Categorias
Coleção

Coleção #02 – Cuidados

unnamed (1)

Mais um post diferente chegando, e dessa vez é pra falar de algo importante para todo colecionador. Essa semana o Mugi já me questionou sobre isso, e alguns posts atrás outro leitor me fez a mesma pergunta, também notei que vejo essas dúvidas em outros blogs e sites, então resolvi fazer um post sobre como eu cuido os meus.
unnamed (2)
Para começar, eu guardo todos os meus mangás e livros em sacos plásticos especiais para proteção. Eu uso dois modelos: o normal que tem 14 x 25, uma medida perfeita para a maioria dos mangás publicados no Brasil.  O outro eu utilizo menos, ele é maior 17 x 29, que eu utilizo para mangás um pouco maiores, algo comum em especiais ou volumes finais mais grossos. Ambos modelos vem com uma faixa de cola na aba, o que torna eles fáceis de abrir e fechar, sem precisar ficar usando durex, e a cola é boa, tenho mangás embalados a dois anos e a cola ainda funciona.

Tem mangás que as vezes (sim, estou falando dos mangás da Panini que não tem padrão nenhum) são maiores demais para o saco normal e pequenos demais para os grandes, nesses casos então dá um pouco mais de trabalho, mas é igualmente barbada.
unnamed
Nesses casos, primeiro eu faço um furo no canto do plástico com uma agulha, assim eu retiro todo o ar de dentro, depois é dobrar o que sobrou do saco (eu sempre faço isso do lado com as páginas, para manter a lombada mais “lisa”) e prender com uma tira de durex. Faço isso para mangás menores, como as novels de No Game No Life publicados pela NewPOP.

Esses sacos de proteção eu compro em uma loja física aqui em Porto Alegre, e ela não tem site oficial, mas uma loja em que confio muito tem eles para vender, então vou deixar o link aqui para quem quiser dar uma olhada: Capitão Onigiri. Podem confiar, comprei a coleção de Hunter x Hunter com ele e não tive problemas.
unnamed (3)
Para colocar na estante, eu sempre coloco eles de pé e enfileirados, com isso eu mantenho a arte das lombadas e não ocupa tanto espaço. Nunca coloco eles empilhados, pois isso pressiona os mangás que ficam no fundo, danificando não só as capas como também a cola das lombadas.

Uma recomendação importante, abram e folheiem os mangás ao menos uma vez por mês, para eles pegarem um pouco de ar. Se tiverem uma coleção grande como a minha, recomendo que façam um rodizio semanal, abram alguns numa semana, na próxima outros e vão seguindo esse rodizio para que os mangás “respirem” um pouco.

Por enquanto é isso, caso tenham alguma dúvida sobre isso, ou talvez sugestões de como vocês fazem em suas coleções, é só comentar. 😀

unnamed (4) unnamed (5)

4 respostas em “Coleção #02 – Cuidados”

Yuhuu! Pedido atendido! Agradeço por me citar no post!
Os meus são guardados em plásticos com furos, sabe? Aqueles de fichário mesmo, mas eu estava a procura de uma alternativa, e a sua me parece uma boa. Não coloco durex por causa da cola que o durex deixa.
Agora essa dica de não empilhar por causa da cola eu não sabia, mesmo eu não empilhando os meus, é uma ótima dica. Valeu Haag!
Vou dar uma conferida nessa loja que você indicou. 😀

Opa Harle, não é nenhum fim do mundo, depois de algum tempo eles amarelam um pouco e podem secar a cola. No post eu até comentei sobre abrir a cada mês, mas não precisa tanto, dá para abrir depois de mais tempo, uns 6 ou 10 meses.

Deixe um comentário