Post de Quinta #17 – Dissecando o trailer de Pokémon Sword and Shield

E aí pessoal, boa quinta-feira a todos, hoje o dia está ótimo para conversar sobre acontecimentos recentes.

Ontem fomos agraciados com uma direct de Pokémon Sword and Shield, eu acompanhei a transmissão mas não falei nada sobre nas minhas redes sociais justamente pra ter um tempo assimilando as informações. Hoje eu vou comentar sobre o trailer e as coisas que aparentam estar no jogo, além do que os desenvolvedores já falaram na própria direct, dando uma opinião de jogador e fã da franquia.

Como todos sabem, nós do Itadakimasu gostamos bastante de Pokémon, comentamos sobre os mangás e também sobre Go e Let’s Go. Os jogos antigos foram parte de nossas vidas e crescemos assistindo ao anime. Eu, Jeff, falo minhas opiniões pessoais aqui em referencia ao que a franquia sempre me trouxe e também em relação às minhas expectativas em relação ao novo game da família Pokémon.

Segue o Link do trailer para quem quiser assistir antes de acompanhar o que irei comentar:

O trailer já começa nos mostrando um pouco da região de Galar, seus lugares importantes, sua cultura e lembrando dos iniciais da geração, partindo logo para a gameplay no ambiente interno e alguns dos novos Pokémon que iremos encontrar no meio da aventura: Gossifleur, Wooloo, Drednaw e Coriknight. Podemos notar que há uma preocupação em criar Pokémon que são fofinhos e bonitinhos ao mesmo tempo que visualmente interessantes para a região, assim como em outras fases da franquia.

f873b23d-ca05-4fe0-b8dc-2cb31649bf9d

Logo em seguida temos a visualização de um grande avanço na franquia, juntando com a parte da musica que diz “Everything you want” (Tudo o que você quer): A “Wild Area” e percebemos que há algumas coisas importantes aí para serem analisadas: Clima, hora, Pokémon selvagens andando pelo cenário e, talvez o mais importante deles, áreas abertas. Acredito que o que as pessoas mais solicitavam quando assistiam aos trailers de Pokémon, independente da região, era mundo aberto. Não podemos dizer que esse jogo será mundo aberto, mas pelo menos semi-aberto ele com certeza é, causando uma sensação de exploração que nunca antes vimos na franquia. Quando eu vi essas cenas no trailer eu fiquei realmente surpreso, não esperava que a Game Freak fosse arriscar neste ponto, principalmente por passar tantos anos fazendo “a mesma coisa” com a franquia e apenas renovando o estoque de Pokémon capturáveis.

e4913c6f-fa18-48fe-8521-3d96c229cdb0

Outra adição que vem logo a seguir é o Multiplayer. Quando vi o trailer eu comecei a pensar que seria algum efeito de narrativa onde os personagens encontram algum lugar para que a história avance, mas logo em seguida me dei por conta de que havia algo ali que era diferente, não eram personagens exatamente diferentes, mas eram diferentes avatares dos protagonistas e isso me encheu os olhos, multiplayer é algo que sempre foi pedido para a Game Freak e que eu também achava improvável de ser adicionado. Novamente sendo surpreendido pelo trailer. Nesta parte somos apresentados a uma nova mecânica do jogo, em que 4 jogadores se unem em uma Raid para enfrentar um Dynamax, uma espécie de pokémon gigante que tem status fortalecidos. Além de capturar esses Pokémon, podemos utilizar essa forma gigantesca em nossos próprios, mas ainda não sabemos exatamente como isso funciona além de saber que é uma vez por batalha e que após um período o Pokémon volta ao seu estado normal. (Algumas pessoas brincaram imaginando que um Wailmer versão Dynamax usando Surf seria o sonho do Team Aqua de Hoenn hahaha).

5cc8741f-e1be-4900-894e-e5cc60dd01fd

E então vem uma das melhores coisas do trailer: O Ginásio. Sim, eles estão de volta! E não são apenas ginásios pequenos como sempre foram, agora eles são campos gigantes com espaço pra muita platéia e com uma movimentação de câmera única durante a batalha, não parando apenas em algumas posições. Podemos ver uma espécie de câmera Rotom gravando a batalha utilizando ângulos aéreos e dando uma grande percepção da batalha, eu estou extremamente ansioso em relação às batalhas de ginásio justamente por parecer incrível o que o jogo irá nos apresentar.

9440a43e-f0d1-4f29-bdbd-ca825070a33c

E por fim temos Leon, o atual campeão de Galar, com um Charizard ao fundo, o que causa opiniões diversas. Querendo ou não, Kanto é o inicio da franquia e isso sempre vai marcar as pessoas, além da própria empresa criadora do jogo, eu não reclamo de Kanto desde que o jogo não se baseie apenas nela e que traga coisas novas, como o trailer mostrou mais coisas de outras gerações além de inúmeras evoluções na franquia eu acredito que a adição do Charizard só me gerou alegrias e uma pontada de nostalgia bem gostosa.

a76e7669-90fb-4eef-ad0f-39692176d8ee

Na segunda parte do trailer somos apresentados aos lendários principais: Zacian e Zamazenta, representando a espada e o escudo respectivamente. Confesso que não curti muito o design de Zamazenta, mas eu fiquei fascinado pelo design simples e efetivo de Zacian, inclusive o meu terá nickname de Sif (Quem jogou Dark Souls entenderá). Talvez eu tenha sido o único que gostou de Zacian com a espada na boca, mas não importa.

A musica feita para o trailer evocou emoções fortíssimas enquanto eu assistia e reassistia ao trailer. Ela encaixa perfeitamente em tudo que a Game Freak está tentando mostrar para o público e só aumenta as sensações que o trailer e suas informações trazem.

Durante a exibição fomos apresentados a vários outros personagens, como Hop, o rival, Professora Magnólia e Sonia, sua assistente, além do primeiro líder de ginásio, Milo. Todos os personagens são apresentados rapidamente e é feito de forma a entender suas posições no jogo, temos um trailer feito com qualidade e sem muitos defeitos.

Uma das maiores críticas do pessoal em relação ao trailer anterior é que os gráficos pareciam os mesmos de Sun/Moon, porém eu já havia batido na tecla de que as pessoas estavam esperando um avanço gráfico gigante demais para a franquia que sempre correu a passos de formiga em relação a qualidade gráfica. Eu não acredito que estejam nem próximos de um jogo de 3DS e também vejo muitas melhorias gráficas, mantendo o estilo cartunesco, que é característico da franquia. Pra mim o estilo gráfico de Pokémon Sword/Shield está bem dentro do padrão que eu esperava, poderia estar mais polido? Talvez, mas provavelmente precisaríamos de um tempo muito maior para o lançamento dos jogos, como a Nintendo é uma empresa e visa lucro, é óbvio que, mesmo com todos os avanços que a franquia vai ter para agradar os fãs, a pressa ao lançar acaba minando um pouco desse possível avanço gráfico gigantesco que algumas pessoas queriam. As comparações com os gráficos de Breath of the Wild eu acho bem inválidas, já que Zelda precisou de 6 anos em produção, contra apenas 2 de Sword/Shield e, querendo ou não, Pokémon vende como água e não requer tanto esforço para ser produzido, tanto é que demoramos muitos anos para vermos avanços significativos em gameplay como vimos nesse trailer.

Ao final de tudo somos apresentados às capas com artes minimalistas e efetivas, além da data de lançamento: 15 de Novembro de 2019 exclusivamente para Nintendo Switch.

766e2e44-f56b-4ed5-ad41-a72025fda7c7

Eu estou bem ansioso e cheio de ideias do que podemos encontrar nos jogos, ainda tem bastante tempo até o lançamento e espero que a Nintendo nos presenteie com mais algumas coisas sobre a geração. Eu estava completamente cético antes da Direct e agora até acredito que possamos ter um pouquinho mais de informação sobre Pokémon na conferencia da Nintendo na E3, que acontece na semana que vem, dia 11 às 13h. O hype é real.

E vocês, o que acharam do trailer? Ele superou as suas expectativas assim como o fez comigo? Ou vocês acharam que podia ter mais?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s