Comentando o Volume #181 – Hunter x Hunter #36

Terça-feira meus amigos, véspera de Inter x Flamengo na Libertadores e eu já estou nervoso por antecipação.

Hoje estou trazendo para vocês um debate importante, acho que chegou a hora de finalmente falarmos sobre esse grande elefante branco no meio de nossas estantes: Chega de Hunter x Hunter!

Bom, vamos começar que vocês sabem muito bem que HxH é um dos meus mangás favoritos, tantos Top10 já deixaram isso bem claro, não só os de Mangá Favorito em que ele apareceu, como também fiz um especial pra obra com minhas 10 coisas favoritas em Hunter (link aqui).

E é justamente por eu gostar demais da obra que me dói dizer que chega, já me cansou. Não está legal, não está bom.

Ah Haag, os hiatos do Togashi?” Não apenas eles, esse é o ponto. Tudo em HxH encheu o saco.

Vamos ser sinceros, temos quatro volumes e meio nesse novo arco (começou no final do 32) e o que a gente já entendeu da história? Sério, com sinceridade, o que vocês já entenderam desse arco? Tem a briga pela sucessão ao trono e nada mais, acho que se passou três dias dentro do barco foi muito.

Eu li essa semana os volumes 35 e 36 e não me deu o menor prazer em ler, tanto que nem consegui ler eles juntos, terminei o 35 e fui terminar Nura antes de pegar o 36, porque não rendia minha leitura, aquilo era chato, era maçante.

Eu não vou dizer que é por preguiça de desenhar nem nada do tipo, porém o Togashi extrapolou nos textos, muito mais do que o normal dele. O problema é que todos esses textos são um monte de nada, a gente vai lendo, lendo e lendo para nada. Vemos toda a explicação do Nen ser feita novamente, algo que já vimos lá na Torre Celestial, porém as coisas que precisam mesmo ser explicadas, ficam vagas, como os poderes dos principes e seus tótens.

O 35 inteiro é praticamente o Kurapika dando aula sobre Nen e bolando internamente planos mirabolantes para tentar antecipar o plano de seu inimigo. Ok, isso pode ser divertido e HxH sempre foi muito estratégico, só que já passou do limite do “Uau” para ser “Aff”. Deixou de ser um “nossa, que plano incrível” para virar “tudo isso pra?”.

Eu gosto do Kurapika, sempre foi um personagem inteligente, mas não consigo ver ele sendo o protagonista para carregar um shonen. Falta algo, falta a loucura do Leorio na Eleição, falta a inteligencia mas com ação do Killua também na Eleição ou em Green Island. Falta a irresponsabilidade do Gon.

Ai vocês vão citar Yorkshin que ele era protagonista “central”, sim, porém lá ele tinha não apenas os outros agitando, como ele mesmo estava mais louco, mais sanguinário. Aqui ele só é o inteligente que enrola demais, que fala muito e faz pouco. Eu quero mais dinamismo, mais ação.

Ai quando algo começa a andar, o Togashi simplesmente muda o plot da história. No final do 35 e começo do 36 finalmente começou uma movimentação, alguns príncipes agiram, algumas pessoas morreram e o Kurapika precisava lidar com isso. Eu até sentei melhor no sofá para ler.

E o que o Togashi fez? Mudou todo o núcleo da história. Começou uma história nova, com personagens novos e planos extras, buscou de volta a Aranha e colocou eles no barco caçando o Hisoka, enquanto isso tinha uma guerra de gangues rolando nos níveis inferiores e a policia Hunter tendo que lidar. Algo que não tinha nada a ver com o que tava rolando antes.

Ah Haag, mas no futuro tudo vai se ligar” Ok, acredito nisso, mas e quando vai ser? Chega, tá chato isso. Vai ser um mangá com muitos hiatos? Ok, sem problema, mas anda a história quando volta, não fica enrolando mais ainda e colocando novos itens.

Eu brinquei no grupo da Mangás Brasil que a Shueisha deveria tornar HxH uma novel, mas é basicamente isso mesmo, porque é muito texto explicativo com pouca arte. Então transforma logo em novel, deixa ele escrever tudo que quiser, coloca alguém para ajudar a montar isso como um livro e deu. Do jeito que está hoje, não dá mais.

Infelizmente é isso, um dos meus mangás favoritos está me cansando, não me dá mais prazer em pegar para ler e sinceramente eu nem espero ver a conclusão um dia.

Sério, chega de Hunter x Hunter, deixem o Togashi em paz para fazer o que ele quiser. Se é para publicar algo assim, então nem continua.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s