Review #111 – Pokémon Yellow

Outra Quinta-feira chegando e olha eu aqui de novo! As últimas semanas foram cheias de leituras carregadas então decidi dar uma pausa no que é pesado e vim falar de algo bem levinho e gostoso de ler mas que divide opiniões.

Pokémon Yellow é a segunda fase de Pokémon Adventures que possui 4 volumes e é continuação direta de Red Green Blue que já foi publicado aqui. O Haag já falou sobre RGB (Review aqui)! No Brasil, atualmente, está sendo lançada a continuação, Gold e Silver, que possui 7 volumes. Yellow tem roteiro de Hidenori Kusaka e arte de Mato.

3333

Começo falando aqui que, diferente do Haag, eu gostei muito da primeira fase pelos mesmos motivos que ele não gostou! Eu amei a ambientação ser baseada nos jogos e ao mesmo tempo a história não seguir em nada. Resgatei a criança em mim e li aquele mangá como se fosse uma. Confesso que o terceiro volume realmente deixa a desejar com algumas viagens e na fusão dos pokémon, mas foi prazeroso e divertido igual.

Acho que é bem importante ressaltar que o mangá, assim como o anime e o jogo são mídias diferentes, cada um tá ali pra contar uma história diferente e ser apreciada de forma diferente. Enquanto o jogo é mais intimista por ser “você” lá capturando os monstrinhos e batalhando, o anime e o mangá contam histórias de personagens diferentes. O mangá tem como público alvo crianças, então eu li já com isso em mente, sem esperar uma coisa megalomaníaca ou com uma estrutura de roteiro muito elaborada.

 

Sendo assim, Pokémon Yellow inicia dois anos depois de RBG. Red recebe uma carta de Bruno, da Elite dos Quatro, em que é desafiado para uma batalha Pokémon! No entanto, Red some e seu Pikachu retorna a Pallet no intuito de buscar ajuda, nesse momento entra Yellow, um treinador com chapéu de palha que consegue se comunicar com os pokémon e descobre que Pika quer salvar Red, mas não vai conseguir fazer isso sozinho.

2222

Essa premissa é, ao mesmo tempo bem longe do que os jogos e anime pregam, muito interessante. No primeiro momento eu achei estranho mas logo me acostumei, Yellow se torna rapidamente um personagem incrível e com um carisma sem igual, cativando não só os Pokémon como também o leitor. A história segue os moldes da fase anterior, porém mais estruturada e menos jogada de qualquer jeito.

Ao longo dos volumes eu fui surpreendido, a história tomou rumos que eu não esperava e também me peguei analisando a arte, fiquei bastante tempo olhando os desenhos dos Pokémon e verificando como eles estavam bonitinhos, fofinhos e cheios de vida. Os personagens foram bem escritos, mantendo o que eles levantaram na fase anterior e aprofundando os relacionamentos. Gosto muito de como eles colocam os vilões e os mocinhos nessa fase toda, lá de RBG até o fim de Yellow, e já dão um teaser do que vai ser na próxima fase. Quem já jogou Gold e Silver pode imaginar o que vai vir pela frente e quem não jogou também tem esse vislumbre sem nem conhecer.

E falando em jogos, Pokémon Yellow foi tão bom que me fez retornar ao jogo e iniciar a primeira geração novamente. Logo vai vir o remake de Yellow para Switch, com “Pokémon Let’s go Pikachu/Eevee” e eu já estou pronto!

Recomendo muito, mesmo pra quem não gostou da fase anterior pois Yellow dá um banho em todos os sentidos!

Gostaram do mangá ou acharam que poderia ser melhor?

2 comentários

  1. Taí um mangá que eu nunca li. Até animei de comprar na época em que a Panini lançou, mas acabei deixando passar, agora deu aquela desanimada, depois veio aquele post do Haag, derrubou mais um pouco a vontade.
    Talvez agora com o seu, eu acabe pegando os primeiros pra dar uma lida.

    • Hahaha! É aquela coisa, Pokémon é uma série infantil, então a gente tem que ler pensando em desopilar a cabeça das coisas que a gente vive pensando ou se preocupando, é um mangá que, pra mim, é sob medida. Tem comédia, tem o lance sério quando precisa e tem alguns comentários sutis em momentos chave.

      E é aquela coisa, cada um vem a gostar ou não gostar por algum motivo, talvez ache legal que a primeira fase seja bem doida se tu tirar o que conhece do jogo e do anime como padrão e ficar com a mente mais aberta.

      Acho que é um dos poucos da Panini que dá pra encontrar completo fácil kkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s