Review #117 – Pokémon Gold e Silver

Post de Quinta-feira chegando mais tarde do que o previsto!

Continuando as reviews de Pokémon, onde já tivemos nas duas primeiras sagas do mangá (RBG e Yellow), hoje falo sobre Gold e Silver, uma saga que é extremamente querida por alguns fãs e depois de lê-la descobri o porquê.

Em questões técnicas, o autor continua o mesmo, Hidenori Kusaka, mas a arte muda entre os volumes 2 e 3. Até o volume 2 temos arte de Mato, a partir do volume 3 a arte fica por responsabilidade de Satoshi Yamamoto que tem um traço um pouco menos caricato e perde um pouco da magia por não combinar perfeitamente com os Pokémon, não é muito diferente do que estávamos vendo anteriormente mas acho que ajudou um pouco na narrativa.

Resultado de imagem para pokemon gold silver manga

Gold e Silver começa um pouco depois de onde Yellow finalizou, com toda a treta envolvendo a Elite Four pra trás, tudo parece estar na maior tranquilidade e começamos a acompanhar o jovem Gold em suas aventuras pelo mundo Pokémon, capturando e treinando seus bichinhos e seus encontros com Silver, um garoto completamente misterioso que está em todos os lugares importantes de Johto.

Os dois primeiros volumes são de leitura não tão rápida mas bem engraçados, parecem estar planejando algo grandioso mas deixa de lado algumas coisas importantes como as batalhas de ginásio enquanto Gold viaja pela região. Senti um pouco de incômodo pois por ter jogado os jogos eu conseguia identificar os locais onde o personagem passava e sentia que faltava algo por ali. Além da estranheza, achei que a história ficaria nessa comédia sem muito o que acrescentar, mesmo que o final do segundo volume seja bem misterioso.

Felizmente, junto com uma nova arte no mangá (nem tão diferente assim), chegamos no volume 3 onde tudo muda. A narrativa passa para Crystal, uma garota que tem a ambição de capturar todos os Pokémon e faz um trabalho excepcional em registrá-los na Pokédex. Crystal é uma garota divertida e muito carismática, puxando toda a atenção para ela e fazendo com que esqueçamos o que aconteceu antes, eu praticamente ignorei a existencia de Gold e Silver, nem lembrava mais deles quando eles retornaram para a história.

Ao mesmo tempo que acompanhamos Crys por Johto algo caminha ao mesmo tempo: Suicune. O Pokémon também viaja por Johto desafiando treinadores fortes. Há mistério por trás de suas motivações e tudo vai se encaixando perfeitamente enquanto os volumes correm, eu sinceramente fui tão fisgado pela história que esqueci que estava lendo um mangá para crianças, de tão bem amarrado que começou a ficar.

Quando tudo retorna aos personagens centrais, com a adição de Crys, a história não deixa a peteca cair, e tudo o que vinha sendo construído, por mais previsível que seja, não deixa de ser incrível.

O volume final é sensacional. Os Rockets, os lideres de ginásio de Kanto e Johto, a Elite Four, tudo se junta, todos tem papeis importantes e fazem essa junção megalomaníaca funcionar incrivelmente bem. Eu ainda tenho um pouco de estranheza ao ver as posições entre vilão e mocinho de alguns personagens mas acho que é só uma questão de “nova interpretação” que o mangá dá mesmo.

O mangá deu motivos para Suicune, Entei e Raikou ficarem correndo de um lado para o outro, fazendo com que quem jogou os jogos visualize eles pulando de rota em rota e causando uma sensação de nostalgia incrível.

Aqui embaixo vou comentar alguns spoilers, caso não queiram lê-los pulem as próximas imagens.

Imagem relacionada

Spoilers

Suicine, Entei e Raikou correrem por Johto procurando por um treinador digno de treiná-los para a batalha final foi maravilhoso. Ainda mais quando Suicine enfrenta Crystal, eu fiquei extremamente nervoso naquela batalha, torci para que Crys conseguisse capturá-lo e quando ela falha, meus amigos, aquilo ali foi fantástico. A personagem fica frustrada e eu senti aquela dor como se fosse eu que não tivesse conseguido capturar, como se fosse eu que não tivesse feito algo que deveria ter sido feito, mas a vida continua e bola pra frente. Quebrou minhas expectativas, pois pensei que os três personagens principais pegariam cada um dos cães e levariam para a batalha final. (Isso aconteceu, mas foi de forma diferente do que o esperado)

Momentos depois, quando Suicune enfrenta Misty e aceita ela como sua treinadora eu dei pulos de alegria! Gosto muito da Misty por causa do anime e ainda não consegui separar as personagens, mesmo que elas sejam completamente diferentes.

No final, quando descobrimos quem é o mascarado por trás de tudo, eu confesso que fiquei um pouco decepcionado, e o problema não foi a previsibilidade. A história do personagem e a motivação me pareceram bem jogadas de qualquer jeito, e o estrago que ele fez não condizia tão bem com o que ele pregava.

Fim da área de Spoilers;

Resultado de imagem para pokemon gold silver manga

Os 7 volumes de Pokémon Gold e Silver são muito bons, diferentes do que veio antes, melhores que Yellow, que já tinha levantado a moral do mangá pra mim, e sem as bizarrices de fusão, Pokémon decepado que eu não me importo mas sei que muita gente acha muito ruim. Pelo visto o autor aprendeu a dosar tudo o que era exagerado.

Estou bem ansioso pela próxima saga e espero que a qualidade se mantenha. Muitos dizem que agora é que vem a melhor saga de Pokémon, mas vou tentar manter as expectativas baixas para não me decepcionar.

Nota: 4,0 / 5,0

Ao mesmo tempo que foi muito gostoso ler como um todo, o inicio e algumas coisas do desfecho deixaram a desejar. As motivações do vilão foram bem fracas e o inicio lento foram alguns dos percalços que tive que enfrentar na leitura, mas no geral é  bem gratificante.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s