Top10 #26 – Minhas Melhores Leituras de 2017

Quarta-feira chegando com um Top10 especial que deveria ter ido ao ar ontem, mas meu gato teve um problema com os pontos na segunda e eu precisei correr outra vez.

Assim como fiz ano passado, hoje estou trazendo a lista com Minha Melhores Leituras em 2017.

Lembrando claro, que isso não significa necessariamente que são obras de 2017, mas sim que eu li em 2017. São títulos que eu não tinha ainda ou que eu ainda não tinha conseguido tempo.

Algo que me chamou a atenção é que minha lista se inverteu completamente. Na lista de 2016 eu tinha 3 obras que não eram mangás, em compensação na lista de hoje é exatamente o oposto, são apenas 3 mangás na lista inteira e nenhum deles publicado em 2017.

Até cogitei Your Lie in April e Koe no Katachi, mas no fim das contas acabaram ficando de fora da lista. Acho que muito mais por eu já conhecer as obras enquanto as demais foram novidades para mim.

Então vamos para a lista:

10º Lugar: The God’s Lie

A lista começa com um dos pouco mangá da lista. O volume único foi lançado em dezembro de 2016, mas só consegui comprar em janeiro. Para mim foi uma das minhas melhores surpresas, se teve alguma obra que comprei sem ter nenhuma expectativa com certeza foi The God’s Lie e no fim esse volume único me surpreendeu demais. As história tem algumas reviravoltas interessantes e que surpreendem de certo modo, dão uma profundidade mais pontual na obra.

9º Lugar: Valerian

Em nono lugar a primeira das duas obras da Sesi que entraram na minha estante esse ano (e que estão ambas na lista). Valerian foi uma leitura muito interessante e até está na lista de próximos CoV’s. São histórias bem simples e ao mesmo tempo ricas, são o melhor exemplo de como uma história em quadrinhos tem que ser, profunda e leve na mesma medida. Vejo muita obra recente de ficção cientifica que se perde tentando inventar diversas explicações e motivos para as coisas, enquanto em Valerian elas simplesmente funcionam e ponto final. Isso evita aquela coisa enrolada de duas horas explicando e deixa a leitura mais fluída, focando só no que realmente importa.

8º Lugar: Claymore

Putz, esse mangá não só foi uma das minhas melhores leituras de 2017 como também entrou fácil nos meus 10 mangás favoritos. Claymore é bom demais, tem ótimas lutas, transformações de monstros poderosos e uma história central muito boa. Como eu disse na Review, discordo muito de quem diz que a obra não tem final, ela tem sim dentro do seu universo que era a batalha das Claymores. Elas não queriam acabar com todos, elas só queriam viver livres e isso elas conseguiram.

7º Lugar: Pílulas Azuis

Nossa, como eu demorei para comprar Pílulas, acho que o Mugi me falava dessa HQ quase toda semana. Esse ano peguei muitas obras da Nemo nessa pegada mais voltada para o auto-biográfico, gostei demais de Placas Tectônicas e não gostei tanto de Não Era Você Que Eu Esperava, porém Pílulas sobra nessa relação com as outras obras da editora. É de uma suavidade na narrativa, ele conta algo tão sério e forte de uma maneira leve, mostrando como aquilo tudo não é o monstro que todos imaginavam. E o final é maravilhoso, eu passei toda a HQ me preparando para uma noticia ruim no final e o que vemos é felicidade, é esperança. Pílulas tem que ser lido por todos.

6º Lugar: Graphic MSP: Turma da Mônica

Esse ano também comecei a ler as MSP, não peguei todas, me foquei em alguns personagens como Astronauta e Bidu. Porém minha grande paixão foram as duas (agora já vão ser 3) Turma da Mônica. Primeiro tivemos Laços e a busca da turma pelo cachorro do Cebolinha, depois veio Lições e a turma tendo que ser separada. São tão delicadas e tão emocionantes que me surpreenderam, nunca imaginei ver Turma da Mônica dessa forma. Agora preciso urgentemente comprar a última que é Lembranças.

5º Lugar: Eu Mato Gigantes

Eu comentei com vocês na Review, mas essa é uma obra que me derrubou forte. Eu sempre deixei ela de lado, achava muito cara para poucas páginas, mas esse era um erro muito idiota que eu estava cometendo. Finalmente comprei (novamente depois de muitas indicações de vocês) e ela acabou comigo, não sei mesmo o motivo, mas Eu Mato Gigantes me deixou numa tristeza que poucas obras já conseguiram, só que era uma tristeza boa (se é que existe). Quadrinho lindo e emocionante, volta e meia está em promoção, então eu recomendo muito que comprem se ainda não tiver.

4º Lugar: Gavião Arqueiro

Em quarto lugar a única das muitas HQs de heróis que eu li. O motivo de Gavião Arqueiro estar nessa lista é justamente por ela quebrar esse negócio do Super Herói e poderosas lutas contra poderosos vilões. É só um cara normal que ficar quieto na casa dele. Thanos não invade o planeta todo dia, mas a vida ainda acontece e tem um bando de traficantes na esquina que quer cobrar os moradores do bairro ou apenas aquele churrasco no terraço de todo final de semana. O maravilhoso de Gavião Arqueiro é que ela normalizou o herói, não é aquela HQ de super explosões e lutas galáticas, é sobre um cara que não consegue instalar o DVD ou precisa comprar etiquetas para suas flechas. Eu atualmente vivo saturado de heróis, muito por causa dos filmes cheios de efeitos, então foi excelente ler algo normal.

3º Lugar: The Wicked + The Divine

Os três primeiros lugares são óbvios, vocês já devem ter começado a lista sabendo que seria eles. Durante quase todo o ano eu falei que TW+TD era minha melhor leitura de 2017, no fim veio os outros dois pertados e ela caiu para terceiro. Só que isso não tira o brilho dela, essa ideia dos deuses reencarnados que só podem viver dois anos é muito interessante e prende o leitor. Na primeira edição temos o show da Lúcifer, porém na segunda edição é que tudo fica louco e as teorias malucas começam a pipocar na cabeça do leitor. Cada final de volume é uma explosão na cabeça do leitor.

2º Lugar: Vinland Saga

O último mangá da lista é essa maravilha que eu tão idiotamente deixei passar quando foi lançado. Esse mangá é incrível, em 4 dias eu já tinha lido todos os 18 volumes e não vejo a hora da Panini lançar logo o próximo volume. Vinland valeu cada centavo que eu gastei nele, tem tudo que um ótimo quadrinho precisa: história forte, ótimas cenas de ação, bons personagens com motivações convincentes e reviravoltas surpreendentes. Não por menos eu atualizei minha lista de mangás favoritos e se tornou facilmente meu segundo, e dependendo do rumo que a história tomar, não me surpreenderia de virar o meu favorito no futuro.

1º Lugar: Blacksad

Ah, vocês já sabiam! Desde que eu li a HQ já tinha cravado que era minha melhor leitura. É lindo, cativante, bem feito e com um acabamento incrível. Não sei o que escrever de Blacksad sem ficar me repetindo todos os milhares de posts que já fiz da obra. Comprem! É só isso que posso dizer, Blacksad é a melhor coisa que saiu no Brasil em 2017.


Bom, esse é meu Top10 de leituras de 2017.

Chega a ser bem irônico pensar que meu mangá favorito foi lançado em 2017 e mesmo assim não entrou na lista, porém é como eu disse, eu já conhecia Your Lie e talvez isso tenha tirado aquele “uaaal” da leitura. Outro motivo é que pra mim YLiA só começa a ficar bom agora na reta final, por volta desse volume 5 que está saindo. Então o que li da obra em 2017 não é exatamente a minha parte favorita.

E para vocês, quais foram suas melhores leituras no ano que passou?

Anúncios

2 comentários

  1. Só filé nessa lista! Esse ano pra mim, definitivamente não foi o ano dos mangás, só tem 1 na minha lista!
    Da sua lista ainda tô devendo Vinland Saga e Claymore. Não gostei muito de Valerian :/ embora goste demais de histórias com ambientação espacial.

    Minha lista ficou assim:

    1-YE – Quadrinho extremamente bonito, traço lindo, história linda, mexeu demais comigo, e por isso, está em primeiro. Conta a história de um menino que não sabe falar, na verdade fala apenas YE, por isso, ele decide ir atrás de uma bruxa que vai “resolver” essa maldição. Tem toda uma mitologia por trás sobre uma entidade denominada “O Rei sem Cor” que eu achei simplesmente lindo! Recomendo forte!

    2-Blacksad – Dispensa comentários.

    3-Saga – Tu leu Y e já sabe do que o K. Vaughan é capaz, os traços da Fiona são lindos demais, HQ mais que obrigatória pra fãs de histórias cósmicas.

    4-Marvels – Me pergunto porque demorei tanto pra ler/comprar. Sempre ouvi falarem muito bem. A história é diferente de tudo que você já leu, é basicamente a visão de um ser humano comum, narrando como se sente no meio de todos esses “Marvels” que de uma hora pra outra apareceram, realmente espetacular!

    5-Your Lie in April – Que mangá lindo cara! *_* (sim, eu nunca tinha lido, nem assistido)

    6-Darth Vader e Filho, A Princesinha de Vader e Boa Noite Darth Vader é uma trilogia sensacional que o autor Jeffrey Brown criou. Nara o Vader cuidando do Luke e da Leia e tendo que lidar com todas as implicações de um pai, desde situações como birra de criança a coisas mais constrangedoras de uma mocinha. Muito leve e divertido, é o tipo de leitura que você fica dias relembrando e rindo!

    7-Três Sombras – Outra história que me marcou bastante, muito bonita, conta a história de um pai que faz de tudo para defender o seu filho das “Três Sombras” que não vou falar o que são! 😛

    8-Paper Girls – Mais um do K. Voughan, lembra bastante Stranger Things, por ser ambientada na década de 80, as protagonistas são meninas entregadoras de jornal (daí o nome), que de uma hora pra outra se vêem envolvidas em viagens no tempo, seres que aparentemente são extraterrestres e outras coisas malucas, como IPods na década de 80.

    9-Bear – Webcomic compilada pela Nemo em um formatão bem bonito, história bem infantil, que pode não ser tão infantil assim, dependendo de como você lê! Bianca Pinheiro é um prodígio!

    10-Aâma – Ficção científica que comecei a ler sem muita pretensão, mas que me prendeu de um jeito que eu não esperava. Um mundo em que robôs e humanos se confundem, uma nova forma de robótica parece estar corrompendo e transformando a vida por onde se espalha.

    Fora esses eu tive boas leituras em 2017, que merecem uma mençãozinha, como:

    Gigantesca Barba do Mal, Mônica: Força, Bidu (os dois) e TW+TD.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s