Coleção #28 – Previsões de Encerramentos

Quarta-feira chegou e Portugal vai enfrentar o Marrocos daqui a pouco, com minha aposta de 3×0 para os portugueses.

Semestre chegando ao final e com ele está na hora de atualizar nossas previsões de encerramento da editoras. Dessa vez vai ser um pouco mais difícil pois as editoras (principalmente a Panini) estão passando menos informações e muita coisa está ficando confusa.

Hoje vamos falar um pouco da JBC e os poucos títulos da editora com uma previsão de conclusão no momento.

Parecem poucos, mas vale lembrar que todos os títulos anunciados pela editora no momento são obras concluídas: Erased tem 9 volumes, Boa Noite Punpun! tem 7 volumes e Rosa de Versalhes tem 5 volumes (os dois últimos são big). Eles não vão entrar na lista pois ainda não possuem previsão de lançamento, o que obviamente significa sem previsão de conclusão.

Lembrando sempre: Nós colocamos na lista os mangás do mês atual, então os primeiros são mangás que algumas pessoas já tem completos, mas ainda estão chegando nas lojas e eu deixo para ajudar.

Então sem mais delongas, vamos ver a lista que temos no momento:

Série: Battle Angel Alita
Nº de volumes:
4 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Junho 2018
OBS:
 A JBC teve vários atrasos no mês passado e praticamente todo o seu checklist foi mudado para Junho. Com isso, a conclusão de Alita ficou apenas para esse mês. Honestamente, para mim BAA foi fácil o melhor mangá big que a editora já lançou, muito superior até mesmo ao Death Note. Qualidade impecável e que ao que tudo indica será repetida em Punpun. Estou otimista.

Série: Blame!
Nº de volumes:
10 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Junho 2018
OBS:
 Esse mês também temos a conclusão de Blame!, um mangá onde a editora também deu uma inovada ao criar um formato diferente. Assim como em Alita, acho que Blame! também deu muito certo e pelo visto será “repetido” em Lost Canvas, sem a sobrecapa claro, mas mantendo o papel Lux Cream em uma publicação mais “normal”. A pergunta que fica é se teremos algum novo mangá do Nihei ou se ele irá sumir das nossas lojas como ocorreu com a CLAMP?

Série: To Love-Ru
Nº de volumes:
18 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Agosto 2018
OBS:
 E não é que TLR atrasou OUTRA VEZ!!! O que será que termina primeiro no Brasil? To Love-Ru ou Toriko?

Série: Fullmetal Alchemist
Nº de volumes:
27 volumes
Periodicidade:
Mensal
Previsão de conclusão:
Dezembro 2018
OBS:
 Bom, por causa do atraso de maio, FMA é um dos mangás que teve seu final adiado em um mês, terminando agora em dezembro. A pergunta que fica é qual será o mangá que virá no lugar? Se acreditava que seria o Lost Canvas, mas como a mudança de formato não dá mais para considerar. Será Inu Yasha?

Série: Fullmetal Alchemist: Guia Completo
Nº de volumes:
3 volumes
Periodicidade:
Indefinido
Previsão de conclusão:
Dezembro 2018 (???)
OBS:
 Aqui temos mais uma das estimativas de encerramento. Aparentemente a ideia da editora é lançar cada volume do guia de acordo com seu respectivo momento na história, por esse motivo a lógica seria que o último volume seja lançado somente após o final da série principal. Afinal, qual a lógica de lançar um Guia Completo cheio de spoiler antes mesmo de terminar a obra? Ah, esqueci que a Panini fez isso.

Série: Little Witch Academia
Nº de volumes:
3 volumes
Periodicidade:
Trimestral
Previsão de conclusão:
Dezembro 2018 (???)
OBS:
 Inicialmente LWA deve concluir em dezembro já que possuí 3 volumes e é trimestral. Porém vale lembrar que o último volume ainda não saiu no Japão e isso pode acabar causando um pequeno atraso na publicação do volume final no Brasil. De qualquer forma, não deve passar de janeiro ou fevereiro.

Série: My Hero Academia Smash!
Nº de volumes:
5 volumes
Periodicidade:
Trimestral
Previsão de conclusão:
Janeiro 2019
OBS:
 No inicio de 2019 teremos o encerramento do spin-off de My Hero Academia, o primeiro título trimestral da editora. Eu não vou acompanhar a obra, não sou fã desse formato tirinhas. Será que até o final de Smash! vamos ter o anúncio de algum outro extra do título dos heróis como Vigilante?

Série: Magi: O Labirinto da Magia
Nº de volumes:
37 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Fevereiro 2019
OBS:
 Mais um que sofreu por causa do atraso de maio, Magi agora tem sua previsão de conclusão apenas para Fevereiro. Até o momento não vemos nenhuma previsão da editora lançar ou não Simbad, o interessante é que a obra já terminou também, então isso seria um motivo a mais para a editora investir.

Série: Akira
Nº de volumes:
6 volumes
Periodicidade:
Semestral
Previsão de conclusão:
Junho 2020
OBS:
 O atraso na publicação do segundo volume estragou bastante os planos da editora, mas a conta se mantem por semestre, principalmente se ela conseguir trazer o terceiro em dezembro. Nessa lógica teremos que esperar até junho de 2020 para completar Akira. Convenhamos, nem demora tanto.

Série: Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco – Kanzenban
Nº de volumes:
22 volumes
Periodicidade:
Bimestral
Previsão de conclusão:
Julho 2020
OBS:
 Julho de 2020 vai ser um mês especial para os fãs de Cavaleiros do Zodíaco. A primeira conclusão do mês será o Kanzenban e que eu admito que vem me surpreendendo, mês passado tivemos o lançamento do volume 9 e a editora está conseguindo manter uma publicação bem pontual com um obra que demanda tanto controle e qualidade. Estou surpreso realmente.

Série: Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas
Nº de volumes:
25 volumes
Periodicidade:
Mensal (???)
Previsão de conclusão:
Julho 2020 (???)
OBS:
 A segunda conclusão de julho de 2020 também é Cavaleiros e também será num formato especial. O relançamento de Lost Canvas será no próximo mês (provavelmente para aproveitar eventos) e baseado no plano de assinatura podemos supor que a obra será mensal no Brasil. 25 volumes, dois anos de publicação. Quem vai encarar?


BÔNUS

Série: BTOOOM!
Nº de volumes:
27 volumes
Periodicidade:
Série em Hiato
Previsão de conclusão:
Segundo semestre de 2019 ou Inicio de 2020
OBS:
 BTOOOM! está terminando no Japão e irá encerrar com 27 volumes (na verdade terá dois 26). No Brasil a JBC lançou em maio o volume 23. Pensando que o 24 pode vir ainda em 2018, faltariam apenas 3 volumes para a conclusão e todo 2019 para a editora trabalhar eles. Por isso minha estimativa ficaria entre final de 2019 e no máximo começo de 2020.

Anúncios

2 comentários

  1. Por isso passei a defender ainda mais a JBC. Ao invés de entrar numa disputa de “quem anuncia mais títulos” com a Panini, ela entendeu seu lugar como segunda editora de mangás do mercado nacional, deu umas escorregadas, assustou um pouco a gente (período em que eu reclamei bastante da editora), mas está se colocando em um nível totalmente diferente das outras editoras (NewPOP, Panini, Astral, Sampa, Conrad, etc…).

    Só nessa lista, temos incríveis 7 formatos diferentes.

    1-BIG caprichado (Alita e se Deus quiser Punpun)
    2-Tanko Lux Cream (Blame e aparentemente Lost Canvas)
    3-Tanko padrão (brite)
    4-Tanko offset (relançamentos)
    5-Tanko offwhite
    6-Akira (nem sei que formato é esse! kkkk), lembrando que tivemos GiTS num formatão assim, então pode ser que outras obras saiam assim.
    7-Kanzenban capa dura.

    Isso sem contar o BIG offset que em breve voltará com alguma nova série, talvez InuYasha.

    [Pausa porque nesse exato momento meu Alitão chegou ❤ ]

    Então, estou realmente achando a JBC diferenciada no mercado, não apenas jogando o título nas livrarias, mas procurando um formato melhor para cada tipo de obra, uma periodicidade adequada pra cada uma.

    Atualmente eu estou sentindo uma satisfação em comprar os mangás da JBC, Alita está impecável, gostoso de folhear, tal qual Akira, Blame, GiTS, até mesmo FullMetal que tem um papel que eu não curto muito (offset) a encadernação está muito boa. Uma coisa (satisfação) que eu não sinto nem mesmo com os mangás padrão "luxo" da Panini, nem com os mais caprichados da NewPOP.

    Falei demais… como sempre… kkkkkk

    • Perfeito.

      Eu evito ao máximo entrar naquelas brigas de “editora X é a melhor”, porém é inegável que eu sinto um carinho muito maior pela JBC que pelas demais.

      Por mais que a editora já tenha tido (e as vezes tem) erros, os nossos momentos de reclamar da JBC são infinitamente inferiores aos das outras editoras.

      Ela ainda peca nos offset, mas de resto não temos nada para criticar as qualidades da editora e nem seus títulos. São raros os mangás da editora que não me chamam a atenção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s