Galeria de Capas #08 – Janeiro 2018

Ano começando e vamos para nossa galeria de capas que andou sumida nos últimos meses por conta da bagunça que tinha virado a Panini.

Agora em janeiro pelo visto tudo se acertou, ao menos no checklist, e deu para separar com calma a lista das capas.

Confesso que foi um mês difícil para escolher as piores, tirando as duas primeiras que de cara me saltaram aos olhos, as outras três eu precisei forçar um pouco mais meu critério na hora de escolher elas para fechar as 5.

Em compensação nas melhores eu já achei mais fácil, penei apenas na 5ª colocada que eu estava em dúvida entre ela e One-Punch Man 12, mas ai resolvi escolher pelo que a capa representa na história.

Sem mais delongas, partiu lista:

PIORES CAPAS DE JANEIRO 2018

5º Lugar: Philosophia – Editora NewPOP

Como eu falei antes, foi difícil fechar a lista dos que não gostei. Em quinto lugar deixei Philosophia, o yuri volume único que a NewPOP está lançando esse mês. O motivo para ela ter entrado está está em duas coisas que não gostei muito: o nome da autora (ou é “o”?) e a logo do título. Acho que o nome da autora ficou muito destacado sobre a imagem, em compensação senti o extremo oposto no título, que me parece apagado demais. Eu gostei da fonte usada, mas acho que poderia ser numa cor que desse um pouco mais de destaque, esse azul nas roupas escuras das personagens me parece apagar demais o nome da obra.

4º Lugar: Mob Psycho 100 vol. 02 – Editora Panini

Gostei das composições de cores, amarelo forte com azul (embora eu prefiro um azul mais forte) chama bastante atenção para a obra. Só que esse logo da edição brasileira é muito estranho, aquele H maior que o O passa a impressão que a editora não conseguiu medir direito as palavras dentro do 100. Sem contar que eu não gosto dessa logo toda quadradona.

3º Lugar: Battle Angel Alita vol. 02 – Editora JBC

Eu gostei muito da capa do volume 1, sério mesmo. Agora esse segundo volume está tenso, essa fonte em verde no fundo azul é muito feio, acho que se a JBC tivesse mantido a logo em branco como no primeiro volume o resultado teria sido muito melhor. A arte também não me conquistou muito, parece apenas que pegaram uma cena da história e coloriram, não parece uma imagem que tenha sido planejada para capa.

2º Lugar: Novo Lobo Solitário vol. 06 – Editora Panini

Até que esse mês Novo Lobo não está tão feio assim, acho que o fundo preto contrastou bem com as imagens cinzas e a logo dourada. Porém eu ainda odeio esse excesso de informação que as capas tem. São 3 nomes de autores, um logo que atravessa a capa toda com letras e kanjis misturados, passando por cima da arte que me parece ser uma cabeça voando na lua, enquanto isso o garoto está flutuando no espaço. Sei lá, é coisa demais para minha cabeça.

1º Lugar: Blade vol. 13 – Editora JBC

Acho que hoje vou ser apedrejado, mas como é que alguém pode gostar dessa capa? Não consigo gostar dessa arte que deixa tudo borrado e a logo ainda não ajuda. Essa logo parece um letreiro de neon em cima de um quadro pintado com tinta, me deu a impressão de uma logo futurista numa imagem medieval. Talvez se a logo fosse vermelha para dar uma combinada ou não fosse atravessada, só que dessa forma parece que a logo não combina com a obra.


MELHORES CAPAS DE JANEIRO 2018

5º Lugar: A Voz do Silêncio vol. 05 – Editora NewPOP

Chegamos no fatídico e cruel volume, já me preparando psicologicamente para o pesado volume 6. Mas qual o motivo para escolher essa capa? Admito que a arte não é das melhores em Koe No Katachi, mas acho a composição de cores do festival muito bem feita. Entra também o que eu comentei lá em cima que é o contexto que a capa representa, essa é a primeira capa que temos o Shouya sorrindo, mostrando que ele finalmente está conseguindo encontrar felicidade, ao mesmo em que a Shoko está com um meio sorriso. Pra quem já leu, sabe as consequências que isso vai ter no final do volume e como isso vai impactar naquela assustadora capa do volume 6.

4º Lugar: Your Name vol. 03 – Editora JBC

O último volume de Your Name trouxe uma capa que eu gostei bastante da composição dela. Letras brancas num fundo escuro, raramente isso falha. A imagem dos dois personagens com as estrelas também combinou bastante, ainda mais por ser o último volume e os leitores estarem meio que esperando isso. Uma impressão que a capa passa é de que a garota está inteira, enquanto ele parece ser invisível ou transparente.

3º Lugar: Tokyo Ghoul: Re vol. 02 – Editora Panini

Eu acho essa capa linda, desde que ela foi lançada no Japão sempre foi uma das minhas favoritas. Não sei explicar, eu acho ela tão simples e delicada, tudo na medida exata: uma logo que não rouba o destaque e nem que desaparece, as cores suaves da personagem e o fundo que destaca ela mais. Só não é a melhor do mês pois janeiro teve duas incomparáveis.

2º Lugar: The Ancient Magus Bride vol. 02 – Editora Devir

A primeira série da Devir é um show nas capas. Aqui temos um ótimo exemplo do que eu sempre falo de logo que casa bem com a capa, uma fonte bonita e numa cor que destaca sem chamar toda a atenção. O nome da Devir também não chama a atenção. Fica tudo pela arte que chama a atenção, os personagens bem posicionados com um cenário bonito. Eu comprei os dois volumes de Magus semana passada, estou só esperando a Amazon entregar para fazer CoV.

1º Lugar: Magi vol. 31 – Editora JBC

Era óbvia a melhor do mês. Magi na verdade deveria ser considerado hors concours no Galeria de Capas, pois sempre ganha ou fica entre as 5 com muita facilidade. Logo bem feito, cores vivas numa combinação maravilhosa e que enche os olhos. É uma mistura muito interessante da capa do volume 1 com a 22, é o Aladim quase na mesma posição do primeiro volume, mas mostrando o quão parecido ele está com o Salomão na capa do 22.


Por hoje é isso, essas são minhas escolhas para melhores e piores capas de janeiro.

Concordam com a lista? Ou trocariam alguma?

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s