Comentando o Volume #157 – Dragon Ball Super Vol. 01

Sexta-feria chegou, linda e maravilhosa com esse sol quente e nenhuma nuvem no céu.

Hoje o post ia ser sobre Boruto, mas mudei de ideia e decidi que #EleNão, então vamos falar é de Dragon Ball. Aquele nosso bom e velho shonenzão que dá gosto.

Dragon Ball Super, obra com os roteiros de Akira Toriyama e com a arte de Toyotaro. O mangá é uma adaptação dos filmes e da animação de Super e é publicado de modo mensal nas páginas da V-Jump e atualmente conta com 7 volumes encadernados.

Bom, Super é uma continuação do original. Na verdade, nem sei se o termo “continuação” é correto, pois Super se passa no meio do volume 42. Eu já falei da coleção de Dragon Ball (link aqui) lá no distante Review 26, e o que acontece é que no 42 temos um time skip entre a derrota do Boo e o final da série. Pois é ai que Super entra, ele está dentro desse Time Skip.

Isso faz sentido? É claro que não, e sinceramente, quem liga pra isso? Se eu quisesse sentido, eu com certeza não estaria lendo Dragon Ball.

Eu não conhecia nada da história, a única coisa que eu tinha assistido foi o Batalha dos Deuses no cinema e depois não vi mais nada. Durante todo esse tempo vi diversas criticas ao Super ser ruim, sobre ele ter uma arte péssima.

Quando eu terminei de ler o volume não entendi o motivo de tanta critica negativa para a obra. Sendo bem sincero, eu li Dragon Ball, não sei qual é o DB que vocês tem na memória, mas para mim está ali tudo que sempre determinou DB para mim: piadas aleatórias, batalhas poderosas e super transformações. Cada vez que algo termina, aparece outro inimigo que faz ter uma nova batalha/torneio, sempre foi assim.

A arte do Toyotaro para mim está boa, ele emulou perfeitamente o desenho do Toriyama ao ponto de não dar para sentir mudanças. Desculpa gente, mas o Toriyama nunca foi um Miura, o traço dele é bem comum e sem grandes detalhes. Eu coloquei uma cena do japonês para vocês terem uma noção, eu sinceramente não vi diferença nenhuma.

Eu não sei o motivo de tanta critica, sério mesmo. Esperavam mais profundidade? Quando foi que Dragon Ball teve isso?

Ah Haag, mas esse torneio aconteceu por causa de Cup Noodles” Sim, e o Gotenks ao invés de matar o Boo, jogou vôlei com ele. O Toriyama sempre colocou esse tipo de piada aleatória no meio da história dele, o Goku e o Vegeta sempre mostraram a língua e deram tapas na bunda para provocar o inimigo. Dragon Ball nunca foi sério, pelo amor de deus, eu não entendo que DB é esse que as pessoas tem na memória.

Eu li esse Super com gosto, ele resgatou facilmente aquela nostalgia que eu tinha ao ler DB. Foi bom reencontrar meus personagens favoritos, os personagens com o qual eu cresci.

Mas ok, o mangá tem alguns defeitos sim. Ele supõe que os leitores assistiram ao anime e aos filmes.

O volume começa com a história de Batalha dos Deuses, mas de uma forma bem resumida e boa. Em compensação ele pula todo o filme do Gold Freeza, quando termina a história do BdD, logo já descobrimos que o Goku e o Vegeta estão treinando com o Beerus (sim, a Panini não chamou de Bills) e ambos se transformam em SSJ Azul.

Como chegaram nisso? O que aconteceu nesse tempo inteiro? Não é falado, se quiser descobrir vai assistir ao filme ou ao anime. Isso me desagradou, se eu sou leitor do mangá, quero ver a história no mangá. Simples.

Bom, o fato é que Dragon Ball Super está no Brasil. Ele chegou pelo novo formato padrão da Panini com R$ 21,90, e isso é muito salgado para um título como DB, desculpa pessoal, sei que dói no coração de vocês isso, mas a verdade é que ele nunca foi uma maravilha. Ele é simples, é um mangá de lutinha e piada infantil, ele não tem história e profundidade, tudo é bem linear. E para uma história tão comum assim, R$ 21,90 é dinheiro demais.

Só compre Dragon Ball Super se você for muito fã do Goku e sua turma. Não compre achando que vai ler um excelente mangá, achando que esse vai ser um mangá que você dirá “Melhor leitura da minha vida“, não, esse não é Dragon Ball Super.

Ele não é ruim, ele não é ótimo. Ele só é Dragon Ball.

6 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s