Review #115 – Ore Monogatari!!

Terça-feira nublada chegando aqui em Porto Alegre e para ilustrar bem esse tempo cinza que se aproxima, vamos comentar um dos derradeiros finais de shoujo no Brasil.

Sim meus amigos, só faltam mais três infelizmente.

Ore Monogatari!! é um mangá com história de Kazune Kawahara e arte de Aruko, e foi publicada nas páginas da Bessatsu Margaret entre 2012 e 2016, tendo sido finalizada com um total de 13 volumes encadernados. O título também recebeu em 2015 uma animação de 24 episódios. No Brasil a obra chegou em 2016 pela Panini, um mês antes de sua conclusão no Japão.

Takeo Gouda, estudante do primeiro ano do colegial. Altura aproximada, dois metros; peso aproximado, 120 quilos. Todas as garotas de quem ele já gostou até hoje acabaram apaixonadas por Sunakawa, o seu amigo de infância bonitão. Mas Takeo é íntegro, honesto, meio bronco e um pouco desligado, enfim, o homem que todo homem gostaria de ter como amigo! Um belo dia, ele salva uma garota que está sendo assediada dentro do trem e esse é o presságio da primavera do amor chegando para o Takeo… ou não?!

Aqui no Itadakimasu a obra recebeu dois CoVs: o primeiro em seu lançamento, no volume 1, e o segundo já passando da metade no volume 8.

Foram posts bem diferentes, embora ambos elogiassem a obra, no segundo eu comentei que ela já não figurava mais entre os meus favoritos. Eu diria mais, ele não figura nem entre meus shoujos favoritos.

Antes de mais nada devemos deixar bem claro que Ore Monogatari!! é sim um mangá bom. Ele é divertido em sua ideia exagerada e piada feitas para arrancar risadas. Diferente de títulos como KimiNi, Aoharaido e Orange, em OreMo nós encontramos uma história que é mais voltada para nos fazer rir. Mesmo numa comparação com LoveCom, ainda assim OreMo é muito mais comédia.

Mas ao mesmo tempo isso acabou virando um ponto negativo para mim.

Acho que Ore Monogatari!! acabou sendo grande demais para a sua proposta simples. A piada do Takeo ser um cara fora dos padrões de beleza cansou, eu falei isso no CoV 8, chegou na metade da obra e já não tinha mais a mesma graça. As risadas que a obra causa são muito mais por serem realmente momentos cômicos que nos pegam de surpresa do que por ter sido realmente engraçado.

Eu senti que os melhores momentos da obra sempre ocorriam quando a autora deixava de lado essa piada para fazer algo sério, seja na história da garota apaixonada pelo Suna, na da irmã do Suna ou na reta final quando a Yamato resolve fugir de casa. São momentos mais sérios e onde vemos o melhor lado do Takeo, aquele lado confiável e forte, que no fim terminavam com alguma atitude dele que nos fazia rir de emoção e não de comédia pura.

Esse é o ponto que eu digo. Os melhor momentos de OreMo são justamente quando a autora não tenta forçar a piada do Takeo, são quando a piada vem naturalmente em meio a uma história mais trabalhada.

Uma opinião minha é que a autora se perdeu em alguns momentos ao preferir trabalhar uma história aleatória ao invés de uma mais séria que estava praticamente encaminhada. Vou dar um exemplo dessa minha impressão: o Sunakawa é gay ou não? Isso não tem importância nenhuma para a história, calma. Só que é uma história que eu fiquei esperando ela trabalhar, sendo bem honesto, eu senti que a autora preparou essa história por pelo menos 3 momentos ao longo da obra:

Primeiro por vermos como é sincera e verdadeira a relação entre o Suna e o Takeo, tão forte que por alguns momentos eu tive a impressão de que por parte do Suna poderia ser algo a mais. Mas esse é o ponto mais fraco, pode ser apenas uma amizade realmente sincera.

Logo depois vem a história da admiradora secreta do Suna. No fim o Suna dispensa ela e a impressão que me passou é que a autora iria trabalhar melhor o personagem, mas no fim ela inventou uma história aleatória sobre um campeonato de judô do Takeo.

Já na reta final temos a história do garoto falso, que só queria usar as pessoas, principalmente o Suna que era boa pinta. Quando chegou essa parte, eu imaginei que aqui ela iria trabalhar isso, talvez o Suna ter se apaixonado por alguém que não prestava e tal. Mas não, novamente a história enveredou para outro lado e depois tomou rumos diferentes.

O que eu estou tentando dizer é o seguinte:

Não importa realmente se o Suna é gay ou não, porém eu acho que isso teria rendido uma história muito melhor. O Takeo sempre se mostrou como um personagem que teria apoiado demais o amigo, então eu esperava ver uma história onde o Suna resolve se assumir ou mesmo sofre por amor por conta de alguém que o machucou e no fim acaba recebendo o apoio do Takeo com uma frase do tipo “De quem tu gosta não me importa, tu é meu melhor amigo”.

Sinceramente, eu acho que esse tipo de história seria muito mais interessante e teria muito mais a cara de Ore Monogatari!! do que um campeonato aleatório de judô ou um concurso de patisserie. E digo mais, a impressão que fica ao ler OreMo é de que a autora pensou pelo menos umas três vezes eu colocar algo desse tipo, mas acabou mudando de ideia.

Por diversos momento eu sentia ela querer tornar o rumo mais sério e voltando atrás para fazer só uma comédia. Esse caso do Suna é só um exemplo de coisas que poderiam ter sido feitas de outras formas e acabaram dando lugar para “só mais uma piada”.

Uma pena, eu realmente teria achado muito mais interessante.

Bom, vamos finalizar esse longo post.

Ore Monogatari!! oscilou demais, foram 13 volumes mesclando histórias interessantes com coisas sem sentido só para ser cômico. Ele não é um dos melhores já lançados aqui, mas também está muito longe dos piores. É apenas mediano, apenas normal.

Não recomendo gastar na compra a menos que você seja um grande fã de shoujo ou realmente esteja muito afim de algo diferente. Se você é apenas um curioso querendo experimentar a demografia, nesse caso evite OreMo e vá pegar outros melhores como LoveCom ou KimiNi.

Nota: 3,4 / 5,0

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s