Melhores do Ano #16 – Vencedores do Ano de 2018

Bom dia amigos leitores, chegou a hora de tirar os trajes de gala do armário pois vamos entregar os prêmios Itadakimasu de Melhores do Ano.

2018 foi um ano que ficou marcado pela pesada crise que atingiu o mercado, com mudanças de periodicidade e reajustes pesados. Porém mesmo assim foi um ano muito cheio, foram 50 novos títulos chegando nas bancas e lojas, sendo que apenas 14 eram volumes únicos e 4 eram relançamentos, ao todo 38 séries finalizaram durante o ano.

Também vimos muitos anúncios nesse ano, foram 56 anúncios feito por 7 editoras diferentes. Então será mesmo que 2018 foi tão ruim assim?

Voltando para nossa votação, tivemos então 11 categorias diferentes para votar, categorias desde Melhor Título até Pior Anúncio, então foi bem variado.

Eu vou colocar os resultados das votações de 3 formas: Escolha do PúblicoEscolha do JeffEscolha do Haag. Ou seja, o resultado da enquete e também os favoritos de cada um dos dois escritores do Itadakimasu. Nas 3 formas irei colocar os três mais votados (menos em algumas do Jeff).

Vocês podem notar que algumas porcentagens superam o 100%, mas é que a contagem desse novo programa coloca a porcentagem em número de pessoas que votaram e não em votos totais. Ao todo tivemos 118 votos, então as porcentagens são em cima do 118.

Não iremos seguir a ordem de votação, por motivos óbvios vou seguir uma ordem de “relevância”, vamos deixar a cereja do bolo para o final.

Então chega de papo, vamos aos Melhores e Piores Mangás de 2018.


PIOR ANÚNCIO DE 2018.

Votação dos Leitores

Vencedor 2018:  Batman e a Liga da Justiça   41,4%
2º Lugar:  Avenger 09  29,3%
3º Lugar:  Boruto: Naruto Next Generetions  19,0%

Escolha do Jeff

Vencedor 2018:  Avenger 09
2º Lugar:  Corpse Party: Book of Shadows

Avengers 9 é tipo 100% irrelevante e, portanto, o pior anuncio. Quem é que quer ler a obra do irmão do Kishimoto? Corpse party é mangá de garotinhas moe sofrendo e sendo sexualizadas, passo longe.

Escolha do Haag

Vencedor 2018:  Batman e a Liga da Justiça
2º Lugar:  Funouhan
3º Lugar:  Corpse Party: Book of Shadows

Um mangá de dois volumes que não tem nem periodicidade definida no Japão, tem como algum anúncio ser pior que isso? Batman é auto-explicativo, a Panini anunciou ele já me ligando para dar o prêmio de pior anúncio. Em segundo tem Funouhan, que se a editora espera um mês, provavelmente seria o pior de 2019, sério, ela é cega? Estamos num momento em que nossos mangás padrões estão vindo por R$ 21,90 e ela realmente acha que Funouhan é um bom lançamento? Será que temos que lembrar de Ninja Slayer e Toriko toda vez? E bom, nem tenho que falar sobre Corpse Party né?


MELHOR ANÚNCIO DE 2018.

Votação dos Leitores

Vencedor 2018:  Boa Noite Punpun   56,9%
2º Lugar:  A Rosa de Versalhes  39,7%
3º Lugar:  Wotaku ni Koi!!   25,9%

Escolha do Jeff

Vencedor 2018:  A Rosa de Versalhes
2º Lugar:  Boa Noite Punpun
3º Lugar:  Éden’s Zero

Rosa é histórico, sem sombra de dúvidas o melhor anuncio de 2018. Sou aquele que pega qualquer coisa do Asano que vier aqui pro Brasil. Portanto Punpun que considero uma das melhores coisas dele era um dos meus anúncios mais aguardados.

Escolha do Haag

Vencedor 2018:  A Rosa de Versalhes
2º Lugar:  Boa Noite Punpun
3º Lugar:  Your Name (Novel)

Bom, quando eu falo no melhor anúncio eu tento pensar não só no título, mas também no que ele representa no nosso mercado. A Rosa de Versalhes veio como uma “luz de esperança” para os colecionadores de shoujo, pois além de trazer de volta a demografia que estava sumindo, ele é mais antigo e clássico, não é só aquele shoujo meloso do anime da temporada. Eu acho que isso tem um peso muito importante. Em segundo trago Punpun, muito pela sua história mesmo e por ser a primeira série realmente do Asano no Brasil. Por fim a novel de Your Name que não veio por uma editora de mangás e isso é interessante, pois mostra que talvez as editoras de livros podem começar a se interessar em novels japonesas, são casos tão raros que eu acho que merecem destaque quando acontecem.


PIOR ENCERRAMENTO DE 2018.

Votação dos Leitores

Vencedor 2018:  The Testament of Sister New Devil – Fairy Tail   24,1%
2º Lugar:  Rock Lee e a Primaveira da Juventude   20,7%
3º Lugar:  Highschool DxD – Knights of Sidonia – To Love Ru   19,0%

Escolha do Jeff

Vencedor 2018:  Knights of Sidonia

Sidonia é minha unica escolha, pois não li ou ainda estou lendo as outras obras finalizadas. Fico bem triste de dizer isso pois eu adorei o mangá por inteiro, mesmo que as vezes não gostasse tanto assim de algumas passagens.

Escolha do Haag

Vencedor 2018:  Velvet Kiss
2º Lugar:  Knights of Sidonia
3º Lugar:  Inuyashiki

Antes de começar, minha escolha é baseada em coisas que eu terminei, não posso julgar um título que era tão ruim a ponto de nem comprar. Por isso para mim os três piores ficaram nesses por motivos diferentes. Velvet Kiss é ruim, eu esperava mais do hentai e no fim foi apenas putaria gratuita com uma conclusão corrida que saiu do nada. Já Sidonia é um título que peguei raiva, que conclusão mais irritante, virou um fanservice bizarro e que também trouxe explicações que saíram do nada. Para fechar, Inuyashiki que terminou da mesma forma que Gantz, sem explicar nada e sem justificar nada, foram 10 volumes que não levaram a conclusão nenhuma.


MELHOR ENCERRAMENTO DE 2018.

Votação dos Leitores

Vencedor 2018:  Fullmetal Alchemist   56,9%
2º Lugar:  Battle Angel Alita – A Voz do Silêncio   31,0%
3º Lugar:  Your Lie in April – Blade: A Lâmina do Imortal   27,6%

Escolha do Jeff

Vencedor 2018:  Fairy Tail
2º Lugar:  Blame!
3º Lugar:  JoJo’s Bizarre Adventure: Phantom Blood

Mesmo com todas as criticas, Fairy Tail é um dos meus xodós. E o final é um pouco acima do padrão shonen. Geralmente é só um casamento do principal, mostrando todo mundo com filhos e blablabla. Mashima acertou no final, mostrando que a vida continua, concluiu não concluindo, o que eu acho maravilhoso perto de mangás que forçam a barra na finalização.

Escolha do Haag

Vencedor 2018:  Your Lie in April
2º Lugar:  Battle Angel Alita
3º Lugar:  Lovely Complex

Eu já falei pra vocês que esse é meu mangá favorito? E já comentei que ele é o favorito justamente pela conclusão maravilhosa? Pois então, não tinha como eu escolher outro. Então vamos comentar o segundo lugar que ficou com a excelente história de Alita, que mangá incrível, sério, essa edição valeu cada centavo gasto. Eu digo mais, Last Order não faz falta nenhuma, tanto que provavelmente nem irei comprar ele tão cedo.


LANÇAMENTO MAIS IRRELEVANTE DE 2018.

Votação dos Leitores

Vencedor 2018:  Avenger 09  51,7%
2º Lugar:  Batman e a Liga da Justiça  37,9%
3º Lugar:  The Irregular at Magic High School  29,3%

Escolha do Jeff

Vencedor 2018:  Avenger 09
2º Lugar:  Another Zero
3º Lugar:  Kingdom Hearts

Avengers 9 leva o titulo irrelevante por que ninguém quer saber da história que o irmão do Kishimoto criou. Quando terminou eu nem lembrava da existência. Another zero alguém pegou? Kingdom Hearts…

Escolha do Haag

Vencedor 2018:  The Irregular at Magic High School
2º Lugar:  Avenger 09
3º Lugar:  Philosophia

Vou ser bem honesto, eu nem lembrava que esses títulos tinham saído no Brasil. Sério mesmo, por isso veio a lista de Mais Irrelevante, pois mesmo quando eu fazia uma lista de piores lançamentos esses títulos nem passavam pela minha cabeça. Para vocês terem uma noção, eu até me recordo que a Panini tentou emplacar Avenger 09 como “do irmão do autor de Naruto”, Philosophia lembro vagamente de ser um yuri pela NewPOP, mas Irregular at Magic eu não lembro nem de ter sido anunciado. São coisas que nunca vou entender como desembarcaram aqui, não servem nem parar ser ruim.


MELHOR RELANÇAMENTO DE 2018.

Votação dos Leitores

Vencedor 2018:  Tekkon Kinkreet   34,5%
2º Lugar:  Saint Seiya: The Lost Canvas – Uzumaki   32,8%
3º Lugar:  Another Box   6,9%

Escolha do Jeff

 

Vencedor 2018:  Saint Seiya: The Lost Canvas

Da primeira vez que veio pro Brasil eu não consegui pegar, mas agora tenho a oportunidade perfeita numa qualidade boa. Uma das minhas franquias favoritas com o spin-off que arrisco dizer: melhor que o original mas que não vive sem ele.

Escolha do Haag

Vencedor 2018:  Tekkon Kinkreet
2º Lugar:  Saint Seiya: Lost Canvas
3º Lugar:  Uzumaki

Só tinhamos 4 concorrentes nessa categoria e eu acho que o primeiro lugar foi bem superior aos outros. Tekkon entrava naquela eterna lista de títulos da Conrad que eram impossíveis de encontrar num preço justo, por isso que essa edição nova da Devir veio com tudo que precisava: boa qualidade e formato único. No segundo lugar o bom relançamento de Lost Canvas, que também era um mangá que tinha certa dificuldade de ser comprado num preço justo e agora vem num papel melhor e com aquele lindo efeito na capa. No andar do nosso mercado, não sei se em 2019 teremos essa categoria novamente.


MELHOR VOLUME ÚNICO DE 2018.

Votação dos Leitores

Vencedor 2018:  Ayako   50,0%
2º Lugar:  Uzumaki   39,7%
3º Lugar:  Tekkon Kinkreet   36,2%

Escolha do Jeff

Escolha do Haag

Vencedor 2018:  Tekkon Kinkreet
2º Lugar:  Marcha Para A Morte
3º Lugar:  Your Name (Novel)

Acho que aqui sobrou o primeiro lugar, eu tive dificuldade foi de escolher os outros dois colocados. Tekkon é bom demais e já está ganhando sua segunda categoria hoje. Sério, leiam Tekkon Kinkreet, semana que vem vou fazer a Review dele.


MELHOR SURPRESA DE 2018.

Votação dos Leitores

Vencedor 2018:  Boa Noite Punpun  34,5%
2º Lugar:  JoJo’s Bizarre Adventure: Phantom Blood   25,9%
3º Lugar:  Made in Abyss   20,7%

Escolha do Jeff

Vencedor 2018:  Éden’s Zero
2º Lugar:  Sword Art Online: Aincrad (Novel)
3º Lugar:  JoJo’s Bizarre Adventure: Phantom Blood

Eden’s Zero, independente da história ser boa, do Mashima reaproveitar ou não os personagens é um dos anúncios que eu achei incríveis. É o primeiro mangá digital semanal lançado pela JBC além de ter os lançamentos dos físicos próximos ao lançamento Japonês. Pra mim, isso é histórico. SAO me surpreendeu em ser formato livro padrão. Jojo seguiu sendo surpresa pra mim até pegar o mangá e ver que era tão bom ler aquela parte 1 quanto assistir no anime.

Escolha do Haag

Vencedor 2018:  Happiness
2º Lugar:  Tekkon Kinkreet
3º Lugar:  The Promised Neverland

Happiness foi fácil a melhor surpresa que vi acontecer no mercado de mangás em 2018, ninguém dava nada pelo título, ele era desconhecido para quase todos e chegou como uma aposta da NewPOP no nome que o autor carrega por causa de outro título. Mas eu comprei e estou apaixonado, superou em muito minhas expectativas e por isso eu coloco como a melhor surpresa. O segundo e o terceiro lugar são dois casos em que eu já cheguei com certa expectativa e ainda assim fui surpreendido, mas em Happiness eu nem tinha expectativas, por isso acho que ele merece o primeiro lugar.


MELHOR QUALIDADE GRÁFICA DE 2018.

Votação dos Leitores

Vencedor 2018:  Guardiões do Louvre   32,8%
2º Lugar:  Tekkon Kinkreet   31,0%
3º Lugar:  Ayako   29,3%

Escolha do Jeff

Vencedor 2018:  JoJo’s Bizarre Adventure: Phantom Blood
2º Lugar:  Saint Seiya: The Lost Canvas
3º Lugar:  Sword Art Online: Aincrad (Novel)

Jojo’s é meu queridinho, mas eu adoro a qualidade, a capa é linda, o papel bom, não perdemos parte da arte ao ter as bordas brancas (é algo que eu particularmente adorei) e não tem transparência. Lost Canvas também entra no mesmo quesito.

Escolha do Haag

Vencedor 2018:  Tekkon Kinkreet
2º Lugar:  Marcha Para A Morte
3º Lugar:  Ayako

O que desempatou para mim entre Tekkon e Marcha Para a Morte foi puramente questão estética e gosto pessoal, eu preferi muito mais a escolha de cores e tons na capa de Tekkon do que na de Marcha e eu considero isso parte do “conjunto qualidade gráfica”. Na parte de papel e sobrecapa, a Devir está dando um banho da demais ao mostrar uma verdadeira qualidade de luxo num preço que não é tão ilógico se for pensar no que ela está entregando. Outro fato interessante é que Tekkon é um 3/1 e mesmo assim eu não senti na minha leitura esse tamanho tanto, algo que eu sinto quando leio um big da JBC. Deixei Ayako em terceiro como uma “justiça”, não sou fã de capa dura, mas admito que a qualidade estava muito boa.


PIOR LANÇAMENTO DE 2018.

Votação dos Leitores

Vencedor 2018:  Avenger 09 – Batman e a Liga da Justiça   29,3%
2º Lugar:  Platinum End   20,7%
3º Lugar:  A Estrela do Hentai   15,5%

Escolha do Jeff

Vencedor 2018:  Kingdom Hearts
2º Lugar:  Fire Force
3º Lugar:  Another Zero

Deveria ser consenso que Kingdom Hearts é o pior lançamento. Aquela “qualidade” duvidosa da Abril lançando “versão de colecionador” com papel jornal e o mangá todo molenga. Esse mangá tem tantos contras que prefiro nem comentar.

Escolha do Haag

Vencedor 2018:  Batman e a Liga da Justiça
2º Lugar:  Another Zero
3º Lugar:  A Estrela do Hentai

Essa foi páreo duro: escolher um título que já desembarca em hiato e que ninguém gosta? Escolher um mangá de 80 páginas que só vende em um box que custa mais de 100 reais? Ou será que um mangá bizarro ensinando a desenhar hentai? Fiquei com Batman e sua aula de como não desenhar super-herói, sério, até a arte da Shiori está horrível com aqueles heróis de 14 anos e cabeças desproporcionais. Batman e a Liga da Justiça é tão ruim que a Panini nem lançou o volume 2 dele até hoje, quase 6 meses após o primeiro volume ter saído.


MELHOR LANÇAMENTO DE 2018.

Votação dos Leitores

Vencedor 2018:  Boa Noite Punpun   58,6%
2º Lugar: The Promised Neverland   36,2%
3º Lugar:  JoJo’s Bizarre Adventure: Phantom Blood   29,3%

Escolha do Jeff

Vencedor 2018:  JoJo’s Bizarre Adventure: Phantom Blood
2º Lugar:  Saint Seiya: The Lost Canvas
3º Lugar:  Éden’s Zero

Jojo é meu mangá favorito, então o lançamento dele em 2018 foi de suma importância pra mim. É o único mangá que eu dou certeza absoluta que vou ler e reler não importa quantas vezes seja. Saint Seiya é uma das minhas obras favoritas então Lost Canvas é ótimo e bem vindo.

Escolha do Haag

Vencedor 2018:  Tekkon Kinkreet
2º Lugar:  Boa Noite Punpun
3º Lugar:  The Promised Neverland

Eu sempre falo a mesma coisa todo ano: para mim o Melhor Título é aquele que reúne tudo. Ele tem que reunir história, surpresa e qualidade gráfica do modo mais perfeito possível. Bom, para mim o único que fez isso foi Tekkon Kinkreet e eu diria até que sobrando bastante dos demais. Nas outras duas posições eu desempatei no critério “custo x benefício”, acho tanto a história de Neverland quanto a de Punpun ótimas, gosto muito da qualidade em que ambos estão sendo lançados, porém na hora de pagar ainda acho que a conta de Punpun é mais dentro da realidade do que a de Neverland.


Bom, acho que os resultados desse ano foram bem diferentes para todos nós.

Enquanto vocês deram mais destaque em Boa Noite Punpun, fazendo ele vencer 3 das 4 categorias positivas que disputou, pelas indicações do Itadakimasu eu foquei mais em Tekkon Kinkreet e o Jeff ficou mais em JoJo’s Bizarre.

Já nas categorias negativas, acho que ficaram meio que unânimes as escolhas de Batman e de Avenger 09.

Eu quero aproveitar esse final para fazer uma menção honrosa em algo que me chamou a atenção, a escolha do público para Melhor Qualidade Gráfica ficou com a Pipoca & Nanquim com seu Guardiões do Louvre. Ele não entrou na minha lista pois eu não sou fã de mangá colorido, então os Tsuru e o Ayako me conquistaram mais nesse quesito. Porém eu acho justo a Pipoca & Nanquim receber esse reconhecimento, eu tenho Beasts of Burden e sou apaixonado, já vi outras obras deles e a qualidade é impecável na editora.

Se teve uma editora que fez um 2018 perfeito, sem duvidas ela é a Pipoca & Nanquim. Pena que foi apenas um mangá e ela não conseguiu ter tanto destaque quando merecia nessa nossa votação, mas recomendo muito vocês conhecerem outras obras do catálogo da editora.

Por hoje é isso, o que acharam dos resultados finais. Concordam com os vencedores do prêmio “Itadakimasu Melhores de 2018“?

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s